Bolo de Cenoura Vegano

Meu primeiro bolo de cenoura vegano. Ficou uma delicia, a massa bem macia e a  calda achocolatada feita com cacau e aveia deu o toque especial. Coloquei um pouco de suco de laranja na massa, ficou bom demais. Sempre gostei muito de bolo de cenoura, adorei a versão vegana, muito mais fácil de fazer do que eu imaginava. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
 

 PARA A MASSA DO BOLO

  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
  • 4 colheres de sopa de água (temperatura ambiente)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/4 xícara de açúcar granulado
  • 1 xícara de cenoura picada
  • 1/2 xícara de suco de laranja
  • 1/2 xícara de água (temperatura ambiente)
  • 3/4 de xícara de óleo  
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


PREPARO

Comece preparando a linhaça. Em uma vasilha pequena coloque a linhaça moída e adicione a água. Deixe descansar para hidratar enquanto prepara o restante da receita. O ideal é deixar por uns 15 minutos antes de utilizar. No liquidificador misture o suco de laranja, a água, o óleo, a linhaça hidratada, o açúcar e a cenoura. Bata até obter uma mistura homogênea. Em um recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Despeje a mistura do liquidificador sobre a farinha e mexa até agregar todos os ingredientes. Despeje em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180C por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourado. Pode fazer o teste do palito para ver se a massa está bem assada por dentro.


PARA A COBERTURA

  • 1 1/2 xícara de água (temperatura ambiente)
  • 4 colheres de sopa de aveia
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (ou creme vegetal vegano)
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de açúcar granulado
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha


PREPARO

Coloque a água no liquidificador. Misture a aveia e a farinha e o cacau e bata até conseguir um creme lisinho. Acrescente o açúcar e a baunilha. Leve esta mistura a uma panelinha pequena, coloque o óleo de coco ou creme vegetal. Leve a panelinha ao fogo baixo e mexa sempre para engrossar. Caso for necessário acrescente um pouquinho mais de água. A consistência do creme deve ser firme. Cubra o bolo com este creme ainda quente espalhando com o auxilio de uma faca ou espátula.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

14 comentários

  1. Acabei de fazer o bolo de cenoura, ficou uma delícia e muito macio. Só fiz uma pequena alteração - no lugar de 2 xícaras de farinha de trigo coloquei somente uma e meia de farinha de trigo e meia de farinha de grão de bico. Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Muito obrigada por escrever sobre a receita. Fiquei super feliz que gostaste. Deve ter ficado maravilhoso com farinha de grão de bico. Eu nunca experimentei, mas agora fiquei curiosa. Sempre uso a farinha de grão de bico para receitas salgadas. Vou experimentar em bolos também. Obrigada pela dica.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Maravilhoso!! Obrigada por compartilhar essa gostosura! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adriana,

      Seja muito bem vinda amiga! Obrigada pelo teu carinho em escrever um recadinho tão fofo.
      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá!

    Posso substituir a farinha por farinha de arroz? As quantidades são as mesmas?

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Eu nunca fiz com com farinha de arroz, mas acredito que deve ficar bom. Talvez não fique tão macio, fique mais seco, mas acho que deve ficar tão bom quanto este com farinha de trigo. Se fizer pode usar a mesma quantidade de farinha, e também é possível misturar dois tipos de farinha sem glúten. Eu acho que a farinha de arroz sozinha pode deixar o bolo meio esfarelento. Se fizeres a receita por favor volta para me contar como ficou, espero que gostes e que dê certo a versão sem glúten. Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Se for usar farinha de arroz tem que usar goma xantana e fécula de batata, para dar maciez e liga. Abs.

      Excluir
    3. Oi Maria Elisa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário e ajuda. Eu não tenho muita experiência com a farinha de arroz, pra falar a verdade, não gosto muito e uso pouco. Quando faço uma receita sem glúten compro o mix de farinhas pronto, que eu acredito que já venha com a goma xantana e a fécula de batata. Obrigada pela dica, achei muito legal que complementaste a minha resposta.
      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá Lori, muito obrigada pela receita! O suco de laranja que você usou não deixou o bolo com gosto de laranja ao invés de cenoura? Se eu quiser posso substituir por água mesmo? Outra dúvida: estou sem processador/liquidificador, se fizer com a cenoura ralada altera muito a consistência da massa assada? Queria fazer logo, mas estou com medo de fazer com a cenoura ralada e a massa ficar pesada e não assar direito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Killiane, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Se quiseres pode substituir o suco de laranja por água, fica muito bom também. Quando a fazeres com a cenoura ralada eu não posso te garantir como vai ficar porque nunca fiz. Acho que pode ficar muito bom, mas com certeza vai ficar bem diferente do que se fizesse com a cenoura liquidificada. Se fizeres o bolo com a cenoura ralada, a minha sugestão é que use o ralador bem fino. me conta como ficou depois que fizeres, fiquei curiosa com o resultado e acredito que vai ficar bom. espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço, venha sempre me visitar.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. olá querida, sera que posso usar oleo de coco no oleo vegetal?estou em duvida na quantidade ou mantenho a mesma? grata! amo o blog (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por vir me visitar! Eu nunca usei o óleo de coco para a massa deste bolo e não saberia dizer se fica bom ou não. Na realidade a quantidade de óleo é líquida, e se fores utilizar o óleo de coco, deve ser na forma líquida para que possas medir a quantidade indicada na receita. O óleo de coco que eu uso é sólido, e se for derreter, a quantidade vai ser bem maior do que na forma sólida.
      Se fizeres com óleo de coco derretido, use a mesma quantidade indicada na receita, e depois me conta como ficou, Espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá, bom dia... É possível usar farinha integral, no lugar dá farinha branca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dmattos, tudo bem?

      Pode usar a farinha integral, porém o bolo vai ficar bem mais pesado e talvez não cresça tanto como se fosse feito com a farinha branca. Se quiser pode fazer um meio termo utilizando a metade de farinha integral e metade branca. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis