Caldo de Legumes Caseiro

Esta é uma ótima e econômica opção de caldo de legumes que se pode fazer em casa e guardar na geladeira por mais ou menos uma semana. Neste caso eu fiz sem adição de óleo. Ficou muito leve e gostoso apenas com o sabor dos legumes e temperos. Também não coloquei tomates porque queria um caldo mais verde. Pode colocar tomates também caso desejar. Outra alternativa também é fritar a cebola e o alho antes de começar o caldo, e então adicionar os outros ingredientes e cobrir com água. Pode ser usado no preparo de risotos, sopas, molhos ou ate mesmo para tomar quente com umas torradinhas. Use os legumes e temperos que você preferir, o sabor fica por sua conta. Na medida do possível utilize produtos orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 litro
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES

  • 1 cebola grande picada
  • 2 cenouras cortadas em rodelas
  • 2 talos de alho poró
  • 4 talos de salsão
  • 3 dentes de alho amassados
  • salsa e cebolinha verde a vontade
  • sal e pimenta a seu gosto
  • água o suficiente
  • ervas aromáticas a gosto


PREPARO

Em uma panela grande coloque mais ou menos uns dois litros de água e acrescente todos os legumes e temperos de uma vez, tempere a gosto tampe a panela e deixe ferver.  Após a fervura, abaixe o fogo e deixe por mais uns 30 minutos com a tampa da panela semi aberta. Depois de pronto, deixe esfriar e coe. Guarde o caldo em um vidro com tampa e leve a geladeira para utilizar quando necessitar.


A parte solida pode ser utilizada para fazer recheios de tortas, quiches, pasteis, ou ate mesmo para fazer hambúrguer vegetal. Simples, econômico e fácil de fazer. Evita o uso de produtos industrializados cheios de conservantes e com alto teor de sódio tornando as suas refeições mais saudáveis.


Isto é apenas uma sugestão, uma ideia de como pode ser feito. Faça o seu, use os legumes  e temperos que preferir. Vale a pena sempre ter a mão um delicioso caldo de legumes caseiro para usar nas suas receitas, por ser mais saudável e com certeza econômico.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Oi Lori. Obrigada pela receita
    Dura quantos dias na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Tu podes conservar o caldo por uma semana na geladeira em recipiente de vidro fechado. Se quiser pode congelar em cubinhos utilizando forminha de gelo. Neste caso pode durar até dois meses. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      Obrigada por acompanhar o blog,venha sempre me visitar!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá, qual a diferença entre salsão e aipo?? Eu achava que era a mesma coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário. Tu tens razão, aipo e salsão são exatamente a mesma coisa. Vou corrigir na receita porque seria alho poró e salsão. Foi um erro de digitação meu pelo qual eu peço desculpas e estou corrigindo agora mesmo. Obrigada por escrever comentando, ainda bem que é apenas um tempero e não faz nenhuma diferença no resultado da receita, a não ser no sabor. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar. Volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Adorei a receita! Comida de verdade não tem preço né? Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Sem dúvida tudo o que se prepara em casa tem um valor imenso, não apenas pelo sabor, como pelo fato de ser mais saudável. Fico feliz que gostaste da receita e agradeço por acompanhar o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis