Carreteiro de Seitan

Esta receita é a prova de que gaúcho vegano também pode se deliciar com um ótimo carreteiro, e como boa gaúcha que sou, resolvi tentar, inventei aqui e ali e deu super certo. Fiz baseada na receita típica gaúcha.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


ATENÇÃO! O seitan NÃO pode ser consumido por pessoas que tem doença CELÍACA, que é a intolerância ao glúten.

Recomendo a todos aqueles que podem consumir e gostam de seitan e para os que ainda não provaram, fica a sugestão. Se você quiser fazer o seitan em casa, confira a receita que eu postei aqui. O seitan é a proteína do trigo e deve ser consumido com moderação pelo alto valor calórico e contra-indicações do uso do glúten. É gostoso demais, eu pessoalmente adoro, mas procuro não consumir muito porque gosto demais e como muito.

Serve 3 pessoas

 


INGREDIENTES


  • 1 1/2  xícara de seitan picado em cubinhos
  • 1 cebola media picada (eu usei a roxa)
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de shoyo ou tamari
  • 2 dentes de alho picados
  • xícara de arroz
  • 2 colheres de sopa de óleo 



PREPARO


Em uma panela cozinhe o arroz com água e sal e 1 dente de alho picado. Desligue a panela pouco antes de terminar o cozimento, reserve mantendo a panela tampada.  Enquanto o arroz cozinha, aqueça o óleo em uma frigideira de boca larga. Coloque o outro dente de alho picado e a cebola para dourar no óleo. Acrescente o seitan mexa bem. Adicione o shoyo, tempere a gosto e deixe fritar até ficar douradinho. Por ultimo coloque a cebolinha verde picada, desligue o fogo e reserve.


Depois que o refogado de seitan estiver bem fritinho, acrescente o arroz que foi previamente cozido e misture bem conservando fogo baixo e deixa por uns minutinhos apenas para agregar os sabores.
Esta é a receita bem simples de carreteiro bem no estilo gaúcho sem nada de muito especial. Fica deliciosa bem assim, desta maneira simples de fazer. Se você quiser pode acrescentar tomates ou outros temperos ou ervas de sua preferencia. Eu servi com uma salada de espinafre, e fiz uma salada de batata com a gloriosa maionese de castanhas de caju porque tinha uma sobra da maionese que havia feito no dia anterior, e umas batatas cozidas na geladeira. Aproveitei para fazer a salada rapidamente. Você pode servir com a salada que ficar mais conveniente.

Veja a descrição da salada que eu fiz, e se tiver tempo e disposição, faça também que fica maravilhosa. Caso contrario, uma salada mista de legumes e verduras complementa muito bem este carreteiro. Bom apetite! 
  


INGREDIENTES PARA A SALADA DE BATATAS

  • batatas cozidas em água e sal
  • cebola, salsão e salsinha picados
  • azeite de oliva para marinar os temperos
  • azeitonas verdes picadas
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO DA SALADA DE BATATAS

 
Cozinhe as batatas em água e sal colocando um fiozinho de óleo e um pouco de vinagre na agua do cozimento para evitar que as batatas se desmanchem. Escorra e deixe esfriar. Enquanto isto prepare o tempero. Faça um temperinho com a cebola o salsão e a salsinha picados. Acrescente azeite de oliva, suco de limão, sal e pimenta e deixe descansar uns minutos enquanto prepara a maionese.



INGREDIENTES PARA A MAIONESE

  • 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
  • água filtrada o suficiente para dar o ponto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • sumo (caldo, suco) de limão a seu gosto
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal a seu gosto



PREPARO DA MAIONESE

Use o liquidificador para preparar esta maionese rápida e gostosa. Lave rapidamente as castanhas de caju, escorra e coloque no liquidificador com água filtrada o suficiente para cobrir. Acrescente o dente de alho e bata bem ate obter um creme liso. Coloque o azeite de oliva e continue batendo. Eu não uso mais de 2 colheres de sopa de azeite apenas para dar o sabor porque o ponto eu consigo com a água. Acrescente então o suco de limão e tempere com sal. Prepare a salada cortando as batatas frias, temperando com o molho que ficou marinando, acrescente as azeitonas picadas e por ultimo a maionese misturando delicadamente. Verifique o sal e sirva.

Vale a pena fazer esta maionese, além de gostosa, rende muito e tem baixo teor de gordura e sem colesterol. Você pode conservar o que sobrar da maionese (se sobrar), em recipiente de vidro fechado por ate 5 dias na geladeira.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

Um comentário

  1. Bom dia,
    Gostei da idéia, vou tentar e provar!
    Não entendi porque falou que o seïtan é muito calórico pois ele possui só de 90 à 120 kcal por 100 g.
    O tofu por exemplo é mais ou menos igual...
    Obrigado por responder!
    Abs!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis