Feijão Branco com Cogumelos Shitake

Este é um dos pratos mais pedidos aqui em casa, especialmente quando recebemos pessoas da família para jantar. Depois que servi pela primeira vez, o pessoal não esqueceu, e sempre me pedem para repetir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Infelizmente quando se tem convidados, é impossível fazer fotos legais das comidas, e eu nem me preocupo com isto, e acabo fazendo uma foto apenas para registrar, e nem sempre fica boa porque não tenho como elaborar nada a não ser a comida. Uma das coisas que eu mais adoro é servir comida vegana para não veganos e ver a surpresa deles quando começam a comer e elogiar. Para esta ocasião, eu fiz um arroz negro com pimentões vermelho, verde e amarelo, salada de batatas com maionese de castanhas de caju, salada de repolho roxo com abacaxi, e salada mista de verduras. Comidinha caseira simples, colorida, nutritiva e saborosa. Serve 4 pessoas



INGREDIENTES
  • 1/2 kg de feijão branco demolhado de véspera
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de alho poro
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • salsinha picada na quantidade que desejar
  • 1 cenoura grande cortada
  • 1/2 xícara de pimentão vermelho
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 100gr de cogumelos shitake
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO

Lave bem o feijão e coloque de molho de véspera. Deixe de molho de 8 a 12 horas. Após este período escorra a água do molho e leve o feijão para cozinhar em uma panela grande com agua fria no mínimo o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e deixe cozinhar ate que o feijão esteja macio. Se for necessário acrescente água durante o cozimento.

Quando o feijão estiver quase cozido, comece o refogado. Em uma frigideira funda coloque 2 colheres de óleo para aquecer. Refogue a cebola picada junto com o alho poro. Tempere com um pouco de sal. Deixe apurar o refogado ate que comece a dourar. Coloque então a cenoura cortada em tirinhas de tamanho médio. Deixe refogar por uns 3 minutos e acrescente a cebolinha picada e o pimentão.  Leve este refogado para a panela do feijão, misture com uma colher de pau, acerte o sal, abaixe o fogo e tampe a panela.

Na mesma frigideira coloque duas colheres de óleo e deixe aquecer bem. Acrescente os cogumelos shitake cortados em fatias pequenas e secos com papel toalha.  Tempere com um pouco de sal. Deixe fritar bem ate que seque a água que vai se soltar dos cogumelos enquanto fritam. Por ultimo coloque a salsinha picada. Leve este refogado para a panela de feijão. Misture, e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos em fogo baixo para pegar bem o sabor dos temperos.

Eu servi com arroz negro temperado com pimentões coloridos refogados. O contraste do feijão branco com o arroz negro é lindo, e o colorido dos temperos e legumes faz desta combinação uma deliciosa refeição com um lindo visual.

Se preferir pode transformar este feijão em sopa e servir como prato principal. Fica maravilhoso, basta acrescentar mais água, deixar cozinhar bem ate ficar cremoso, e acertar os temperos.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Amiga, vim ver a receita no teu blog pra mostrar a foto pra minha mãe. Vamos fazer esse feijão hoje. Vamos fazer também grão de bico. Não tem problema comer leguminosas no mesmo dia e refeição, não né? :)
    Obrigada pela dica e pelo blog. Depois volto pra ver as outras receitas. Bjos, amada. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Erica minha linda! Obrigada pela visita e comentario!
    Quando eu fiz este feijao servi com arroz preto e tambem fiz uma salada de grao de bico que tu podes ver a receita nos posts.
    Nao tem problema nenhum em comer dois tipos de leguminosas na mesma refeicao, eu so sugiro que tu faca a salada com o grao de bico para nao "brigar" com o feijao, entendes? Porque na real serao dois pratos muito semelhantes, mas se tu fizeres a salada fica perfeito.
    Outra sugestao para o grao de bico, e escorrer bem os graos, temperar copm sal, pimenta e um pouco de azeite e colocar em uma travessa e levar ao forno para dar uma tostadinha. Fica super gostoso e combina mais com o menu.
    Me conta depois como ficou amiga!
    beijos para ti e para a tua maezinha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida!! Já fizemos esse feijão várias vezes. Ficou muito bommm! Minha mãe já fez o grão de bico também várias vezes, mas ela cozinhou como se fosse feijão e deixou secar bem pra ficar sem caldo. Ficou simplesmente maravilhoso! Eu não consigo parar de comer o grão de bico que ela faz e o teu feijão com shitake! O grao de bico ela faz assim: cozinha o grão de bico já deixado de molho de um dia pro outro. A parte, refoga cebola, alho, cenoura em fatias, pimentão e muita pimenta e cominho. O segredo é a pimenta e cominho. Entao, acrescenta tudo no grão de bico, põe sal a gosto e um pouco de curry pra dar cor. Ela tambem põe Shoyo no lugar do sal, as vezes. Fica delicioso!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi!!Fiz essa receita do feijao com cogumelos e ficou otima! Eu e mau marido (que adora uma carne) amamos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Taina!!!
    Obrigada por me dares um retorno de aprovacao da receita! Fico muito feliz que voces tenham gostado do feijao!
    Tu sabes que quando faco este feijao aqui em casa e tem visitas, tenho que fazer mais porque as visitas pedem para levar! E sempre sucesso garantido!
    Obrigada pela tua participacao! Nao sei se ja curtes a pagina da Veganana no Facebook.
    https://www.facebook.com/pages/Veganana/250186411678032?ref=hl#!/pages/Veganana/250186411678032
    Caso nao curtas ainda te convido a participar porque ate o final do ano Veganana vai sortear presentes muito especiais para seus seguidores!
    Grande abraco!

    ResponderExcluir
  6. Otimo, ja vou seguir a tua pagina no fb! Uma pergunta , curiosidade, onde vc mora? Vi um poste de uma receita e vc escreveu que no hemisferio norte ja esta esfriando...Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola querida Taina!
    Ja vi que estas curtindo a Veganana no Facebook! Seja bem vinda e obrigada!
    Eu moro nos Eua! Por isto falei em hemisferio norte!
    bjssss

    ResponderExcluir
  8. Que legal!! Eu moro nos EUA tb... tem alguns temperos que nao sei como se fala em ingles, tipo: alho poro? Podes me ajudar? Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal!!! moramos no mesmo pais! com certeza posso te ajudar amiga e so me perguntar!
    Alho Poro e (LEEKS).
    Vou postar um projeto que eu tenho de cultivar alho poro a partir da raiz do que compras. e bem facil! vou ver se consigo postar amanha para ti e te aviso la na pagina, pode ser?
    beijos querida

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis