Focaccia sem Glúten

Esta é uma versão sem glúten de focaccia. Eu apenas fiz as modificações da receita original trocando as farinhas e deu super certo, a massa ficou muito fofinha e deliciosa. Você pode utilizar as farinhas sem glúten que tiver em casa seguindo as quantidades indicadas e o modo de preparo. Uma excelente opção sem glúten. Eu fiz uma cobertura bem básica para esta receita. Faça a cobertura ao seu gosto. Na medida do possível utilize produtos orgânicos para as suas receitas

Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 10 porções
Preparação: 1 hora e 30 min



INGREDIENTES  PARA A  MASSA


  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1 colher (chá) de açúcar granulado
  • 2 colheres (chá) de fermento granulado para pão
  • 1 colher (chá) de alho em pó
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 xícara de água levemente morna
  • 2 1/2 colheres de chá de Goma Xantana
  • 1 colher de sopa de queijo "parmesão" de castanhas de caju  (opcional) 
  • sal e pimenta do reino a gosto


PREPARO

Misture as farinhas, o sal, o açúcar, o fermento e o alho em pó e as ervas aromáticas que preferir. Pode colocar um pouco do queijo parmesão vegano na massa também.


Adicione o azeite de oliva e a água. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa, ate ficar macia. (Eu gosto de usar a batedeira, e fácil e muito rápido e a massa sai prontinha para usar.) Faça uma bola, unte e coloque para crescer em vasilha untada, coberta com pano úmido em água morna. Preaqueça o forno a 230°C. 


Enquanto a massa cresce prepare a cobertura a seguir.


INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • 1 cebola picada 
  • 1 pimentão vermelho picado
  • salsa e cebolinha picados
  • 2 tomates cortados em quadradinhos
  • azeitonas verdes picadas a gosto
  • folhas de orégano fresco (ou manjericão, ou manjerona)
  • óleo para refogar
  • sal e pimenta a gosto



PREPARO

Em uma frigideira aqueça o óleo e doure e cebola rapidamente temperando com sal e pimenta. A seguir acrescente o pimentão, a salsa e cebolinha, de uma leve salteadinha e desligue o fogo. Coloque os tomates, as ervas e as azeitonas e agregue ao refogado. Verifique o tempero e empregue conforme instruções a seguir: 

Depois de 20 ou 30 minutos, desinfle a massa, abra com os dedos em assadeira untada. Pincele a superfície com azeite de oliva e coloque a cobertura  de tomates feita previamente. 

Leve ao forno para assar por uns 20 ou 25 minutos ou ate dourar. Faca o teste do palito para ter certeza de que a massa esta bem assada.


As farinhas utilizadas podem variar de acordo com a sua preferencia ou disponibilidade. Desde que siga as quantidades da receita pode usar farinha de grão de bico, de ervilhas, de berinjela.... existem varias opções de farinhas sem glúten no mercado. Também tem a mistura de farinha sem glúten. Qualquer uma destas opções é  possível de ser utilizada desde que na quantidade indicada na receita. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

13 comentários

  1. Amiga. Teu blog ta d+++++++++! fico feliz que esteja animada com o projeto. Vai bombar! O melhor, ja esta bonbando! Bjs no coracao! Viviane vegana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane queridaaa!!!
      Obrigada de todo o meu coracao por teres me inspirado e encorajado a comecar este projeto que esta me fazendo muito feliz!
      Saudades de ti minha linda, manda noticias!
      beijosss

      Excluir
  2. Adorei esta receita, e farei neste final de semana em casa. Obrigada, Lori, por lembrar também dos que tem issues com glúten! Beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia minha irmazinha amada!
      Obrigada por teres me inspirado junto com a Vivi a comecar este projeto do blog.
      As palavras de voces vao estar sempre no meu coracao.
      beijos querida

      Excluir
  3. Obrigada pelo comentarios e elogios amigas tao queridas! Tenho outros projetos sem glutem que pretendo testar e divulgar assim que tiver bons resultados.
    Estou sempre em busca de novidades!
    beijos queridas Silvia e Viviane!

    ResponderExcluir
  4. Fiz hoje, mas adequei c as farinhas q eu tinha em casa! Substitui por farinha integral e polvilho doce, ficou delicioso. Sempre anotando suas receitas! Parabéns pelo blog.
    Maria Lucia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Lucia!
      Obrigada pelo teu comentario. Que alegria para mim saber que as minhas receitas estao ajudando tanta gente a buscar alternativas melhores de alimentacao saudavel.
      Imagino que delicia que deve ter ficado com as substituicoes que fizeste.

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      bjs

      Excluir
  5. Fiz hoje, mas adequei c as farinhas q eu tinha em casa! Substitui por farinha integral e polvilho doce, ficou delicioso. Sempre anotando suas receitas! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Lucia,

      Que legal, eu adoro esta coisa de improvisar com o que a gente tem em casa. Muito bom mesmo! A tua focaccia deve ter ficado muito deliciosa. Obrigada por escrever comentando.
      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Lori, eu preciso usar o alho em pó? e a goma xantana eu não posso por cremor de tártaro? também queria saber se não é possível por a mesma quantidade de iogurte em substituição ao azeite de oliva. Obrigado :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, tudo bem?

      O alho em pó é opcional, aliás todos os temperos são sempre opcionais nas receitas, com raras exceções de algum prato típico que tenha que ter determinado tempero. Eu sempre digo que o tempero é muito pessoal, e os que eu uso nas minhas receitas são os que eu gosto.
      Eu nunca usei cremor de tártaro, mas acredito que pode sim. Quanto ao iogurte eu não saberia te responder porque nunca usei na massa. Só experimentando para saber. Mas eu tenho a impressão que usar iogurte pode descaracterizar o sabor da pizza ou a textura da massa. Como disse, só fazendo para saber. Se fizeres me conta como ficou. Espero ter ajudado, vou ficar na curiosidade para saber como ficou a tua pizza com estas modificações, caso venhas a fazer.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Não tenho essa goma em casa agora e queria fazer a focaccia usando apenas fermento orgânico normal. Pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. pode fazer sem a goma xantana, a massa não vai ficar tão elástica e macia, pode ficar um pouco seca, mas vai ficar gostosa também. Se fizer me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada pela visita.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis