Pãezinhos Recheados com Palmito

Este pãozinho é fácil e rápido de fazer, fica macio e muito gostoso. Foi uma das minhas primeiras experiências com pão vegano. Fiquei surpresa com o resultado, ficou muito melhor do que eu esperava. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana



INGREDIENTES  PARA O RECHEIO
(Comece preparando o recheio e deixe esfriar antes de utilizar.)
  • 1 cebola grande picada
  • 1/4 xícara de alho poro picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • xícara de palmitos picados  
  • 1 colher de sopa de pimentão vermelho picado
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 1 colher de sopa de orégano  
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal



PREPARO


Em uma frigideira grande aqueça o óleo e coloque a cebola, o alho poro e a cebolinha verde para refogar e deixe dourar mexendo sempre. Acrescente o pimentão e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto.


A seguir acrescente o palmito picado em cubinhos, Misture tudo e deixe por uns 3 minutos para agregar o sabor. Por ultimo acrescente o orégano ou outro tempero de sua preferencia. Desligue o fofo, verifique o tempero e deixe esfriar enquanto prepara a massa dos pães.


INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 1 colher de sopa de fermento biológico
  • xícara de leite de amêndoas ou qualquer outro leite vegetal
  • 1 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 2 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • xícaras de farinha de trigo 
  • 1 colher de chá de sal


PREPARO DA MASSA

Dissolva o açúcar no leite morno e acrescente o fermento. Tampe e deixe levedar. Em uma bacia coloque a farinha, o sal e o óleo e acrescente aos poucos a mistura do fermento já levedado. Misture bem os ingredientes e bata a massa ficar com uma consistência lisa e macia. Eu fiz esta massa na batedeira, mas pode ser feita a mão sem problema, só dá um pouco mais de trabalho para sovar. Coloque a massa em um prato fundo ou bacia e cubra com plástico. Cubra com uma toalha e deixe em um lugar protegido para levedar por 40 minutos.

Prepare tudo o que você vai precisar para começar a modelar os pãezinhos. O recheio, uma faca para cortar a massa e um rolo para abrir. Forre uma assadeira retangular com papel vegetal e comece a moldar os pãezinhos. Pegue pequenas porções de massa forme uma bolinha com as mãos enfarinhadas e abra com o rolo. Não deixe a massa muito fina e nem grossa demais. Procure conseguir uma espessura media porque os pães crescem muito.



Coloque uma porção de recheio no meio da massa e dobre as pontas para baixo unindo-as com os dedos e fechando bem na base do pãozinho. Modele com as mãos para a parte de cima ficar arredondada. Tenha o cuidado de fechar bem o "pacotinho" embaixo para não vazar o recheio.
Se você utilizar o recheio postado aqui não vai ter problema porque é um recheio bem consistente. Caso faça outro tipo de recheio tenha o cuidado para não deixar muito liquido o que dificulta a montagem dos pães. Enquanto estiver modelando os pães mantenha o restante da massa tampado dentro do pirex para não ressecar. A medida que for modelando coloque os pãezinhos na assadeira e quando terminar todos faça uma mistura do óleo vegetal e um pouco de molho shoyo e pincele sobre cada um deles. Se quiser pode polvilhar orégano ou outro tempero seco sobre os pães. Fica lindo.



Leve ao forno pre aquecido em temperatura de 220C por mais ou menos  20/25 minutos ou até que fiquem bem dourados. Prepare um chá ou café e saboreie esta delicia de pãozinho.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

16 comentários

  1. Lori, estou aqui com muita água na boca! Tão logo seja possível eu faço a receita e depois te conto! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora querida!
    Fiz estes paezinhos para a nossa amiga Helena que esta gravida! Hoje levamos para ela! Realmente ficaram deliciosos demais! Faz e depois me diz se ficou legal! beijos amiga!

    ResponderExcluir
  3. Este com palmito vai ficar Show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vani querida, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário amiga. Este pãozinho realmente ficou uma delícia e vale a pena fazer. Para quem gosta de palmitos é uma festa!
      Grande beijo amiga, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Por gentileza, posso substituir a farinha de trigo por qual farinha sem glúten? E o açúcar, pode ser substituído por outro ingrediente?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda! Pode sim fazer a mesma receita sem glúten. Pode usar farinha de arroz misturada com outra sem glúten que estejas acostumada a fazer. Eu acho que vai ficar muito bom e com certeza mais saudável. Use as farinhas sem glúten que estás acostumada a usar, e se quiser pode acrescentar um pouco de semente de linhaça moída. Se fizeres a versão sem glúten desta receita, escreve para me contar como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Bom dia, amo suas receitas...Posso trocar leite vegetal por água ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Pode sim, fica mais crocante. Com o leite fica mais macio, mas a água também é excelente para este tipo de pãozinho.Se fizer a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e obrigada pela visita e recadinho tão fofo! adorei, volte sempre!

      Excluir
  6. Oi, Lori, parece deliciosa a receita!
    Mas fiquei com uma dúvida. Quando diz pra dissolver o açúcar no leite, acrescentar o fermento e deixar levedar, isso é por quanto tempo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Riane, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga e muito obrigada por acompanhar o blog. Tu deixa o fermento levedando até que o mesmo cresça e forme bolhas. O açúcar vai alimentar o fermento que cresce bem rapidamente. O tempo vai depender da temperatura ambiente. Mas é questão de 10 minutos ou um pouco mais. É bem fácil ver quando o fermento está levedado porque cresce quase até a borda do recipiente (eu geralmente coloco em um copo de vidro para levedar).
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida que eu puder esclarecer, escreve novamente. Um grande abraço e muito obrigada pela visita.

      Lori Ellis

      Excluir
  7. olá, Lori! Sabe se posso usar açúcar mascavo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! O açúcar nesta receita serve apenas para ativar a fermentação. Se não quiser utilizar, não é necessário. Usar açúcar mascavo não vai fazer muita diferença e pode alterar o sabor final do pão. Eu nunca utilizei açúcar mascavo para levedar o fermento. Não saberia te afirmar se isto daria certo ou não. Se quiser experimentar, faz sem o açúcar, e se o fermento que utilizares for bom, vai levedar bem da mesma forma. Na realidade o açúcar serve apenas para alimentar o fermento nesta técnica de levedar antes.
      Espero ter ajudado, se fizeres a receita volta para me contar como ficou.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e escrever.

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Eu posso usa so a farinha de arroz e troca o açúcar por adoçante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aparecida, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca fiz esta receita com farinha de arroz, e não posso garantir que vai ficar bom. Se usar somente a farinha de arroz o pão pode ficar ressecado e quebradiço. Existem muitas receitas de pão sem glúten na internet, e se quiseres pode pesquisar no Google e fazer a massa do pão sem glúten com farinha de arroz, e depois rechear com palmito como eu fiz estes pãezinhos. Infelizmente eu não tenho muita experiência em pães sem glúten para te ajudar, e acho que pode dar certo, mas não posso te garantir um resultado bom.
      Se conseguires fazer a receita sem glúten, volta para me contar como ficou. Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço e obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. gostaria de saber se ficaria bom com farinha sem gluten

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jose Carlos, tudo bem?

      Pode fazer a mesma receita com farinha sem glúten, usando um mix de farinhas. Eu não aconselho fazer apenas com farinha de arroz porque o pão vai ficar seco e esfarelar. O ideal é uma mistura de farinhas diferentes sem glúten. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis