Queijo de Castanha de Caju com Ervas e Tomates Secos

Uma delicia de queijo especialmente preparado para ser servido como aperitivo acompanhado de torradinhas ou crackers.  As ervas e temperos listados abaixo são apenas sugestão e você pode usar o que for de sua preferencia aproveitando que tiver em casa. Também fica legal colocar ervas frescas como manjericão, salsinha e outras. Caso você preferir também pode fazer dois ou 3 queijinhos pequenos com esta receita variando os temperos e visual. Inspire-se e invente! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.



DICA IMPORTANTE: Reúna todos os ingredientes que serão utilizados para o preparo do queijo para quando necessitar. Esprema o sumo do limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar- ágar  que endurece muito rapidamente. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.



ERVAS E TEMPEROS

  • 2 colheres de sopa de tomates secos cortados bem miudinhos
  • água quente para hidratar os tomates secos
  • 1 colher de chá de páprica em flocos (opcional)
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 pitada de pimenta caiena em pó (opcional)
  • pimenta preta moída a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva para macerar as ervas

PREPARO


Comece preparando os tomates secos. Corte em pedaços bem pequenos e deixe hidratando com um pouco de água quente. Coloque apenas o suficiente para cobrir levemente os pedacinhos de tomate. Acrescente todas as ervas que for utilizar a esta mistura de tomate seco. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva e reserve enquanto prepara o restante da receita.



INGREDIENTES PARA O QUEIJO

  • 1/2 xícara de castanhas de caju demolhadas por pelo menos 30 minutos
  • 1 1/2 xícara de água fria 
  • 5 colheres de chá  de Ágar Ágar  em pó (branquinho)
  • sumo (caldo, suco)  de limão a gosto
  • 1 colher de chá de alho em pó sem sal (opcional)
  • 1 colher de chá de cúrcuma (para o queijo ficar amarelo)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal

Comece preparando o recipiente onde você vai modelar o queijo. Use um pirex ou tigela de preferencia de vidro ou louça no formato que você desejar. Eu usei um pequeno pirex de vidro com tampa. Evite usar recipientes de plástico para modelar o queijo por causa do azeite que vai ser utilizado como base. Unte o pirex com azeite de oliva e espalhe bem. Coloque a mistura de ervas com o tomate seco no fundo do pirex untado e reserve enquanto prepara o queijo.


PREPARO DO QUEIJO


Escorra as castanhas e leve ao liquidificador acrescentando o sal e o Nutritional Yeast  se for utilizar. Bata bem e reserve. Em uma panela pequena dissolva o  ágar-ágar na água fria e ferva por uns dois minutos mexendo sempre.


IMPORTANTE: Misture bem o  ágar-ágar na água  fria e depois leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Leve o ágar-ágar  fervido imediatamente ao liquidificador onde estão as castanhas previamente batidas. Bata bem (tem que ser rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente).
Continue batendo até conseguir uma mistura bem homogênea. Se for necessário desligue o liquidificador e com o auxilio de uma espátula empurre pra baixo o que ficou grudado nas laterais do copo do liquidificador e bata novamente mais um pouco. Acrescente o azeite de oliva, a cúrcuma e o sumo de limão. A quantidade de limão é a seu gosto. Geralmente eu uso duas colheres de sopa.

Despeje esta mistura imediatamente no pirex que foi previamente preparado com as ervas e o tomate seco. Tampe e leve a geladeira para firmar. Sirva gelado. É muito gostoso para ser degustado com torradinhas, crackers, com legumes crus cortados ou para preparar sanduíches e wraps. Caso você preferir pode colocar um pedacinho do tomate seco macerado nas ervas no liquidificador.  Faça do jeito que você quiser.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast e Ágar Ágar visitando a Loja Veganana clicando AQUI.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. O queijo de macadâmia é muito bom, imagino que com castanha de caju deva ser muito bom também! Parabéns pela receita ;)

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, o queijo de castanha de caju e delicioso e bem facil de fazer! A castanha tem um sabor que se aproxima muito do sabor do queijo convencional! Vale a pena fazer sim! Com um punhado de castanhas tu faz uma pecinha de quijo delicioso!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis