Requeijão Cremoso de Macadâmia

Esta é uma deliciosa receita de requeijão cremoso. Fiz algumas modificações na receita original do queijo de macadâmia e adorei o resultado. De sabor neutro, fica uma delicia para servir com geleias. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Queria conseguir o ponto de creme e por isto diminui a quantidade de ágar ágar, substitui o azeite de oliva por óleo de semente de uva pois queria um sabor neutro (pode ser usado qualquer tipo de óleo vegetal de sabor neutro) e coloquei menos quantidade de suco de limão. Deu super certo. Ficou um creme firme tipo requeijão, light e muito delicioso. Perfeito para servir com torradinhas, legumes frescos, para dar cremosidade a risotos, e também para servir no pão acompanhado de geleias, etc..

Como nas outras receitas de queijos vegetais, eu recomendo separar todos os ingredientes que vão ser utilizados porque é um processo que tem que ser rápido em função de o agar agar endurecer muito rapidamente. E já aconteceu comigo de não estar com todos os ingredientes por perto e quase perder o ponto da receita.


INGREDIENTES


  • 1 xícara e meia de água
  • 2 colheres de chá de Ágar Ágar  (pózinho branco) 
  • 1/2 xícara de macadâmia (crua) 
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  

PREPARO

Bater a macadâmia com sal e o Nutritional Yeast no liquidificador até virar um pó fino. Em uma panela misturar a água com o agar-agar e ferver por uns dois minutos, mexendo sempre.
IMPORTANTE! Misture bem o agar-agar na água fria e depois leve ao fogo médio sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos e continue mexendo sempre até completar o tempo.
Leve esta mistura de agar agar ao liquidificador e bata em velocidade máxima até incorporar os ingredientes. Acrescente o óleo vegetal e o limão e bata até conseguir um creme bem lisinho e pastoso. Este processo tem que ser rápido, lembre-se de que o agar-agar endurece muito rapidamente. Verifique o sal. Não coloque muito sal, uma colher rasinha de chá é suficiente se você quiser um requeijão de sabor mais neutro. Conserve na geladeira em um pote de vidro fechado por no máximo 5 dias.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast  Ágar Ágar  na Loja Veganana clicando AQUI

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Muito obrigada por esta receita. Continue! Cumprimentos de Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, muito obrigada pelo carinho de escrever. Fiquei feliz que gostaste da receita. Um grande abraço e agradeço também por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Olá, Lori!
    Buscando uma receita de pastinha a base de macadâmia esbarrei no seu blog e simplesmente... AMEI!!!
    Fiz a pastinha, separei em duas partes e acrescentei alho poró/flor de sal e ervas de Provence/flor de sal. Ficou 10!!! Fica a dica! Muito obrigada por compartilhar e parabéns por toda sua filosofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Nossa, deve ter ficado uma maravilha.Ótima ideia separar em duas porções e temperar diferente. Adorei a tua combinação de temperos. Tenho que comprar flor de sal, e quando tiver vou experimentar fazer assim também. Gostei da tua dica! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Sou neta de portugues e meus avos fazia muito Pão eu puchei eles adoro pão e queijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vani querida,

      Eu também sempre adorei pão de queijo, e agora faço o meu pão de queijo vegano que é delicioso demais! grande beijo amiga, obrigada pela visita, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá. Posso fazer com castanha de caju?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Pode fazer a mesma receita com castanhas de caju ou amêndoas. Siga as instruções e quantidades apenas substituindo a macadâmia por uma das opções citadas. Com a castanha de caju fica maravilhoso, Fica com um sabor que lembra queijo, e com a amêndoa fica mais suave, um sabor que lembra manteiga.
      Se fizeres a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes!
      Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog, Feliz Páscoa!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis