Salada de Batatas com Maionese de Castanhas de Caju

Esta salada foi um grande sucesso em um jantar que oferecemos aqui em casa para celebrar 4 de julho. Meus convidados adoraram e não acreditaram que era maionese vegana sem nenhum produto industrializado. Tudo caseiro e preparado com ingredientes frescos e orgânicos. E o melhor de tudo, esta receita é muito rápida de preparar. Confira e experimente esta delicia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos nas suas receitas. 

Prepare o molho de maionese antes de começar a fazer a salada. Fica mais fácil se você deixar pronto de véspera. Caso isto não seja possível, pode fazer na hora sem problema. O ideal é que o molho de maionese fique na geladeira pelo menos uma hora antes de ser misturado com as batatas. e temperos. 


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 porções
Preparação: 45 minutos




INGREDIENTES PARA O MOLHO DE MAIONESE


  • 1/2 xícara de castanhas de caju  de molho por uns 30 minutos
  • água filtrada o suficiente para bater ate obter um creme
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • caldo (suco, sumo)  de limão a gosto
  • 1 pitadinha de mostarda em pó   (opcional)
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal a gosto


PREPARO

Escorra bem a água das castanhas e leve ao liquidificador junto com o dente de alho. Coloque um pouco de água filtrada o suficiente para poder bater. Eu sugiro que você acrescente a água aos poucos batendo sempre para não correr o risco de colocar mais água do que o necessário e perder o ponto de cremosidade. Acrescente o azeite aos poucos batendo sempre. Adicione o caldo de limão e o sal. Leve a geladeira por pelo menos uma hora para gelar antes de misturar com as batatas.



INGREDIENTES PARA A SALADA DE BATATAS


  • 1 kg de batatas cozidas em água e sal
  • maionese de castanhas de caju o suficiente para temperar a salada
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 colheres de sopa de salsão picado
  • caldo de limão a seu gosto
  • molho vinagrete (receita abaixo)


PREPARO

Comece cozinhando as batatas em água e sal. Coloque um fiozinho de óleo na água do cozimento para que as batatas fiquem mais inteiras. Eu sempre gosto de cozinhar as batatas com a casca. Fica bem mais gostoso. Se você usar batatas orgânicas pode cozinhar com casca, caso contrario, e melhor descascar antes de usar. Cozinhe as batatas ate que fiquem macias porem ainda firmes.
Depois de cozidas, escorra e coloque em um prato aberto para esfriar enquanto prepara o restante da receita.



MOLHO VINAGRETE


  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1 fatia de pimentão verde cortado em cubinhos
  • 1 fatia de pimentão amarelo cortado em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • vinagre de maçã a seu gosto
  • sal e pimenta a seu gosto



PREPARO

Em um recipiente de vidro misture a cebola, os pimentões, tempere com sal e pimenta a seu gosto, coloque o vinagre e o azeite o suficiente para cobrir tudo e deixe descansar por pelo menos uns 10 minutos antes de usar.



MONTAGEM DA SALADA

Corte as batatas depois de frias no formato que preferir e tempere com o molho vinagrete misturando delicadamente. Acrescente o salsão e a salsa picados e por ultimo a maionese de castanha de caju misturando delicadamente para agregar os ingredientes. Sirva gelada. Ficou muito gostosa e leve. Se você não gosta de soja como eu, esta é a receita ideal de maionese. Fica muito gostosa e leve, e ate agora quem experimentou não troca por outra. Vale a pena, com um punhado de castanhas de caju você faz salada de batatas para toda a família.


  
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.  SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

13 comentários

  1. Receita super prática e rápida mesmo! Adorei. Minha maionese ficou bem diferente da foto, mas ficou uma delícia! =) Ana Helen.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ana Helen!
    Que bom que gostaste da receita amiga. esta maionese e super pratica e muito gostosa. Quem experimenta fica realmente impressionado com a facilidade de fazer e com o sabor.
    O importante e que ficou gostosa amiga!
    Obrigda pela visita e comentario.
    Volte sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou muito a fim de fazer essa maionese, mas gostaria de saber qual tipo de castanha eu devo utilizar? Dourada, torrada? ... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus,

      Seja bem vindo!

      As castanhas para esta receita não podem ser douradas e nem torradas. tem que ser a castanha sem torrar para ficar lisinha, clarinha e bem cremosa como uma maionese.

      Se utilizares as castanhas torradas, não vai dar certo. Se tiveres mais alguma duvida, estou a disposição. Escreve na pagina do facebook ou aqui mesmo.

      Espero ter ajudado.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Suas receitas alem de ser gostosas são Saudaves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vani querida,

      Obrigada por estar sempre por aqui, pelo teu carinho em deixar recadinhos para mim.

      beijos amiga
      Lori Ellis

      Excluir
  5. É com a castanha crua ou aquela que compramos já pronta para comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elaine,

      A castanha tem que ser a crua, não torrada. Na realidade não é crua porque a castanha passa por um processo de cozimento antes de ser liberada para o consumo. A diferença é que tem a castanha torrada que é mais escura, e a clara que não é torrada.
      Para esta receita ideal é utilizar a mais clarinha, não torrada para que tu consigas um creme mais lisinho e branquinho como a maionese.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Daria p/ usar castanha do Para'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Eu nunca fiz com castanha do Pará, mas pode fazer sim. Talvez não fique tão branquinha como esta, mas com certeza deve ficar ótima. Eu não uso muito castanha do Pará em receitas porque onde moro (Eua) as castanhas do Pará são muito mais caras do que as de caju. Mas sei que no Brasil é exatamente o contrário. Espero ter ajudado, se fizeres volta para me contar como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Vani querida,

    Obrigada por estar sempre por aqui, pelo teu carinho em deixar recadinhos para mim.

    beijos amiga
    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  8. falando em maionese.....pela sua experiência, de todas as maioneses veganas qual vc acha a mais saborosa?.....tipo....a q mais convense pessoas q comem carne(e derivados de animais) ?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isis, tudo bem?

      Eu adoro a maionese de castanha de caju, das maioneses caseiras sem dúvida esta é a minha preferida. Já fiz maionese com tofu e adorei, fica muito deliciosa também. Mas a de castanha de caju me parece ser a que mais convence onívoros. Todas as vezes que eu fiz aqui em casa e convidei pessoas da família e amigos onívoros, esta receita é o maior sucesso. Eu sempre faço uma quantidade maior porque todo mundo quer levar as sobras pra casa. O bom é que com uma pequena quantidade de castanhas tu consegue fazer uma ótima quantidade de maionese usando pouco azeite, o que torna a maionese mais saudável e leve.
      Se fizeres volta para me contar como ficou, espero que gostes como eu gosto.
      Muito obrigada por acompanhar o blog, um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis