Salada de Cuscuz Marroquino com Legumes

Uma das minhas versões preferidas de preparo do cuscuz marroquino. Facílimo de preparar, leve e saudável, o cuscuz marroquino tem um sabor muito delicado, e as bolinhas brancas ficam lindas contrastando com o colorido dos legumes e temperos. Você pode servir o cuscuz quente substituindo o arroz. Prepare da mesma maneira e tempere a seu gosto. Sirva acompanhado de legumes refogados, salteados ou grelhados. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

O cuscuz marroquino é típico do Marrocos, Algeria e Tunísia. Uma verdadeira estrela da cozinha vegana devido as inúmeras possibilidades de receitas utilizando legumes, condimentos, ervas frescas e secas.  Este alimento contém glúten pois é feito a partir da semolina do trigo, e portanto não deve ser consumido por celíacos.

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 minutos

                         
INGREDIENTES


  • xícara de cuscuz marroquino
  • 1 1/2 xícara de água fervente
  • 1 cenoura pequena cortada em palitinhos
  • 1 fatia de cebola roxa cortada em pequenos palitinhos
  • 1 talo de salsão com o broto verdinho
  • 1 colher de sopa de gergelim preto
  • sal e pimenta a gosto
  • suco  (caldo, sumo) de limão a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva


PREPARO

Lave o cuscuz e deixe de molho por uns 10 minutos.Enquanto isto ferva a água com um pouco de sal. Escorra a água do molho do cuscuz e coloque os grãos na água fervente. Desligue o fogo e tampe a panela deixando repousar por 10 minutos. Acrescente o azeite de oliva e mexa bem com um garfo para separar as bolinhas. Coloque em um prato e deixe esfriar.

Corte a cenoura em pequenos palitinhos, corte a cebola também tentando fazer pequenos palitos. A medida que for cortando os outros ingredientes, misture com o cuscuz. Corte o salsão e separe umas pontas para decorar. Misture todos os ingredientes relacionados e mais algum outro que seja de sua preferência. Você pode acrescentar ervas frescas como salsinha, coentro, manjericão ou orégano. Ervas secas também podem ser usadas de acordo com o seu gosto. Verifique o sal, acrescente pimenta moída na hora, o gergelim, o caldo de limão e finalmente o azeite de oliva. Fica muito gostosa se ficar na geladeira por pelo menos meia hora antes de servir.


                                      

4 comentários

  1. Olá! O meu ficou muito molinho, quase virou uma pasta. Mas muito gostoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Pena que o teu ficou quase uma pasta. Acho que talvez tenhas colocado mais água ou deixado mais tempo do que o recomendado. É um processo bem rápido e se deixar muito tempo na água pode mesmo ficar mais mole e perder a consistência. Não sei se foi isto o que aconteceu, mas foi a única coisa que imaginei. Se fizer novamente deixa menos tempo e fica cuidando para ver quando as bolinhas estão cozidas al dente, ou seja, ainda firmes.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e escrever comentando sobre a tua experiência com a receita. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Oi! Que prato lindo 😍
    Essa massa de couscous marroquino tem algum nome específico, pra eu procurar? Nunca vi por aqui, só encontro pra comprar da pequena e amarelinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por vir me visitar! O cuscuz marroquino são pequenas bolinhas amareladas, acho que este que encontraste deve ser o próprio, são bolinhas que lembram o sagu, porém são amarelo clarinho.Eu não tenho conhecimento de que este cuscuz tenha outro nome, eu conheço por marroquino. Dá uma olhadinha novamente, ou se não encontrares em lojas, pode também comprar online. Pesquisando no Google vais encontrar várias opções de lojas que vendem online e entregam em todo o Brasil. Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis