Salada de Quinoa e Repolho Roxo

Uma sugestão muito gostosa de preparar salada de quinoa. Repolho roxo ralado e maçãs picadas dão um sabor especial a esta salada que fica com um colorido lindo. Veja as informações de como preparar a quinoa para remover o amargo causado pela presença de saponinas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 3 porções
Preparação: 30 min



INGREDIENTES

  • 1 xícara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • 2 xícaras de chá de água para cozinhar a quinoa
  • 1 colher de sopa de cebola picada bem miudinha
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1/2 xícara de repolho roxo ralado bem fininho
  • 1 maçã cortada em cubinhos
  • caldo (sumo, suco) de limão a gosto
  •  sal e pimenta a seu gosto
  • folhas de rúcula ou outro vegetal a seu gosto


PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa. Encha um prato fundo com água bem quente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos.  Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas.

( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando ate que levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. (Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos. )
Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento. Deixe esfriar.


MONTAGEM DA SALADA

Coloque a quinoa cozida em uma travessa funda, solte os grãos com um garfo. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, esprema o limão e coloque o azeite de oliva. Rale o repolho roxo ou corte bem fininho. Outra opção e passar no processador. Misture o repolho com a quinoa temperada. Corte as maçãs em pequenos cubinhos e adicione a salada. Esprema limão sobre as maçãs para evitar que escureçam. Sirva com folhas verdes de sua preferencia. Eu servi com rúculas.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Respostas
    1. Bom dia Alice, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever. Que bom que estás gostando das receitas. Agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis