domingo, 12 de agosto de 2012

Salada de Quinoa com Temperos Marinados

Uma deliciosa e refrescante salada rica em nutrientes, especial para os dias de calor. Quinoa é um grão nutritivo e versátil que permite o preparo de receitas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, e muito mais. Eu adoro tanto em salada como em pratos quentes para substituir o arroz e servir com legumes. Use os temperos que você tem em casa, misture legumes coloridos e prepare uma saladinha deliciosa como esta. Leia com bastante atenção as dicas de como cozinhar a quinoa  para eliminar as saponinas e evitar o gosto amargo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Serve duas pessoas


INGREDIENTES


  • 1 xicara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • 2 xicaras de chá de agua para cozinhar a quinoa
  • 1 cebola pequena picada bem miudinha
  • pimentões vermelho e verde na quantidade que desejar
  • 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
  • 1/4 de xicara de salsinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de sumo (caldo, suco) de limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • tomatinhos cereja na quantidade que desejar
  • sal e pimenta a seu gosto


PARA MARINAR OS TEMPEROS
 
Comece preparando os temperos e deixe marinar para pegar gosto e adicionar a quinoa depois de pronta. Pique a cebola bem miudinha e coloque em uma tigela media. Acrescente a cebolinha e as tiras de pimentões cortados. Tempere com sal e pimenta (opcional) a seu gosto. Adicione o azeite e esprema o limão. Deixe repousando para os sabores incorporarem enquanto você prepara a quinoa. Uma ótima dica é colocar em um recipiente de vidro, tampar e levar a geladeira para depois misturar com a quinoa cozida e fria.



PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa varias vezes e escorrendo a agua. Encha um prato fundo com agua fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas. ( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a agua quente e enxague bem os grãos em agua corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

Em uma panela, coloque as duas xicaras de agua para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando ate que levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos.


Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos.

Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento. Deixe esfriar.


MONTAGEM DA SALADA


Coloque a quinoa cozida em uma travessa funda, solte os grãos com um garfo. Misture o tempero que ficou marinando na geladeira. Adicione  a salsinha picada e os tomatinhos cereja cortados em 4 fatias. Verifique o sal. Caso quiser, coloque mais limão e azeite de oliva a seu gosto. Sirva gelado.

Leia mais sobre a quinoa clicando aqui.
  
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis