Bolo de Coco com Abacaxi

Bolo fofinho e delicioso com pedaços de abacaxi e flocos de coco, preparado com leite de linhaça e leite de amêndoas. Por favor leia atentamente a receita antes de começar a preparar, e se tiver alguma duvida me escreva aqui ou na pagina do Facebook. O leite de amêndoas pode ser substituído por qualquer outro leite vegetal sem nenhum prejuízo a receita, mas eu recomendo que o leite de linhaça seja mantido porque e o que faz a massa ficar bem fofinha. A linhaça é um dos substitutos de ovos nas receitas veganas. Os leites podem ser preparados na hora, mas a linhaça e amêndoa devem ser deixadas de molho de véspera. É uma receita um pouco mais elaborada, mas vale a pena, o resultado é um delicioso bolo com uma massa irresistivelmente macia como mostra a foto abaixo.


   
 INGREDIENTES PARA O BOLO

  • 200 ml de leite de amêndoas
  • 100g de coco ralado em flocos grandes
  • 1 xícara de leite de linhaça ( receita abaixo)
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 100 g de creme vegetal ou óleo de coco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de abacaxi cortado em cubinhos (eu usei abacaxi fresco)
  • 1/4 de açúcar para a calda


PARA O LEITE DE AMÊNDOAS

  • 1/2 xícara de amêndoas cruas com casca
  • 1 litro de água filtrada
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Lave as amêndoas e deixe de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte drene as amêndoas e  bata no liquidificador com 1 litro de agua filtrada. Passe por uma peneira e use o liquido para o bolo. A parte solida pode ser usada para preparar cookies, pães, bolos, pastinhas, queijos e muito mais. Conserve em recipiente de vidro com tampa por ate 5 dias na geladeira. Para esta receita você vai precisar apenas 200 ml.


PARA O LEITE DE LINHAÇA


  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 1 xícara de água filtrada
Lave a linhaça rapidamente para remover impurezas e deixe escorrer. Coloque em um recipiente de vidro, cubra com água filtrada, tampe e leve a geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte leve a mistura que se formou com a linhaça hidratada ao liquidificador. Coloque 1 xícara de água filtrada e bata bem. Utilize.

IMPORTANTE!


Eu usei leite de linhaça nesta receita porque foi uma tentativa de conseguir uma massa fofinha. A linhaça e ótima para isto, e o resultado foi muito bom. Como falei acima, eu recomendo que o leite de linhaça seja mantido nesta receita. É muito fácil de fazer e com certeza os benefícios nutricionais são grandes, além da certeza de se conseguir melhores resultados. Quanto ao leite de amêndoas pode perfeitamente ser substituído por qualquer outro leite vegetal. Se você não quiser preparar o leite em casa pode usar qualquer um industrializado. Mas eu também sempre recomendo que se faca o possível para evitar o uso de produtos industrializados. Tudo o que se faz em casa é muito mais saudável e econômico. Mas não deixe de fazer se você não tem tempo para fazer o leite em casa e prefere comprar pronto. Não se preocupe que não vai alterar o resultado.


PREPARO





Coloque o coco ralado em uma bacia e misture com o leite de amêndoas. Deixe hidratando e siga os seguintes passos.


  





Prepare a massa no liquidificador. Coloque primeiro o leite de linhaça e o açúcar. Bata bem e a seguir acrescente o creme vegetal e a baunilha e continue batendo.











Despeje esta mistura sobre o coco que ficou hidratando e mexa bem.






  
Misture a farinha de trigo e o fermento. Não é necessário bater.
 



Em uma forma com furo no meio, coloque 1/4 de açúcar e leve ao fogo com os cubinhos de abacaxi para caramelizar levemente. Quando começar a levantar fervura desligue e retire do fogo.

Remova os pedaços de abacaxi e misture delicadamente na massa. Espalhe  a calda que sobrou no fundo da forma, coloque a massa com os pedaços de abacaxi e leve ao forno pré-aquecido a 180C para assar por 35 minutos.



 Se você preferir pode fazer o bolo "invertido". Para tanto basta jogar a massa sobre o abacaxi e levar para o forno. Eu resolvi fazer de uma maneira diferente, e misturei o abacaxi na massa. Nunca tinha feito assim antes, mas gostei muito do resultado. Use um palito para ver se a massa esta assada. Espere esfriar para cortar. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

24 comentários

  1. Great post, I admire the writing style :) A little off topic here but what theme are you using? Looks pretty cool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi!
      Thanks for your positive comment about my recipie. This is a pinneaple coconut cake. If you would like me to translate in English this or another recipie, please feel free to ask.

      Best Regards,

      Excluir
  2. Parece delicioso!! Faz uma semana que me tornei vegana, mas era ovolacto há 5 anos... e ainda assim estou me adaptando ao novo estilo de vida. Ver uma receita dessas me animou mais :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga!
      Obrigada pela tua mensagem. Fico feliz demais que a minha receita tenha te inspirado. Obrigada pelo comentario. Parabens pela tua nova trajetoria de vida adotando o veganismo!
      Sucesso sempre e se precisar de alguma dica ou sugestao, me escreva!
      abracos, muito obrigada pela visita!

      Excluir
    2. olá boa noite, o que ovolacto?

      Excluir
    3. desde já vendo este bolo tão delicioso, fc grata por mandar essas receitas maravilhosas, e para nossa saúde então melhor ainda, eu deixei de comer carne, então já viu ando atrás d receitas diferentes, eu mesmo produzo meu ´glúten, mas quero deixar d e comer mesmo é o doce, o que eu faço eu paro de vez eu eu reduzo?? é muito difícil, nossa! eu queria muito mudar, vou esperar uma resposta sua, aguardo amada, tenha uma bela noithe!

      Excluir
    4. O que e vegana?amo as receitas mais só porque gosto de comida boa.

      Excluir
    5. Boa noite Carmel,

      Seja bem vinda amiga, obrigada pelo carinho de escrever.
      Vamos à primeira pergunta. ovo lacto é o vegetariano que ainda consome ovos e leite mas não consome nenhum tipo de carne.
      Quanto a tua mudança, na minha opinião, o melhor é reduzir aos poucos e não cortar de uma hora para a utra. reduzindo aos poucos tu acaba te acostumando e quando menos espera não sente mais falta do que estás tentando parar de comer.
      O grande risco de cortar drasticamente é que tu pode ficar ansiosa e voltar a comer pela mudança ser muito radical. Portanto eu sempre acho que a melhor maneira de mudar sempre é aos poucos, respeitando os teus limites e não te forçando a fazer o que talvez tu ainda não estejas preparada para fazer.
      Portanto minha amiga, comece eliminando os doces aos poucos, especialmente os refinados da tua dieta, só fazendo isto vais ganhar muito em saúde e bem estar. E siga mudando aos poucos, substituindo açúcar refinado por mascavo, melado e frutas secas.
      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma dica escreve novamente. Boa sorte nas tuas decisões de mudança.

      um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
    6. Boa noite Vanda,

      Seja bem vinda amiga, muito obrigada pela visita e comentário.
      Vegana é a pessoa que não se alimenta de nenhum produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais. A alimentação de um vegano consiste em produtos de origem vegetal. Legumes, vegetais, frutas, grãos, oleaginosas e sementes. A culinária vegana é deliciosa e muito versátil. Mas ser vegano é muito mais do que não comer alimentos derivados de animais. Não é apenas seguir uma dieta, é uma postura de vida, é amar e respeitar todas as formas de vida. Fico feliz que gostas das receitas!

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. tenho uma duvida! Todos os fermentos sao transgenicos! Existe algum fermento organico? Onde posso comprar?
    Obrigada e adorei as receitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tete,

      Eu andei pesquisando para poder te dar uma resposta correta. Não tenho muito conhecimento dos produtos do Brasil porque moro fora do pais.
      Esta cada vez mais complicado encontrar produtos não transgênicos. Onde eu moro (Usa) eu consigo fermento sem alumínio e não trasngenico.
      A solução que eu encontrei para te passar e de fazer o fermento em cada.
      E simples e segundo o que eu pesquisei, funciona mesmo.
      Quero testar, mas vou te dar a receita por aqui mesmo e tu podes experimentar também.

      Para 1 xícara de fermento

      1/4 xícara de bicarbonato de sódio
      1/2 xícara de cremor de tártaro
      1/4 xícara de fécula de mandioca

      Misturar tudo muito bem e conservar em um pote de vidro vedado.
      2. Usar na mesma quantidade de fermento normal.
      3. Se ao usar ele não estiver com aparência de farinha, e sim mais granulado com umas bolinhas, peneirar sempre para desfaze-las ao acrescentar em suas receitas.


      Estas informações eu encontrei neste blog aqui. Tu podes visitar e ler a matéria completa sobre o fermento caseiro para bolos.

      http://amoragosto.blogspot.com/2013/06/fermento-caseiro.html

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreva aqui ou na pagina do facebook.

      abraços e obrigada pela visita e comentário sobre o blog!

      Excluir
  4. Lori, qual é a função do extrato de baunilha no leite de linhaça? lindo seu blog ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Taires!
      Obrigada por visitar meu blog! Seja sempre muito bem vinda!
      O extrato de baunilha e opcional apenas para o sabor.
      Nao e necessario usar, nao altera em nada a receita.
      Obrigada pelas tuas palavras em relacao ao meu trabalho!
      E muito gratificante para mim!
      abracos, volte sempre!

      Excluir
  5. Olá!
    Quero experimentar a receita e por isso gostaria de tirar uma dúvida sobre o leite de linhaça. Fiquei confusa com as quantidades. Copio abaixo como está na receita:

    PARA O LEITE DE LINHAÇA

    - 2 colheres de sopa xicara de sementes de linhaça
    - 1 xicara de agua filtrada

    Desde já te agradeço!
    Abraço
    Ana Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana Elisa,

      Muito obrigada por escrever e comentar sobre a receita. São duas colheres de sopa de semente de linhaça. Deve ter sido um problema ao copiar e colar do rascunho no word.
      Fiquei feliz que me avisaste e eu pude corrigir.

      Se fizeres o bolo volta para me contar como ficou. Desculpe o transtorno.
      Muito obrigada pela visita, volte sempre por aqui!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Boa noite!
    Não sou vegana e nem vegetaria, mas adoro receitas naturebas....rsrs
    adorei seu blog Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karine,

      Obrigada pelo recadinho tão fofo!
      Bom demais saber que tu gostas das receitas e gostaste do blog.
      um grande abraço, volte sempre por aqui para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi, Lori, adoro seu blog! Muios sabores novos!
    Neste fds fiz este bolo delicioso! Porem nao consegui desenformar... Alguma dica especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lisiane,

      Seja muito bem vinda amiga!
      Eu sempre espero o bolo esfriar para desenformar, e também e muito importante untar bem a forma para que não grude. também depende do tipo de forma que utilizares, mas tendo estes cuidados eu tenho certeza que vais conseguir da próxima vez.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida, escreve novamente aqui ou na pagina do Facebook.

      abraços e volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Desculpe, escrevi o teu nome errado, rsrsrsrs
      Boa noite Lisanne!

      Excluir
  8. Lori! prazer em conhece-la! Ja fiz umas quantas vezes esse bolo, amo, adoro. So faço uma adaptaçao que tem funcionado bem, coloco leite de coco em lugar de leite de amendoas e fica muito legal. Quando tenho um tempo extra ate preparo uma caldinha doce com o resto da garrafinha do leite de coco pra colocar por cima! Obrigada por compartilhar essas delicias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,

      Prazer em conhecê-la, seja muito bem vinda querida!
      Que delícia, bom saber que gostas da receita e já fizeste várias vezes. Adorei a tua ideia de usar o leite de coco, imagine que maravilha, intensifica o sabor do coco no bolo. Vou experimentar assim também! Obrigada pela dica. Eu geralmente faço leite de amêndoas aqui em casa porque usamos no café, e por este motivo acabo me acomodando no mesmo leite sempre, rsrsrsrs
      Pena que onde eu moro (Eua) não tem o maravilhoso leite de coco de garrafinha brasileiro, vou até procurar ver se encontro em algum mercadinho brasileiro e vou experimentar a caldinha doce para colocar em cima do bolo. Fiquei curiosa, deve ficar uma delícia mesmo!
      Muito obrigada pelo carinho de escrever comentando sobre a receita, adorei a tua visita, volte mais vezes para comer bolo comigo!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá Lori, posso substituir o açúcar cristal pelo demerara? Amei a receita. ;) Karine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karine, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Pode usar o açúcar demerara na mesma quantidade indicada na receita que vai ficar ficar bom da mesma forma que o cristal. Eu somente não indico o açúcar refinado por não ser uma opção saudável. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço, obrigada pela visita e recadinho.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis