Bolinhos de Grão de Bico com Gergelim

Uma deliciosa e nutritiva combinação de ingredientes. A mesma receita pode ser feita com bolinhas menores para servir como petisco acompanhado de um molho ou pastinha. Embora se pareça, esta receita não é exatamente um falafel, mas muito semelhante, com algumas diferenças de tempero. Embora eu não costume fazer frituras, esta foi uma rara exceção. Quero testar esta mesma receita no forno em uma versão mais saudável.  

 



INGREDIENTES 

  • xícaras de grão de bico cozido 
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim 
  • 1/4 de xícara de castanhas do Pará (ou outra) 
  • 1/2 xícara de semente de girassol 
  • 1/2 xícara de farinha de trigo 
  • 1/2 xícara de farinha de pão 
  • 1/4 de xícara de salsinha picada 
  • 1/4 de xícara de cebolinha verde picada 
  • 1 colher de sopa de *Zaatar (opcional) 
  • 3 dentes de alho esmagados 
  • sal e pimenta a gosto 
  • óleo para fritar

IMPORTANTE!
Eu usei grão de bico que foi previamente cozido e estava na geladeira por mais de 12 hs. Usei apenas os grãos, removi o caldo do cozimento.
Acho que é importante que o grão de bico esteja frio para que se obtenha um resultado melhor nesta receita.


PREPARO

Triture no processador o grão de bico, o alho a salsa, a cebolinha, o gergelim, a semente de girassol e as castanhas. Não triture muito, deixe que fiquem pedaços pequenos de todos os ingredientes para que as bolinhas fiquem crocantes no final.  Leve a mistura processada a uma bacia e misture as farinhas até conseguir o ponto de modelar. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e acrescente o *Zaatar ou outro tempero de sua preferencia.

O zaatar é opcional nesta receita, e se caso você não tiver, não se preocupe. Tempere com o que você mais gosta, use o que tem em casa e faça as suas bolinhas de grão de bico temperadas ao seu gosto pessoal.

Siga as quantidades indicadas na receita e vais obter o ponto ideal para modelar as bolinhas. Caso ache necessário pode colocar mais um pouco de farinha, mas tome cuidado para não perder o sabor do tempero e não deixar a massa muito dura. Faça as bolinhas usando um pouco de farinha de trigo para poder modelar. Frite em óleo quente. Após fritas coloque sobre papel para absorver o excesso de óleo. Eu não testei esta receita no forno ainda, mas tenho certeza de que esta consistência de massa pode perfeitamente ser assada, o que sem duvida torna a receita muito mais saudável. Geralmente eu não faço frituras, esta foi uma das raras exceções.  Vou repetir esta receita assada no forno.

*Zaatar é um tempero da culinária Síria, Árabe e Libanesa. É uma mistura de folhas verdes de tomilho (secas e moídas), com sementes de gergelim e summac. É bom demais e se você ainda não conhece esta delicia, vale a pena experimentar caso tiver oportunidade. Acredito que deve ser facilmente encontrado em lojas e mercados de especiarias ou até mesmo online. Mas como falei antes, este ingrediente é opcional nesta receita.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Oi Lori,

    So agora estou conhecendo teu blog! Parabens...muito profissional e delicioso!

    Gratidao por compartilhar estas receitas cheias e amor e respeito a todos os seres!

    ResponderExcluir
  2. Oi Audrey!

    Obrigada pelo teu carinhoso recadinho! Fico feliz que gostaste do blog e das receitas! Sinta-se em casa, o blog e para voces!
    grande beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Lori , vc tirou a casca do grão de bico antes de cozinhar ? Isso caso não tenha usado em conserva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Simone,

      Não tirei a casca do grão de bico porque processei com o restante dos ingredientes e não achei necessário. Eu usei grão de bico que cozinhei em casa e estavam na geladeira do dia anterior. Simplesmente removi o liquido e processei.

      O resultado é o mesmo se quiseres fazer com grão de bico enlatado, mas a versão feita em casa fica bem mais saudável.

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida me escreve novamente.
      Abraços e muito obrigada por me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi Lori, thanks. Eu só uso preparado por mim. Eu tiro a casca qdo faço humus. Dá trabalho mas acho melhor pq faço passado na peneira ao invés de processado, mas com o novo mixer vou tentar em breve para ver se fica tão bom qto passado na peneira. Eu fujo de coisas industrializadas cheias de conservantes. Abço e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone,

      Nunca fiz o humus passado na peneira, deve ficar ótimo. Tenho que experimentar. obrigada pela dica. Me conta como ficou quando fizeres no processador. Tu conheces a outra versão, e com certeza vais poder avaliar bem.
      Quanto menos processados mais saudáveis os alimentos são. Usar o menos possível de produtos industrializados também é uma opção super saudável.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis