Bolo de Laranja com Cobertura de Chocolate

Este bolo foi feito por sugestão e inspiração da minha filha. Foi maravilhoso preparar e saborear esta delicia e depois saborear na companhia dela. A massa ficou incrivelmente macia, e a calda de chocolate complementou o sabor e deu um toque muito especial ao bolo. O contraste do azedinho da laranja com o doce do chocolate foi uma combinação perfeita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Este não é um bolo muito doce, mas nem por isto menos gostoso. As quantidades de açúcar são pequenas comparadas com receitas de bolo tradicionais, mas uma coisa eu garanto, ninguém reclamou disto, muito pelo contrario, o bolo não durou muito tempo aqui em casa.


  

INGREDIENTES PARA O BOLO

  • 3 xícaras de farinha de trigo comum
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 3/4 xícara de óleo vegetal
  • 2 colheres de café de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres de chá de fermento em pó (ou 1 colher de sopa)
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 xícara de caldo de laranja
  • 1 laranja sem casca e sem sementes cortada em cubinhos
  • 1 pitada de sal



PREPARO

Misture os ingredientes secos e adicione o vinagre. Acrescente aos poucos o suco de laranja alternando com o óleo. Misture bem até formar uma massa homogênea. Acrescente os pedaços de laranja cortados em pequenos cubinhos. Esta massa não necessita do uso de batedeira. Não é necessário bater muito, apenas misture o suficiente para agregar bem os ingredientes e formar uma massa homogênea, mais pastosa do que liquida. Unte uma forma tipo de pudim com buraco no meio ou no formato que preferir e leve ao forno pré -aquecido para assar por mais ou menos 40 minutos.


Desenforme e coloque em um prato de tamanho maior do que o bolo. 
Reserve enquanto prepara a calda.



INGREDIENTES PARA A CALDA DE CHOCOLATE

  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 4 colheres de sopa de creme vegetal ou óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  •  1 colher de chá de extrato de baunilha


PREPARO
 
Misture todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo médio mexendo sempre. Quando levantar fervura desligue o fogo.


Cubra o bolo com esta calda quente espalhando de cima para baixo com o auxilio de uma espátula.  


Esta não é uma calda muito grossa, caso você quiser pode fazer uma cobertura de consistência mais firme. Para tanto basta adicionar uma colher de sopa de amido de milho diluído em um pouco de água fria aos ingredientes da cobertura e aumentar a quantidade de leite vegetal para 1/2 xícara, adicionando uma colher a mais de açúcar e 1 de cacau. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

29 comentários

  1. Que delícia!
    Desejei muito um pedação.
    Adoro suas receitas. :)

    ResponderExcluir

  2. Adorei tua mensagem amiga!
    Tambem gosto muito do teu blog! Tem muitas informacoes e receitas maravilhosas!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Para que serve o vinagre e em que momento posso agregá-lo ao preparo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      O vinagre de certa forma substitui os ovos na receita deixando a massa bem fofinha. Não se preocupe que não fica com gosto de vinagre. A quantidade usada e mínima.

      A descrição da receita cita o momento que tu deves adicionar o vinagre. Primeiro coloca os ingredientes secos juntos e depois adiciona o vinagre para então alternar os líquidos, suco e óleo no caso desta receita.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreve aqui ou na pagina do facebook.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Lori, o vinagre é usado em bolo que tem bicarbonato pois ele ajuda a retirar o sabor amargo deste e ativar os 'bichinhos'. Quem usa fermento não precisa pois este ja vem com um meio ácido. Beijão guria! Amo tuas receitas.

      Excluir
    3. Olá K DM, tudo bem?

      Muito obrigada por colaborar com esta informação tão importante. Adorei a forma como explicas a química que acontece com o uso do vinagre. Que bom saber que gostas das receitas, agradeço muito pelo carinho de escreveres este recadinho tão fofo! Um grande abraço, venha sempre me visitar guria!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Lori, uma vez eu fiz um bolo em que ía bicarbonato na receita e achei que ele ficou com gostinho de bicarbonato mesmo, acabei tendo de jogar fora e acabei ficando traumatizada com tal ingrediente em bolos, mediante a isto, tenho duas perguntas:
    1 - Você teria alguma dica para que eu tenha certeza que o bolo não ficar com gosto de bicarbonato?
    2 - Há algum truque para saber se o bicarbonato ainda está válido para uso? DE fermento existem algumas dicas fáceis para testar sua validade, mas do bicarbonato não conheço nenhuma ...

    Desde já grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Silvia,

      Me desculpe não ter respondido a tua pergunta antes. Acabei me perdendo e achei que já tinha respondido. Vi que publicaste novamente e então agora recebi a notificação e vim aqui para falar contigo.
      O bicarbonato em receitas de bolo serve para deixar a massa mais macia. De certa forma ele age junto com o fermento formando uma química que faz com que a massa fique também mais aerada.
      Õ problema do uso do bicarbonato realmente e a quantidade. Não se pode usar muito porque realmente pode estragar a receita.
      O ideal e usar um mínimo, caso for usar, nunca mais de 1 colher de chá, ou duas de cafezinho como a receita acima pede.
      Eu já fiz receitas de bolo sem bicarbonato e ficou bom também. Inclusive este tipo de massa da receita acima.
      Respondendo as tuas perguntas...
      1 - Duas coisas tu podes fazer para ter certeza que o bolo não vai ficar com gosto de bicarbonato. A primeira.... não usar bicarbonato. E a segunda, como falei antes, usar um mínimo, tipo 1 colher de cafezinho.

      2 - Não conheço nenhum truque especial para saber se o bicarbonato ainda esta bom. Mas como as embalagens vem com data de validade fica mais fácil controlar. Manter a embalagem bem fechada também ajuda.

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida por favor escreva uma mensagem na pagina do facebook ou aqui mesmo que eu respondo assim que seja possível.

      abraços e muito obrigada por participar e acompanhar o meu trabalho.

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá!!! O vinagre pode ser de maçã??? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Sim, podes usar o vinagre de maçã, que por sinal e bem melhor do que o de vinho branco para este tipo de receita.

      Se fizeres, volta aqui para me contar como ficou

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Boa tarde !! Adorei o seu blog!! Posso fazer com vinagre de maçã??? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Suzilaine,

      Obrigada pelo carinho da tua mensagem, obrigada por estar aqui!
      Pode usar o vinagre de maçã sim amiga. Fica muito bom, e é melhor do que o vinagre de branco comum para fazer este tipo de bolo.

      Se fizeres volte aqui para me contar se deu certo e se tu gostou.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Quem está com intolerância à lactose pode ingerir esse leite? Como encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Sim, pode usar porque os leites vegetais não contém lactose. Todos os ingredientes utilizados para as receitas deste blog não contém produtos de origem animal. Eu faço o leite vegetal em casa. Geralmente faço leite de amêndoas, aveia ou coco. É bem simples de fazer, e muito mais econômico do que comprar pronto. Para o leite de aveia basta colocar a aveia de molho por 2 horas e depois liquidificar com água. o leite está pronto.
      O leite de amêndoas é simples também só requer um pouco mais de trabalho para fazer. Tu podes conferir a receita com tudo explicadinho neste link
      http://blog.veganana.com.br/2014/06/leite-de-amendoas.html

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Lori!!!! Fiz a calda/cobertura agora com a maizena! Ficou bem firminha! Obrigada! Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena,

      Seja bem vinda querida e muito obrigada pelo teu recadinho. Fiquei super feliz que fizeste o bolo e que ficou legal. Que bom saber que a receita foi aprovada e a calda ficou como tu queria.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. OI! Posso substituir o vinagre por suco de limão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ellen,

      Seja bem vinda! Se quiseres fazer o bolo sem vinagre pode fazer sem problema que fica bom igual. Eu já fiz e a massa ficou bem macia. Eu não colocaria limão na massa porque vai interferir no sabor da laranja do bolo, e pode ficar um pouco amarguinho por usar dois tipos de frutas cítricas. O limão não teria a mesma função do vinagre na receita que seria de deixar a massa mais fofinha. Mas pode fazer sem vinagre, sem problema nenhum. Tem pessoas que realmente não gostam do vinagre nos bolos. O bicarbonato já é suficiente para fazer a massa ficar bem fofinha. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou, espero que gostes.

      Um grande abraço, obrigada pela visita!
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Oi!
    acabei de fazer o bolo,demorei fazer porque não estava encontrando o vinagre pois queria o fermentado com açucar mascavo; mas ficou maravilhoso,bem fofinho e gostoso.
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen,

      Seja bem vinda amiga, fiquei super feliz em saber que gostaste da receita. Obrigada pelo retorno, adorei saber que ficaste feliz com o bolo. Eu gosto muito desta combinação de laranja com chocolate, e este bolo é muito especial para mim porque fiz a pedido da minha filha e ela me ajudou. Bom demais!

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Qual material é usado para untar a forma !?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Társia, tudo bem?

      Eu sempre uso óleo vegetal para untar as formas. Use o que estás acostumada a usar para cozinhar. Basta colocar um pouco de óleo e espalhar com um pedacinho de papel toalha ou até mesmo usar um pincel se preferir.

      Muito obrigada por acompanhar o blog,
      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Por que usa tanto fermento nessa receita? É por causa da laranja?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a), tudo bem?

      A quantidade de fermento é o equivalente a 1 colher de sopa que é o normal utilizado para bolos com esta quantidade de ingredientes. 4 colheres de chá equivalem a 1 colher de sopa, e eu até coloquei a observação na lista dos ingredientes para não haver mal entendidos.
      Não é por causa da laranja, a quantidade é normal, 1 colher de sopa ou 4 colheres de chá é o que normalmente se usa para bolos. Espero ter esclarecido a tua dúvida e agradeço muito pela visita e por acompanhares o blog.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Perdão! Eu havia lido 4 colheres de sopa, hahaha. Por isso fiquei sem entender quando li. Muito obrigado pela explicação, vou testar a receita. Ontem fiz com sua receita do bolo de limão e deu absolutamente certo, um sucesso!

    Parabéns pelo cuidado com as receitas e com seus leitores. Faz uma enorme ajuda a causa animal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, eu fico feliz em poder esclarecer a tua dúvida, e me ajudou porque assim pude colocar a alternativa na receita para que fique mais claro. Que bom saber que fizeste a receita do bolo de limão, e foi um sucesso, muito obrigada pelo retorno! Fico feliz em saber que com as minhas receitinhas eu posso ajudar e inspirar as pessoas a se alimentar de maneira consciente e sem crueldade. Os meus leitores são um grande tesouro para mim, esta interação que tenho através do blog é a força e a motivação que eu necessito para seguir em frente, e dar o melhor de mim pela causa animal.

      Um grande abraço, obrigada por estares aqui!
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Olá! Posso substituir a farinha de trigo por farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, tudo bem?

      Seja bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca fiz bolo com farinha de arroz, na realidade não tenho muita experiência em usar esta farinha. Sei que para fazer uma receita de bolo sem glúten, usando farinhas como a de arroz ou outra, é necessário utilizar goma xantana para se obter um bom resultado, senão o bolo vai ficar todo quebradiço. As receitas sem glúten sempre necessitam de um espessante para que a massa fique boa. Se quiseres experimentar fazer sem a goma xantana, pode fazer, mas o bolo não vai ficar úmido e macio. Não sei qual o teu conhecimento em relação a massas de bolo sem glúten, mas tem muitos sites na internet que tu podes acessar e pegar todas as dicas. tem gente especializada somente nisto, e com certeza vão poder te ajudar muito. Espero que de alguma forma tenha conseguido te ajudar. Um grande abraço, obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis