Croquetes de Tofu com Tomate Seco

Amei preparar estes croquetes, adicionei ingredientes até chegar a um ponto e sabor ideais com a ajuda da minha filha que ficou anotando porções e ingredientes para mim. Pensamos juntas em fazer croquetes de tofu, escolhemos e testamos os ingredientes. Foi muito divertido e o resultado foi aprovadíssimo aqui em casa. Uma rara exceção para frituras, coisa que não costumo fazer, mas no caso destes croquetes, eu achei que valia a pena, e ficou realmente uma delicia. Um sabor muito delicado e especial. Caso você quiser pode fazer bolinhas recheadas para aperitivo. Pode ser assado também, o que sem duvida é muito mais saudável.


  

INGREDIENTES PARA A MASSA DOS CROQUETES

  • 1 xicara de batata cozida e amassada
  • 1 xicara de farinha de trigo
  • 200 gr de tofu amassado com o garfo
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos
  • 1/3 de xicara de tomates secos desidratados
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada
  • 1 colher de chá de *Sumac (opcional)
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Em uma bacia coloque a batata amassada e acrescente a cebola e o tofu. Misture um pouco e a seguir adicione a farinha aos poucos misturando delicadamente. Coloque então os temperos e por ultimo adicione os tomates secos cortados em pequenos pedaços. A massa deve ficar no ponto de modelar.



INGREDIENTES PARA EMPANAR


  • farinha de trigo
  • agua gelada
  • farinha de rosca
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo vegetal para fritar


PREPARO FINAL

Em um prato fundo prepare uma papinha com a farinha de trigo e a agua gelada. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Em outro prato coloque a farinha de rosca. Modele os croquetes com as mãos enfarinhadas no tamanho que desejar. Passe na papinha e depois na farinha de rosca.

Frite em óleo quente. Retire e coloque em papel toalha para retirar o excesso de gordura. Ficam deliciosos e crocantes.  Você pode servir como petiscos, ou acompanhado de saladas para uma refeição principal.




ATENÇÃO!

Sumac nesta receita, é um ingrediente OPCIONAL como está listado acima. Eu usei porque tinha curiosidade de experimentar. Você pode usar os temperos de sua preferência, o que tiver em casa sem nenhum prejuízo ao resultado final da receita. Portanto NÃO se preocupe caso não tiver Sumac ou não encontrar para vender. Uma dica legal de substituição, e a páprica em flocos ou em pó. Caso queira experimentar o Sumac, você pode procurar em mercearias ou mercados públicos. Clique aqui  para pesquisa de compra online.
   

SAIBA MAIS SOBRE O SUMAC


*"Sumac é um tempero produzido do fruto de um arbusto que cresce em todo o Oriente Médio e o Mediterrâneo. Seus frutos e sementes variam de cor entre vermelho tijolo e púrpura escuro. Os frutos são colhidos pouco antes de amadurecerem e são deixados para secar ao sol. Depois são normalmente triturados e vendidos em pó. O tempero adiciona um sabor ácido (azedo), mas muito especial, diferente do que pode ser obtido com o limão. Muito usado na cozinha turca como tempero para salada, e o sabor natural de limão combina com qualquer tipo de salada. Os turcos cortam cebolas bem finas e misturam ao sumac,dando um sabor ácido especial a cebola, que pode ser também adicionada em sanduíches ou mesmo a comida."

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Hoje fiz tofu. Esta receita veio mesmo a calhar...Quem sabe amanhã me aventuro a fazê-la. Depois conto...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga!
    Esta receita foi uma aventura minha misturando ingredientes que eu gosto. Ficou deliciosa mesmo! Pretendo fazer novamente mas quero assar ao invez de fritar. Se fizeres me conta como ficou! bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Adoro suas novidades. Estou voltando, de vagar e sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida!!!
    Estava com saudades de ti! Obrigada pela mensagenm tao carinhosa!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lori.
    Fiz hoje os croquetes, e eles são maravilhosos. Super crocantes, muito saborosos, até não sente que tem tofu dentro deles...
    Não teve salsinha desidratada em casa, então usei manjericão desidratado, e com os tomates secos saiu gostoso demais.
    Obrigado pela receita.

    ResponderExcluir
  6. Ola Tom!
    Puxa amigo, que legal que tu gostaste dos croquetes! Esta receita surgiu do nada, de uma tarde na cozinha com minha filha e foi muito engracado porque eu comecei a colocar os ingredientes e ela foi anotando e no fim ficou muito bom mesmo, e surgiu a receita! rsrsrsrs
    Deve ter ficado muto gostoso com manjericao!
    Obrigada pelo comentario.
    Boa noite, um otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Amanhã vou ver se encontro tofu aqui na minha cidade, ta dificil de achar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Espero que consigas encontrar o tofu na tua cidade. Caso não encontrares, pode fazer a receita usando batata cozida amassada com o garfo, ou com aipim (mandioca) que fica uma delícia. tempere bem ao teu gosto e tu vais ver a delícia que vai ficar. Use legumes ao invés de tofu caso não conseguir. Depois volta aqui para me contar se fizeste, e como ficou. Espero que gostes!
      Um grande abraço e muito obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis