Leite de Semente de Linhaça

Este leite é muito delicioso e nutritivo. Pode ser consumido puro ou em vitaminas com frutas ou cereais. Excelente para preparar bolos pois deixa a massa muito macia e fofinha além de enriquecer muito a receita. Confira as propriedades nutritivas desta maravilhosa semente.



INGREDIENTES PARA O LEITE


  • 1/2 xícara de sementes de linhaça deixadas de molho
  • água filtrada(mais ou menos umas 4 xícaras)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha


PREPARO


Lave a linhaça e deixe escorrer. Coloque em um recipiente de vidro com tampa. Acrescente água filtrada pelo menos duas vezes mais do que a quantidade de sementes. Tampe e leve a geladeira de um dia para o outro. (mais ou menos umas 12 hs.) No dia seguinte, drene a linhaça em uma peneira, enxague e leve ao liquidificador. Acrescente as 4 xícaras de água filtrada e bata bem. (com esta quantidade de água o leite fica bem cremoso.)



Drene com uma peneira fina. Separe a parte solida que e ótima para usar como substituto aos ovos em receitas. Mantenha em geladeira em recipiente de vidro fechado por no máximo uma semana.
Lembrando que sempre e preferível que se consuma os alimentos no mais curto espaço de tempo possível para que os mesmos não percam as propriedades nutricionais. Pode também ser usado para cookies, pastinhas e recheios. O leite é delicioso e muito nutritivo. Confira abaixo um pequeno resumo das propriedades e benefícios da semente de linhaça.



BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE LINHAÇA

De origem asiática, a semente de linhaça pertence a família "Linácea". Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos. A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos omega 3 e omega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter todas estas propriedades, é considerado um alimento funcional, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos.
Também contem  fibras que ajudam a regular o funcionamento intestinal.
 A semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio, sódiomagnésio, fosforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.


MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A LINHAÇA E SUAS PROPRIEDADES:

AQUI    e    AQUI


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

11 comentários

  1. Que ótima receita! Não conhecia este leite. e realmente deve ser bom para os bolos, pois costumo usar linhaça moída com água para substituir os ovos.
    Obrigada pela partilha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei este leite e fiz um bolo muito delicioso com ele. Da um pouco de trabalho em relacao aos outros leites vegetais, mas rende muito e tem a vantagem de poder ser usado para massas de bolo como substituto dos ovos.
    Vale a pena fazer amiga!
    Fico feliz que tenhas gostado!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Por gentileza, gostaria de confirmar se o leite de linhaça pode ser consumido em até 7 dias desde que conservado em geladeira? Na receita está registrado que deve ser mantido em geladeira por 1semana. É isso mesmo? Posso consumí-lo em até 7 dias sem comprometer suas propriedades nutritivas? Muito obrigado pela atenção, Irineto.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Irineto!

    Segundo as informacoes que obtive em fontes especializadas no assunto, o tempo maximo que os leites vegetais podem ser armazenados em geladeira e de 7 dias variando conforme o tipo de leite.
    Em todos os casos o ideal e que se consuma de imediato porque a cada dia que se passa o leite vai perdendo as propriedades nutritivas e o sabor.

    E muito importante que se conserve em recipiente de vidro bem fechado. Eu nao utilizo plastico para os leites porque acredito que o tempo de vida diminui em relacao ao vidro.
    Resumindo, em qualquer situacao, e sempre preferivel que se consuma os alimentos frescos na medida do possivel para que se obtenha maiores beneficios nutricionais.

    Vou adicionar na receita alguns links de sites que visitei de onde obtive informacoes sobre a semente de linhaca.
    Espero ter ajudado!

    abracos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Loris, boa tarde!

    Gostaria de tirar uma dúvida: A quantidade de linhaça (1/2 xícara de chá de sementes) equivale aproximadamente a 6 colheres de sopa? Fiz o leite de linhaça, inclusive comprei a baunilha orgânica (adicionei apenas duas colheres de café), no entanto, achei que ficou um pouco amargo, embora tenha enxaguado bem e preparado em forma de vitamina com 1 banana nanica (talvez a banana não estivesse muito madura...) Assim, sendo, tem outro jeito de atenuar o gosto da linhaça? Será que poderia prepará-la em vez de água (4 xícaras) com um chá e conservá-lo em geladeira do mesmo modo? Obrigado pela atenção, Irineu

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo Irineu!
    Sao necessarias 7 colheres de sopa para se obter meia xicara de semente de linhaca.
    Quanto ao sabor do leite eu acho que e uma questao de paladar mesmo. E um pouco acentuado, mas eu pelo menos gosto muito, e nao achei ruim. O que tu podes fazer e utilizar uma banana bem madura que ajuda a "adocar" a vitamina e tem outra coisa que eu uso que e otimo que e uma ou duas tamaras sem o caroco. Realmente faz uma grande diferenca alem de adicionar sabor adiciona mais nutrientes a tua vitamina.
    Tu podes diluir mais o leite se achaste meio forte. Esta tambem pode ser uma alternativa. Fazer um leite menos concentrado.
    Eu nao aconselho preparar com cha, porque o cha e fervido, e vai alterar o leite. Dependendo do tipo de cha que utilizares eu nao acho que possa ajudar em relacao ao sabor, pode ate piorar.
    Faz com a agua filtrada mesmo e tenta as alternativas que descrevi acima e vamos ver se fica melhor.
    Este e um leite crudivoro, se colocares cha nao vai mais ser cru. Vai perder esta propriedade.
    Esta e a minha opiniao, eu nao pesquisei nada a respeito, mas pela experiencia que tenho posso te dizer que o cha nao e uma boa ideia nao.
    Qualquer duvida me escreva de novo!
    Esterei postando outras receitas de leite vegetal nos proximos dias. Fique atento!

    abracos!

    ResponderExcluir
  7. Lori, boa tarde e muito obrigado pela atenção...

    Vou tentar prepará-lo de novo, só que agora com 5 colheres (sopa) de linhaça para 1 litro de água e após adicionar 1 xícara de côco ralado fresco. Gosto muito de côco e pelo que tenho lido ultimamente, é um ótimo alimento para ser consumido cru. Você teria alguma receita vegana de leite de côco? Todas que consultei até agora recomendam adicionar água morna, por isso estou em dúvidas se devo ou não adicionar ao leite de linhaça, que pretendo de alguma maneira consumir, devido suas ricas propriedades nutritivas. Talvez não tenha me agradado muito porque não tenho o hábito de comer muitos alimentos crus, a linhaça em especial quando preparada em forma de leite, deixa um gosto muito acentuado de alimento cru. Em compensação gostei muito do leite de amendoas, é delicioso e muito parecido na textura com o leite de vaca. Muito obrigado, mais uma vez pela atenção dispensada. Irineu

    ResponderExcluir
  8. Oi Lori!
    Adorei o blog e as receitas, gratidão pelo seu compartilhar tão amoroso!
    Eu queria saber porque lavar bem as sementes (já deixadas de molho) antes de bater, se é pelo sabor e textura ou se tem alguma coisa nesta água que não devemos usar.
    (a pergunta é porque costumo deixá-las de molho e usar a água - que fica uma gosminha - junto com as sementes hidratadas para substituir os ovos).
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aline,

      Obrigada por escrever, obrigada pelas palavras tao carinhosas e elogios ao meu trabalho.
      Não tem problema nenhum em fazer como costumas fazer amiga. Se quiseres usar as sementes com a gosminha não tem problema não.
      No caso so leite tu vais consumir cru, não vai ao fogo como no caso de bolos ou outros assados onde tu vais substituir os ovos.
      Por este motivo eu lavo as sementes. Mesmo usando sementes orgânicas eu sempre lavo.
      O que tu podes fazer e lavar as sementes antes de colocar de molho e depois utilizar tudo sem problema nenhum.
      Este leite não dura muito na geladeira, então o ideal e que seja consumido rapidamente.

      espero ter ajudado

      abraços e obrigada por me visitar!

      Excluir
  9. Boa tarde! Estou com uma dúvida, a água q ficou de um dia pro outro é jogada fora ou reservada para misturar com as 4 xícaras de água fria????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?

      Na realidade a linhaça quando hidratada forma uma espécie de gel, e no dia seguinte quando enxaguar tu pode deixar a água escorrer antes de preparar o leite. A quantidade de água que sobra depois de as sementes hidratarem é minima então nem te preocupe com isto, acrescente as 4 xícaras de água com as sementes hidratadas e bata até conseguir preparar o leite.
      Espero que gostes da receita, se fizeres me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis