Tofu Empanado com Panko

Deliciosa sugestão de tofu empanado. Pensei em fazer alguma coisa diferente com tofu para sair do tradicional salteado na frigideira que eu costumo fazer. Apesar de evitar frituras, não resisti a tentação de provar este tofu empanado com panko. Adorei, ficou crocante e muito delicioso. Caso você não tiver o panko pode empanar com farinha de rosca normal. Mas se quiser experimentar o panko, assista este vídeo e veja como é fácil preparar em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Serve duas pessoas


INGREDIENTES
  • 200g de tofu extra firme
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari
  • farinha de trigo para empanar
  • farinha de rosca (eu usei Panko, farinha japonesa)
  • óleo vegetal para fritar


PREPARO

Escorra bem o tofu e seque com papel toalha.Corte em fatias tipo quadradinhos. Coloque em uma travessa, tempere com sal e pimenta, regue com o azeite de oliva e o molho shoyo. Deixe o tofu no tempero por uns 15 minutos enquanto prepara o restante dos ingredientes.

Coloque a farinha de trigo em um prato fundo, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Faça o mesmo com a farinha panko ou de rosca em outro prato fundo. Pegue as fatias de tofu e passe primeiro na farinha de trigo  apertando bem para a farinha grudar nas fatias de tofu. Os temperos utilizados para marinar ajudam bastante para fazer com que a farinha grude bem no tofu. Faça a mesma coisa com a farinha de rosca, pressionando para grudar bem no tofu. Disponha os quadrados já empanados em um prato. Aqueça o óleo  e frite ate dourar dos dois lados. Retire da frigideira e coloque em papel toalha para absorver o excesso de óleo. Esta pronto, é só servir acompanhado de salada, arroz ou o que preferir. Fica muito gostoso mesmo.

Confira neste video o passo a passo para preparar esta deliciosa farinha. É muito mais fácil do que você imagina, rende muito e você pode fazer em maior quantidade e conservar no freezer. Panko significa migalhas ou farinha de pão na língua japonesa. É uma farinha mais leve e crocante do que a farinha de rosca tradicional sendo por isto perfeita para empanados em geral. Esta receita é apenas uma sugestão, use os ingredientes que você tem em casa e prepare o seu tofu empanado da maneira que preferir, temperando a seu gosto.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Eu gosto de guardar minhas receitas em pinterest vc tem as receitas disponiveis p Pinterest ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Veganana também esta no Pinterest. Este é o link. http://www.pinterest.com/veganana/

      Logo vamos estar com um novo layout mais moderno e com as receitas todas no Pinterest.

      Obrigada por participar e seguir este blog.

      abraços, volte sempre por aqui.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pela visita e recadinho Ana,

      abraços e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis