Bolo de Morangos

Tinha curiosidade em fazer um bolo com calda de morangos e adorei.  Ficou muito gostoso, melhor do que eu imaginava, e depois de gelado ficou muito melhor. O sabor azedinho doce da calda de morangos ficou muito bom, e da próxima vez que eu fizer esta receita quero fazer na forma redonda. Imagino que vai ficar lindo com a calda escorrendo e os morangos cobrindo o bolo. Experimente, se você gosta de morangos, vai adorar este bolo. Fiquei imaginando servir este bolo com um sorvete vegano de baunilha. Já estou fazendo planos aqui para o próximo bolo de morangos ....




INGREDIENTES PARA O BOLO

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • xícara de açúcar cristal ou demerara
  • 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • xícara de água a temperatura ambiente
  • 1 pitada de sal


INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • xícara de morangos picados
  • 1/2 xícara de açúcar


PREPARO

Misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. A seguir adicione a baunilha e o vinagre. Alterne a água com o óleo e misture bem ate obter uma massa lisinha e homogênea. Por ultimo acrescente o fermento e misture sem bater. Unte uma forma e coloque a meia xícara de açúcar espalhando bem no fundo. Acrescente então os morangos picados e despeje a massa espalhando com uniformidade. Leve para assar em forno pré-aquecido com temperatura media  por mais ou menos 40 minutos ou até a massa ficar dourada. Espere esfriar para desenformar e cortar. Fica mais gostoso se for servido gelado.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Olá! Vim buscar esta receita deliciosa, mas fiz com quivis. O tempo dos morangos por aqui é só lá para fevereiro. Ficou uma delícia e já está aqui publicado:
    http://aromadecaf.blogspot.pt/2012/11/bolo-invertido-de-quivi-bc-viver-bem.html
    Quando for a época dos morangos vou fazer!
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super feliz que fizeste o bolo de kiwi a partir desta receita! Ficou lindo amiga!
    Me inspirou a fazer de novo! Eu fiz um bolo de kiwi mas nao postei porque nao ficou muito bom, eu misturei o kiwi amassado na massa e nao ficou muito legal... Vou tentar de novo depois de ver o teu lindo bolo me deu vontade de fazer novamente!
    Obrigada por estares sempre presente!
    Um otimo final de semana amiga querida!
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog, muito legal! Qual a forma que se usa e se desenforma frio ou quente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Eu usei uma forma retangular, daquelas que se usa para assar pão. Tu podes usar qualquer tipo de forma para este bolo, o que tiveres disponível em casa. Para desenformar sempre e melhor esperar que o bolo esfrie um pouco para evitar que grude nas laterais da forma.

      Obrigada pela visita e pelos elogios. Volte sempre por aqui!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Respostas
    1. Boa noite Guilherme,

      Seja bem vindo e muito obrigada pela visita e comentário.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Querida, acabei de provar o bolo que eu fiz e ficou uma delícia. A única coisa é que ficou muito doce,
    mas super, super cremoso. Muito obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nemia,

      Seja bem vinda! Que bom que gostaste do bolo, fico feliz que ficou do teu agrado, embora tenha ficado um pouco doce para o teu gosto. Este bolo realmente fica uma sobremesa, cremoso e muito delicioso por causa da calda dos morangos.
      Obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. Se fizeres novamente coloca menos açúcar que vai ficar melhor.

      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Oi Veganana, tudo bem?
    Gostaria tanto de preparar bolos veganos mas tenho um sério problema com as medidas dos ingredientes. Já tentei 3x e nessas vezes não deram certo. Não sei como medir a quantidade certa dos ingredientes, não tenho uma base para isso. Não tenho xícara de chá, tamanhos de colheres. O que vc sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juubs, tudo bem?

      Se eu entendi o problema é que não tens medidor adequado para fazer os bolos conforme a indicação da receita, é isto? Fica difícil para mim te dar uma sugestão que possa resolver este problema, a não ser te sugerir que consigas de alguma forma uma maneira de medir os ingredientes.
      Realmente fica complicado fazer uma receita, especialmente de bolo se não tiveres os medidores, ou alguma forma de medir os ingredientes. Eu sugiro que procures em alguma loja ou bazar um medidor destes bem simples para que possas fazer teus bolos. Quanto às colheres, se tiveres uma colher de sopa, o que eu acredito que tenhas, fica mais fácil, e a colher de chá é a de tamanho médio, o que eu imagino que também deves ter.
      Sinto muito não ter uma resposta melhor para ti, gostaria de poder ajudar de maneira mais eficaz, mas sinceramente não sei como posso fazer.
      Espero que a minha resposta seja útil de alguma forma, escreve novamente se precisar. Abraços e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis