Penne com Molho de Tomates e Espinafre

Que tal uma receitinha super fácil de preparar, saudável e deliciosa? Esta receita é uma ótima sugestão para aqueles dias em que não se tem muito tempo para cozinhar, mas não se quer abrir mão de uma refeição saudável e ao mesmo tempo saborosa. Em mais ou menos 30 minutos você prepara este macarrão com espinafre e molho de tomates caseiro, complementa com uma salada e todo mundo fica feliz e bem alimentado. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Serve 4 pessoas  


 INGREDIENTES

  • 1/2 kg de penne grano duro
  • 1 maço de espinafre cru cortado
  • 1 talo de alho poró picado
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 4 tomates grandes bem maduros picados
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 1 colher de chá de páprica picante em pó (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo para refogar


PREPARO

Comece preparando o molho de tomates. Em uma panela aqueça duas colheres de sopa óleo vegetal e doure o alho cuidando para não queimar. Acrescente os tomates cortados em cubinhos, tempere com sal e pimenta a seu gosto e adicione a páprica picante se for utilizar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar enquanto prepara o restante da receita.

Em uma frigideira grande aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue o alho poro e a cebolinha verde. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Abaixe o fogo e deixe apurar por 1 minuto mexendo sempre. Acrescente o espinafre que foi lavado, escorrido e cortado. Misture bem com o refogado e deixe cozinhar rapidamente por mais ou menos dois minutos em fogo baixo. O espinafre fica pronto rapidinho, não deixe cozinhar demais. Desligue o fogo e reserve. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal e um fiozinho de óleo. O cozimento deve ser "al dente".  (Termo italiano que define o ponto de cozimento de massas, arroz e legumes quando estes oferecem resistência ao morder após o cozimento.)
Escorra o macarrão e coloque em uma travessa. Despeje o molho de tomates por cima e o refogado de espinafre. Se quiser pode colocar salsa e cebolinha frescas na hora de servir. Decore a seu gosto e sirva imediatamente acompanhado de salada de sua preferencia.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Bom dia! O refogado do espinafre com o alho poro ficou divino! Gosto muito de folhas verdes refogadas, gostaria de saber se sempre poderei fazer uso do mesmo com qualquer tipo de folha. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Claudia,

      Com certeza podes variar as folhas no refogado. Eu adoro refogar couve, acelga, espinafre, folhas de beterraba. Fica maravilhoso. O alho poro realmente e maravilhoso. Um dos meus temperos preferidos!

      O bom de tudo é que podemos sempre inventar coisas diferentes e criar receitas novas. Refogue legumes e verduras usando os temperos que tu mais gostas e sirva com arroz, macarrão, batatas ou polenta. Tudo de bom!

      Obrigada pela visita e comentário, volte sempre!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Amei esta receita e vou fazer em breve. Se possível me envie mais receitas. Sou nova na área de vegetarianismo. Tenho 2 filhos um de 7 anos e um de 5 anos e gostaria de saber melhor cardápio para eles. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Regiane, tudo bem?

      Fico feliz que tenhas gostado da receita. Parabéns pela tua escolha em se alimentar de forma consciente. Tenho muitas receitas no blog, e tu podes navegar e pesquisar as que podem ser úteis para oferecer para a tua família. Se quiser também pode acompanhar a nossa página no Facebook que tem atualizações e postagens diárias com muitas receitas boas que tu podes salvar e imprimir para testar.
      Outra coisa que tu podes fazer é inscrever o teu email na barra lateral para receber as novas postagens por email.
      Quanto a um cardápio para os teus filhos, eu não poderia te indicar nada especifico porque não sou nutricionista e portanto não tenho a qualificação para elaborar cardápios, especialmente em se tratando de crianças.
      Mas o que tu podes fazer é pesquisar nas receitas e fazer algumas que tu sabes que vai agradar ao paladar deles. Sabendo dos gostos deles fica mais fácil para que tu selecione as receitas a fazer, e quando menos esperar vais estar super acostumada com a alimentação vegana.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar, estou à disposição. Mais uma vez te parabenizo pelas escolhas alimentares que estás proporcionando aos teus filhos e à toda a família.
      Se tiver alguma receita específica que tu gostarias de ter, escreve que eu te dou o link. O blog tem mais de 600 receitas e fica muito difícil para mim te passar alguma coisa sem saber exatamente do que vocês gostam.

      um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis