quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Risoto de Palmito e Cogumelo Paris

Eu sou suspeita quando se trata de cogumelos e palmito simplesmente adoro esta deliciosa combinação. Imagine colocar estas duas delicias juntas e preparar um risoto... Sucesso garantido, especialmente se for acompanhado de um vinho tinto seco em uma noite fria de inverno, em ótima companhia...
 
Serve quatro pessoas


INGREDIENTES

  • 1 1/2 xicara de arroz arbóreo
  • 1/2 cebola picada
  • 4 colheres de sopa de alho poro picado
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro (pode usar agua fervente)
  • 200 gr de cogumelos Paris frescos
  • 1 vidro de palmitos
  • salsa e cebolinha picados
  • sal e pimenta a gosto
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Em uma panela grande aqueça 2 colheres de óleo, doure o alho poro e a cebola. Tempere com um pouco de sal. Mexa sempre ate que a cebola fique transparente, começando a dourar. Coloque o arroz arbóreo, tempere com sal e pimenta e mexa bem.

Acrescente o caldo de legumes quente, ou agua fervente aos poucos e continue mexendo. Sempre que necessário coloque mais um pouquinho de caldo.  Este processo dura mais ou menos uns 15 ou 20 minutos. Coloque mais um pouco de caldo, abaixe o fogo e prepare os cogumelos e os palmitos.
Em uma frigideira coloque as outras 2 colheres de óleo, deixe aquecer bem e doure os cogumelos temperando com uma pitadinha de sal. Acrescente a salsa e a cebolinha. Leve os cogumelos salteados a panela e misture ao arroz. Mexa delicadamente.

Repita o mesmo processo com os palmitos. Na mesma frigideira, coloque um fiozinho de óleo, aqueça e leve as rodelas de palmito para saltear. E um processo bem rápido.  Em seguida misture os palmitos salteados ao arroz na panela e mexa delicadamente apenas para agregar os ingredientes.

Caso você quiser pode colocar azeite de oliva extra virgem na hora de servir o risoto. Dependendo do tipo de risoto as vezes eu coloco uma colher de óleo de coco no final. Fica maravilhoso também.
Tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por uns 5 minutos antes de servir. Sirva com uma salada de sua preferencia e um delicioso vinho tinto seco. Fica sensacional, experimente!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários:

  1. Olá, Lori...

    Vou começar a frequentar esse seu cantinho.

    Há tempos eu andava procurando um blog de receitas sem crueldade animal.

    Estou tentando o ovolactovegetarianismo (tendo uma enorme família carnívora), mas....chego lá...

    beijinhos,

    Lígia e turminha :)

    ResponderExcluir
  2. Ola Ligia!

    Seja muito bem vinda querida!
    Fico feliz que gostaste do meu cantinho! Sinta-se a vontade, faca dele o teu cantinho tambem!
    Caso precisares de alguma dica, ou se tiveres qualquer duvida sobre as receitas ou alimentacao vegana, eu ficarei muito feliz em ajuda-la!
    Tudo tem o seu tempo, as mudancas verdadeiras tem que acontecer aos poucos. Nada de radicalismo.

    Comeca mudando aos poucos, eliminando as coisas que tu gosta menos e que sao mais prejudiciais a saude. Fazendo desta maneira quando tu te der conta ja seras uma vegetariana e depois e so seguir e o passo para o veganismo sera bem mais facil.

    Eu procuro fazer receitas muito simples e gostosas que nao requerem muita elaboracao.

    Estou feliz que queiras mudar, e mais feliz ainda que gostaste do meu blog e que estaras por aqui sempre!

    Obrigada por assinares meu blog!

    beijos

    Lori

    ResponderExcluir

  3. Ligia, adorei o teu blog!
    Ja sou tua seguidora!
    Parabens pelo bom gosto!
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Lori minha querida, como vc mesma disse no facee, eu amo cogumelos e palmito e creio que essa receita foi a combinação perfeita, assim como vc.
    Amei!
    Beijos no teu belo coração,
    Jana.

    ResponderExcluir
  5. Minha doce e tao querida amiga Jana! Tuas palavras tao gentis encheram meu coracao de alegria!
    Obrigada mesmo por estar sempre presente e participar dos meus projetos e aventuras na cozinha!
    Sabia que ias gostar, ainda mais risoto! lembrei de ti na hora e pensei como seria legal se poudesse compartilhar esta comida deliciosa contigo!
    Sinta-se homenageada amiga!
    Que feliz eu sou em ter te encontrado no meu caminho! Tu me faz muito bem!
    beijos amiga linda!

    ResponderExcluir
  6. Lori, querida,

    Só hoje vi que você me respondeu aqui. Não tenho o hábito de fazer marcações para receber emails dos blogs.

    Obrigada, pelas suas palavras de incentivo.

    Lori, eu já não consumo carne de frango há 10 anos, suina há 5, bovina, consigo ficar meses mas...minha família ADORA churrascos - em todos os encontros a comilança gira em torno das carnes...Confesso que de vez em quando escorrego, na carne bovina e no salmão!

    Mas, eu chego lá!!! Quero muito!

    Lori, dei uma olhadinha no seu cantinho, estou mesmo adorando. Já segui sua sugestão de cebolinhas, coloquei-as nos vidrinhos com água. Quero muito vê-las brotando e tê-las sempre fresquinhas nos meus pratos.

    Tenha uma ótima semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lori!Que delicioso aspecto tem o teu risoto! Sabes que eu nunca fiz nem comi risoto na vida...acho que está na hora de colmatar esta falha, esta tua receita parece-me bem para isso!
    Bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Ligia!
    Bom que tens a consciencia e vontade de mudar. Sei que nao e facil, mas tambem te garanto que nao e tao dificil como possa parecer.
    Acho que o mais dificil e o convivio social especialmente com a familia quando se para de comer carne. E muito complicado para as pessoas entenderem e temos que ter muita paciencia e perseveranca.
    Acredite amiga, vai chegar uma hora que tu vais conseguir!
    Na minha opiniao o melhor caminho e a culinaria vegana. Nossas comidas sao muito gostosas, super saudaveis e inacreditavelmente faceis de fazer.
    Fazendo comidinhas veganas e oferecendo para as pessoas experimentarem e um otimo caminho para fazer com que eles pelo menos pensem que e possivel uma dieta saudavel e livre de produtos de origem animal.
    Estou sempre a disposicao para ajudar-te quando precisares!
    grande beijo para ti e tua turminha!
    Um otimo final de semana!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis