Batatas ao Forno com Cogumelos e Algas

Deliciosa sugestão de batatas assadas ao forno com cogumelos, algas, legumes e ervas frescas. Uma receita elaborada, com varias etapas de preparação, mas que nem por isto é difícil. Leia atentamente antes de começar. Rende muito, é perfeito para receber convidados para jantar, tem um lindo visual e o sabor com certeza agrada. Se você não tem algum dos ingredientes como as algas e os cogumelos, não se preocupe, use o que você tem em casa e faça as suas batatas assadas no forno que eu tenho certeza que vão ficar deliciosas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Serve 4 pessoas


INGREDIENTES


  • 500g de batatas de preferencia orgânicas
  • 1 cenoura grande cortada em rodelas
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 xícara de cogumelos frescos (ou secos)
  • salsa e cebolinha a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 3 colheres de sopa de alga wakame
  • 2 colheres de sopa de shoyo ou tamari
  • 2 colheres de sopa de azeitonas pretas (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal para fritar e saltear
  • azeite de oliva o suficiente para regar depois de pronto
  • manjerona (opcional)

PREPARO


Hidrate as algas com água quente em uma vasilha de louça ou vidro. Se utilizar cogumelos desidratados faça o mesmo processo de hidratação em água quente para os cogumelos e reserve.

Cozinhe as batatas inteiras com a casca em água e sal. Quando levantar fervura conte 10 minutos e desligue a panela. Retire com cuidado as batatas e coloque em uma travessa. Utilize a água que foi usada nas algas e nos cogumelos para cozinhar rapidamente as cenouras temperando apenas com uma pitadinha de sal. Se for necessário acrescente um pouquinho mais de água.

Não deixe cozinhar demais, as cenouras devem estar "al dente".
Retire imediatamente da água e deixe esfriar um pouco para poder cortar e montar o prato. Corte as batatas e as cenouras em rodelas grandes e reserve. Em uma frigideira grande aqueça 1 colher de sopa de  óleo e frite os cogumelos temperando com um pouco de sal. Remova da frigideira e reserve. Na mesma frigideira coloque mais duas colheres de sopa de óleo e frite o alho com uma pitadinha de sal e acrescente a salsa e cebolinha picadas. Então acrescente as rodelas de batata aos poucos salteando rapidamente tendo o cuidado de mexer com delicadeza para evitar que as rodelas de batata se quebrem.

Este é o motivo que pedi antes para que as batatas e cenouras não sejam cozidas em demasia para que não desmanchem quando saltear na frigideira.
Em um refratário grande disponha as batatas a medida que vai salteando na frigideira. Misture delicadamente os cogumelos que foram fritos antes com batatas no refratário. Na mesma frigideira salteie rapidamente as cenouras. Não época necessário colocar mais óleo. O que tiver na frigideira vai ser suficiente para saltear as cenouras. Acrescente as cenouras salteadas ao refratário junto com as batatas. Na mesma frigideira coloque mais 1 colher de óleo e frite rapidamente as cebolas temperando com um pouco de sal e adicione aos outros ingredientes no refratário.



Caso for utilizar manjerona, disponha algumas folhinhas sobre os ingredientes no refratário, misture as algas, as azeitonas cortadas em rodelas, a salsa e cebolinha picadas, regue com o molho shoyo se for utilizar.


Leve ao forno médio por uns 15 minutos ou até dourar. Não é necessário cobrir a forma. Como todos os ingredientes foram previamente salteados na frigideira e cozidos, o tempo de forno é apenas para dourar e agregar o sabor da mistura de ingredientes. Se quiser, depois de pronto pode regar com um pouco de azeite de oliva. Fica maravilhoso.



Sirva imediatamente. Pode servir com arroz caso quiser, mas não é necessário. Uma salada acompanha muito bem este prato que pode ser considerado um prato único.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

3 comentários

  1. Fiz a receita e é, simplesmente, di-vi-na! Obrigada por compartilhá-la com todos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentario Rafaela!!!
    Fiquei super feliz que fizeste a receita e que aprovaste!

    E uma receita muito gostosa mesmo e o resultado sempre agrada!

    Volte sempre querida, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Howdy terrific blog! Does running a blog such as this take a great deal of work?
    I have absolutely no knowledge of computer programming but I was hoping to start my own blog in the
    near future. Anyway, should you have any recommendations or
    techniques for new blog owners please share.
    I know this is off subject however I just needed to ask.
    Cheers!

    Look at my web blog; the pilates studio

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis