Bolo Assado de Arroz com Legumes

Uma excelente alternativa para utilizar sobras de arroz e legumes. Muito simples e rápido de preparar. Você pode adicionar ervas frescas, temperos, legumes, sementes e muito mais e fazer as misturas de sabores que mais gosta. Esta receita é apenas uma inspiração que você pode usar como base para criar as suas receitas de bolo de arroz com os legumes, ervas e temperos de sua preferencia. Caso você preferir pode fazer esta receita sem glúten utilizando farinha de arroz, grão de bico ou outra que não contenha glúten.




INGREDIENTES

  • 2 colheres de sopa sementes de linhaça moída
  • 4 colheres de sopa de água para hidratar a linhaça
  • 2 xícaras de arroz cozido (pode usar sobras)
  • 1/2 cebola media picada
  • 1/4 xícara de alho poro picado
  • 1/4 xícara de salsa e cebolinha picados
  • 1 cenoura pequena cortada
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa de semente de gergelim
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Em uma vasilha pequena coloque a linhaça e misture com as 4 colheres de água e deixe descansar enquanto prepara o restante da receita.



Coloque a cenoura cortada em pedaços no processador e triture um pouco. Acrescente a cebola e o alho poro e bata um pouco mais somente para misturar. Adicione então o arroz e a mistura da linhaça e processe um pouco mais um pouco somente ate misturar. Leve esta mistura para uma bacia, coloque o óleo, o vinagre, o sal e a pimenta e misture  a farinha de trigo alternando com a água. Coloque por ultimo a salsa e cebolinha e as sementes de gergelim misturando delicadamente.

Unte uma forma retangular e espalhe a massa. Asse em forno pré-aquecido em temperatura media  de 180C por mais ou menos 30 minutos ou ate que esteja dourado. Sirva com uma salada de sua preferencia. Fica gostoso ate mesmo depois de frio. Você também pode servir com pastinhas ou molho vinagrete ou cremoso. Use a sua imaginação e invente a melhor maneira de servir.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

24 comentários

  1. Amiga, amei!!
    Não tem glutén!!! OBAAAAAA
    Escuta, me tira uma dúvida: qual a função da vinagre?!
    O Nutritional Yeast entra pra dar sabor?!
    Fico esperando a resposta!!
    Beijo de Alegria!!!
    Clarinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei pois não tem glútence nem fermento adorei, pois eu eliminei o glúten da minha alimentação, o glúten não é benéfico para nós. Flor eu sei que a pergunta não foi pra mim, mas me desculpa a dona do blog e a vc querida em responder mas de outra maneira, não sei o que o vinagre faz na receita, mas eu não gosto de usar vingre, pois meu professor de química falou que mais ou menos 1 ou é 2 gotas de vinagre elimina 100 grama de sangue, então, tudo que tem vinagre eu substituo por limão.

      Excluir
  2. Bom dia amada Clarinha!!!!!
    Esta receita tem a farinha de rosca que pode ser substituida por farinha de pao sem gluten sem problemas. Quanto a farinha de trigo que usei pode ser tambem a farinha de arroz ou alguma outra sem gluten que costumas usar e entao a receita vai ficar sem gluten!

    A funcao da farinha nesta receita e apenas para dar a liga e como eu uso a semente de linhaca que tambem faz isto, as outras farinhas nao trabalham sozinhas.

    Quanto ao vinagre e apenas para deixar a massa macia. Nao deixa gosto nenhum amiga, mas tambem e opcional, caso nao queiras usar, pode simplesmente deixar de lado.

    Fiquei feliz que gostaste da minha sugestao!
    Um maravilhoso domingo para ti e os teus!
    mil beijos amiga querida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rosa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por comentar sobre a receita. É muito simples de fazer e tu podes aproveitar sobras de legumes e temperar a gosto usando ervas frescas ou secas a vontade. A farinha pode ser sem glúten e como é usada uma pequena quantidade apenas para dar liga, não tem problema o tipo de farinha que vais utilizar.

      Quanto ao vinagre pode ser opcional. Como esta receita não leva fermento eu usei um pouquinho de vinagre apenas para deixar a massa mais fofinha. Não é necessário utilizar se não quiseres, porque somente usando a semente de linhaça já é suficiente.

      Vou pesquisar sobre o que falaste do vinagre, não sabia e fiquei curiosa sobre o assunto. Obrigada por compartilhar esta informação. Um grande abraço, se fizer a receita me conta como ficou!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Amei essa receita. Dica: Substitua a farinha de trigo por farelo de aveia e a farinha de rosca por farelo de trigo... funciona ;-)

    ResponderExcluir
  4. Querida Cintia!!!
    Que alegria receber tua visita aqui!!!
    Obrigada pelo teu comentario tao carinhoso amiga!
    Obrigada pela dica! Eu nao conheco farelo de aveia, seria a aveia em flocos finos? Eu tenho aveia em flocos grandes, mas posso processar. O farelo de trigo eu tenho em casa, e maravilhoso!
    Da proxima vez que fizer vou modificar e usar as tuas dicas!
    Adorei! Enriquece muito em fibras e vitaminas! Perfeito!
    grande beijo querida, um otimo domingo para ti!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lori!Mais uma sugestão deliciosa que nos trazes, e sobra sempre arroz. Até congelo para aproveitar...Vou fazer quando tiver!
    Também faço um arroz de forno, baseado numa receita de minha avó que é uma delícia, deixo-te o link:
    http://aromadecaf.blogspot.pt/2011/08/2-segunda-sem-carne.html
    Beijinho e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Que receita ótima. É sempre bom saber alternativas para aproveitar as sobrinhas que ficam na geladeira. Acho muito triste jogar comida fora.
    Obrigada :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Lori, querida,

    Minha mãe costuma fazer bolinhos de arroz com as sobras...vou apresentar-lhe essa sugestão, pois é simples...

    Tenha uma ótima semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir
  8. Lina querida!!!
    Sempre e bom ter ideias diferentes mesmo para aproveitamento de sobras! Eu adoro bolo de arroz! E tao facil de fazer e nos permite tantas variacoes com diferentes legumes e verduras! Obrigada pelo link, vou la conferir!!!
    beijos amiga preciosa!

    ResponderExcluir
  9. Minha Vivi querida!!!
    Eu nao jogo nada fora, procuro aproveitar o que posso e nao desperdicar nada!
    Esta receita e tao simples que parece brincadeira. E apenas uma inspiracao para se criar coisas diferentes e deliciosas!
    Beijos minha linda e obrigada pela tua visita!

    ResponderExcluir
  10. Ligia minha amiga querida!
    Eu sempre fazia bolo de arroz mas frito. Faz muito tmepo que nao faco mais o bolo de arroz frito. Descobri que fica muito gostoso e claro, saudavel fazer no forno.
    As vezes eu simplesmente pego as colheradas e disponho na assadeira untada e levo para assar! Fica no formato de bolinho e fica muito gostoso tambem!
    Beijos amiga linda, volte sempre e da um grande abraco na mae!
    Espero que ela goste da sugestao!

    ResponderExcluir
  11. Deliciosa receita, recomendo! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário Guilherme!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  12. não vai fermento? fiz hoje para o almoço, estou ansiosa para provar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana,

      Eu não usei fermento para esta receita. Não é necessário. Caso quiser uma massa mais fofinha tu podes colocar uma colher de sobremesa de fermento em po químico, aqueles que a gente usa para bolo.
      abraços e muito obrigada pela visita

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Você tem alguma receita para fazer um creme que possa substituir o creme de leite de soja? Minha filha não come as receitas que faço quando sente que tem creme de leite de soja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela participação. Eu costumo fazer creme com aveia ou castanhas de caju. O de aveia é bem simples de fazer e não fica com gosto de aveia. Tu faz tipo um molho branco e usa nas receitas. A consistência pode ser controlada de acordo com a necessidade da receita. Se quiseres um creme mais consistente usa menos líquido.
      Vou te dar um link de o link de algumas receitas onde eu uso estes cremes.

      http://blog.veganana.com.br/2014/02/torta-de-batatas-com-molho-de-aveia.html


      http://blog.veganana.com.br/2013/09/strogonoff-de-grao-de-bico-com-molho-de.html

      http://blog.veganana.com.br/2013/07/abobrinha-verde-com-molho-branco.html

      http://blog.veganana.com.br/2012/08/molho-branco-cremoso-de-castanhas-de_11.html

      Espero ter ajudado. Clica nos links destas receitas e dá uma olhadinha como eu faço os molhos cremosos para as receitas. Se precisares de mais alguma ajuda, me escreve novamente que estou à disposição.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Mas para usar farinha sem glúten eu coloco a mesma quantidade de farinha?
    Estou tentando usar menos farinha de trigo e não tenho base para usar outra.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amiga,

      Sim, podes usar qualquer farinha sem glúten na mesma quantidade indicada na receita. Eu já fiz este tipo de receita com farinha de grão de bico e com farinha de arroz. Fica muito bom também. Tu podes misturar dois ou mais tipos de farinha sem glúten.
      Muito bom tentar usar menos farinha de trigo. Com certeza uma dieta sem baixa em glúten é bem mais saudável.

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa me escreve novamente.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  15. Olá bom dia!!! estou contente por ter encontrado esse blog!! mudei radicalmente minha alimentação há quase 3 meses, pois descobri que tenho intolerância ao glúten e a lactose! E estou fazendo de tudo para ter uma alimentação vegetariana;.... é bem melhor!!! para vivermos com mais qualidade de vida!!! gostei muitíssimo dessa receita... obrigada!! estarei seguindo vcs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcia,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo contato.
      Estou feliz que encontraste o blog e que de alguma maneira as minhas receitas podem ajudar nas tuas mudanças alimentares. Com certeza esta é a melhor escolha, e a tua saúde agradece.
      Um grande abraço, volte sempre para me visitar e se precisar de alguma dica ou ajuda que eu puder te oferecer, estou à disposição.

      Lori Ellis

      Excluir
  16. Parabém pela receita, adorei porque ela pode fazer sem glúen, estou querendo fazer hoje a noite, mas falta a gergilim e o alho poró,vou fazer assim mesmo, tomara que fique bom, em vez do alho paró vou usar o normal.😘😘😘❤❤❤👏👏👏👏👏😇😇

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por vir me visitar e comentar sobre a receita. Espero que tenhas gostado se chegaste a fazer. Os temperos podem variar de acordo com o teu gosto e o que tiver disponível em casa. Use ervas frescas e secas fazendo as combinações que mais gostas, e invente receitas diferentes acrescentando legumes ao bolo. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis