Bolo de Limão

Bolo de limão é o mais pedido aqui em casa sempre. Esta receita é simples e fácil de fazer, o bolo fica fofinho e muito gostoso. Uma delicia para servir om chá ou café. Pensei em fazer algo diferente. Queria polvilhar açúcar em cima do bolo para dar um efeito especial e depois decorar com raspas de limão. Não uso açúcar de confeiteiro e então resolvi improvisar... Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
 Por Lori Ellis /Veganana
Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: Serve 6 pessoas
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo 
  • xícaras de açúcar cristal
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 1/4 xícara de água em temperatura ambiente
  • suco (caldo) de 1 limão
  • raspas de 1 limão  
  • 1 pitada de sal


 
PREPARO

Misture os ingredientes secos e acrescente aos poucos a água alternando com o óleo. Misture bem ate formar uma massa homogênea. Acrescente então o extrato de baunilha, as raspas e o sumo do limão. Esta massa não necessita uso de batedeira. Não é necessário bater muito, apenas o suficiente para agregar bem os ingredientes e formar uma massa homogênea, mais pastosa do que liquida. Unte generosamente uma forma retangular, disponha a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 40 minutos. Espere esfriar para colocar o açúcar de confeiteiro caso desejar.


 
AÇÚCAR DE CONFEITEIRO FEITO EM CASA

Eu não uso nenhum produto refinado, muito menos açúcar. Queria muito fazer este tipo de receita e outros que necessitam de açúcar mais "refinado". Então resolvi tentar e descobri que posso transformar o açúcar granulado comum em açúcar de confeiteiro. Simplesmente peguei o açúcar granulado grosso que uso para as minhas receitas e bati no liquidificador em potencia máxima ate virar um "falso açúcar de confeiteiro". Ficou sensacional!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

22 comentários

  1. Olá! Parabéns pelo site!
    Gostaria de tirar uma dúvida: se fizer a receita sem essência de baunilha, não presta, qual o efeito no sabor? Pois aqui na minha cidade não vende!
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga,

      Obrigada pela mensagem. Desculpe não ter respondido antes, acabei perdendo tua mensagem, e so encontrei agora.
      Não tem problema nenhum em fazer o bolo sem a baunilha.
      E apenas pelo sabor, não altera em nada a receita.
      Pode fazer que fica muito bom mesmo sem a baunilha.

      abraços e muito obrigada pela visita
      volte sempre!

      Excluir
  2. Fiz hoje e a massa ficou pesada, parece que crua por dentro, grudenta... não ficou fofinho. Queria um bolo fofinho e ficou meio que embolado sei lá... não sei se é o óleo que deixa assim, queria um bolo fofo como quando se coloca clara em neve... será que é possível? Frustrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a)

      Sinto muito que não ficou legal o teu bolo.

      Vários fatores podem ter influenciado no resultado da receita.
      A quantidade de óleo proporcional aos ingredientes secos esta dentro da medida normal, eu não acho que o óleo tenha deixado o teu bolo pesado e grudento. A menos que tenhas utilizado mais do que o indicado na receita, o que eu não acredito que tenha sido o problema.

      Os bolos veganos são diferentes dos que utilizam ovos, mas nem por isto não ficam fofinhos. Eu já fiz muitas receitas de bolos que recheei e ficou quase como um pão de ló normal.

      Esta receita é muito simples, eu já fiz milhares de vezes e nunca aconteceu isto que estas relatando.

      Eu gostaria de poder te ajudar a entender o que aconteceu, e também gostaria que tu não desistisse, mesmo com a frustração de não ter dado certo da primeira vez que fizeste.

      Tu mesma podes analisar detalhes importantes como a qualidade dos ingredientes que utilizaste, farinha, fermento, açúcar e outros, assim como o bom funcionamento do teu forno.

      Todos estes fatores podem influenciar no resultado de um bolo. Um ingrediente que não esteja bom pode estragar tudo.

      As receitas que eu posto aqui são todas testadas e aprovadas, especialmente os bolos que são o que tem de mais critico para fazer, e as vezes as pessoas tem dificuldade de acertar por um motivo ou outro.

      Já aconteceu comigo de fazer receitas de bolo que não ficaram boas e eu tive que simplesmente botar fora. Mas eu nunca desisti, vou fazendo ate acertar. Só assim eu consigo bons resultados com medidas exatas para poder compartilhar com vocês.

      Não desiste, tenta de novo. Se eu puder ajudar tentando esclarecer duvidas sobre esta ou outra receita, pode me escrever aqui ou na pagina do facebook que terei prazer em ajudar.

      Mais uma vez sinto muito pela tua frustração, entendo como é isto, mas espero que voltes a fazer e me escreva contando que deu certo.

      Lamento não poder chama-lo pelo nome, da próxima vez que escreveres por favor se identifique para que eu possa saber com quem estou falando.

      Muito obrigada pela participação e comentário.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi! Fiz ontem essa receita, a primeira desse tipo. Achei bem fácil e o bolo ficou fofinho! Depois de quarenta minutos assando, a massa ainda estava mole e grudenta. Aumentei um pouco a temperatura e deixei mais uns 15 minutos. O resultado foi uma massa mais seca, fofa. O fundo grudou porque não untei com farinha de trigo, mas consegui descolar com a faca :) Gratidão pela receita!

      Excluir
    3. Oi Vinicius, tudo bem?

      Seja bem vindo e obrigada por compartilhar conosco a tua experiência com a receita. Muitas vezes o bolo não fica bom por problemas de temperatura do forno. No teu caso tiveste que deixar mais tempo porque a massa não tinha assado em 40 minutos. Acredito que tenha ficado seco por este motivo. Tenta fazer de novo, este bolo é muito fácil e delicioso, e se colocares o forno para aquecer uns 10 ou 15 minutos antes de colocar o bolo para assar, pode ser que ajude. Não sei se fizeste isto. De qualquer maneira fazer bolos é sempre uma alquimia que nos surpreende, as vezes de maneira não muito agradável. Eu mesma já tive inúmeras situações em que não consegui um bom resultado nas minhas receitas de bolo. Mas o importante é não desistir, tenta de novo que dá certo. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Ana Carolina,

      Pode usar farinha integral sim amiga. Tu podes fazer meio a meio que vai ficar bem legal.
      Se fizeres volta aqui para me contar como ficou.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Amiga do bolo de limão, sempre faço meu próprio açúcar de confeiteiro tbm, já experimentou o bolo funcional? uma hora dessas eu posto a receita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Não experimentei ainda fazer o bolo funcional. Quando fizeres posta a receita e me manda o link ou como eu posso fazer para acessar. Tenho curiosidade de fazer também.

      Um grande abraço, obrigada pela visita e comentário, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, você falou que não usa nada refinado, o trigo é integral ou refinado (branco)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a)

      Eu não uso nenhum produto refinado mesmo! Todos os produtos que uso são orgânicos porque tenho facilidade de encontrar muitas opções orgânicas onde moro. Quanto a farinha de trigo eu sempre compro a comum, que não e refinada. Como eu não moro no Brasil, não sei exatamente como chamam a farinha de trigo branca que não é refinada.

      Há mais de 10 anos atrás quando eu morava ai, lembro que existiam dois tipos de farinha, a "comum" e a "especial" que era refinada sofria um processo de branqueamento. Eu sempre usava a comum que era mais escura que a especial.

      Para minha surpresa da ultima vez que fui ao Brasil, fui ao supermercado procurar farinha orgânica comum, e não encontrei. Perguntei para varias pessoas, e parecia que eu estava falando grego.... Ninguém sabia o que era farinha comum.... Fiquei perdida e sem saber como rotular e recomendar as farinhas nas minhas receitas.

      Aqui onde moro (Usa) eu uso a farinha que se chama (unbleached) orgânica. É bem mais escura que a outra, mesmo sem ser integral. Na realidade, esta é a farinha que não sofreu nenhum branqueamento.

      As vezes fica muito difícil para mim a questão dos ingredientes pelo fato de eu não morar no Brasil. Mas de qualquer maneira, eu sempre insisto em recomendar que as pessoas evitem usar produtos refinados, e que na medida do possível utilizem orgânicos.

      Para esta ou qualquer outra receita de bolo, pode ser utilizado farinha integral misturada com a outra, ou então farinhas sem glúten.

      Não sei se consegui esclarecer a sua duvida, obrigada por participar e levantar a questão.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Qual valor posso cobrar no quilo do bolo vegano recheado e confeitado?
    Ele é mais caro que o comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilma, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Infelizmente eu não tenho como te ajudar a chegar a um valor para cobrar em bolos veganos. Eu acho que quanto mais elaborado e mais ingredientes, maior o valor. uma coisa que poderias fazer é pesquisar no Google sobre o valor de mercado de bolos veganos. Como eu moro fora do Brasil, não teria mesmo condições de te dar uma ideia de preço. Boa sorte, espero que consigas chegar a um valor justo para o teu trabalho. Um grande abraço, bons negócios e muito sucesso no teu trabalho!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Oi Lori.
    Fiz esse bolo e ficou bem fofinho, uma delícia e todos aqui em casa gostaram muito e não acreditaram quando expliquei a receita pra eles. Realmente eles se surpreenderam.
    Estou amando o seu blog... está me ajudando tanto! Estou fazendo muitas receitas.
    Um grande abraço em você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Cecília, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fico muito feliz que todos tenham gostado, e sei bem como é quando as pessoas ficam impressionadas em saber que conseguimos fazer um bolo delicioso, macio, fofinho sem ovos e sem leite. Isto é bom demais, porque com estas delícias conseguimos pelo menos fazer com que as pessoas se surpreendam e acreditem que é possível comer muito bem sem produtos de origem animal. Fiquei feliz por ti, e agradeço muito por acompanhar o blog e vir me visitar. Venha sempre, me conte das coisas boas que anda fazendo!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  8. Boa tarde! Queria tirar umas dúvidas. Eu posso usar o óleo de soja? Qual o tamanho da forma? É grande, média ou pequena? E para untar, é com farinha e manteiga, ou farinha e óleo? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário. Tu podes usar qualquer óleo de cozinha que estás acostumada a usar para preparar os teus alimentos. Pode ser de soja sim, sem problema. Eu unto a forma apenas com óleo, não coloco farinha para untar a forma quando asso bolo. Pode ser manteiga se preferir, mas não se preocupe em polvilhar farinha. Eu usei uma forma de tamanho médio. Pode usar a forma no formato que preferir, o que for mais conveniente para ti. neste caso eu usei uma assadeira retangular, mas a mesma receita pode ser feita na forma redonda de buraco no meio, tipo forma de pudim. espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Oi.Eu aprendi q nos bolos veganos a gente deve usar 2 colheres de fermento p ficar fofo. Em fundamento? Só não consegui ainda fazer uma massa salgada p torta q fique legal. No.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niamar, tudo bem?

      Eu sempre uso 1 colher de sopa de fermento para as minhas receitas de bolo e não acho que seja necessário utilizar duas. Tenho várias receitas de torta salgada aqui no blog que talvez possam te ajudar. Veja nos links abaixo.

      http://blog.veganana.com.br/2012/12/torta-de-cogumelos-palmitos-e-azeitonas.html

      http://blog.veganana.com.br/2015/07/torta-de-grao-de-bico-com-legumes.html

      http://blog.veganana.com.br/2016/03/torta-de-grao-de-bico-com-palmitos.html

      http://blog.veganana.com.br/2016/10/galette-vegana-de-abobrinhas.html

      http://blog.veganana.com.br/2012/08/torta-de-legumes-e-aveia.html

      Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Oi Lori,é uma alegria poder compartilhar que acabei de fazer e comer o Bolo de limão e está super aprovado. Sou iniciante no veganismo e tenho buscado muito sobre a culinária,vindo parar em seu blog. Amei.
    Muito louvável quando as pessoas se dispõem a servir e compartilhar. Super abraço pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Cecília, tudo bem?

      Seja bem vinda! Fico muito feliz que tenhas gostado do bolo e agradeço pelo comentário tão carinhoso. Parabéns por escolher o veganismo e estar em busca de conhecimento e informações. Na realidade o veganismo nos leva a isto naturalmente. A vontade de aprender é muito grande quando nos tornamos veganos. Continue pesquisando, buscando aprender cada vez mais, testando receitas e descobrindo este mundo maravilhoso da alimentação vegana.
      Fiquei feliz que chegaste ao meu blog, muito prazer em conhecê-la, espero que venhas mais vezes me visitar e que me conte como está a tua jornada vegana. Compartilhar é mais uma alegria que o veganismo nos inspira. Fico feliz em poder dividir o pouco que sei e com as minhas receitinhas inspirar as pessoas.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis