Grão de Bico com Abobrinhas

Grão de bico é tudo de bom, delicioso, nutritivo e muito versátil. Esta é uma simples sugestão que você prepara rapidamente e pode aproveitar sobras de legumes e temperos que tem na geladeira para acompanhar o grão de bico. Geralmente eu cozinho o grão de bico apenas em agua e sal, e mantenho na geladeira para fazer receitas diferentes temperando na hora de servir. Fica muito mais gostoso com o tempero fresquinho. Tendo grão de bico cozido na geladeira você pode preparar receitinhas muito gostosas como hummus, strogonoff, sopa, salada ou uma receitinha como esta aqui, apenas com legumes e temperos.


Serve 3 pessoas


INGREDIENTES

  • 2 xicaras de grão de bico previamente cozido
  • 1 abobrinha verde media
  • 1 cebola media picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1 colher de sopa de caldo de limão
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Aqueça o óleo em uma frigideira grande de boca larga. Coloque o alho, abaixe o fogo e deixe dourar rapidamente tomando muito cuidado para não queimar. Acrescente a cebola, tempere com um pouco de sal e deixe refogar ate que a cebola fique transparente quase dourada. Acrescente o grão de bico sem caldo, previamente cozido e escorrido.

Misture ao refogado e deixe apurar por uns 3 minutos. Caso o grão de bico esteja frio, deixe mais tempo para que pegue o gosto dos temperos e aqueça junto com o refogado. Quando o grão de bico estiver levemente dourado, acrescente a abobrinha cortada em pequenos cubinhos e mexa delicadamente. Coloque o caldo de limão, deixe apurar por mais 3 minutos.

Não deixe a abobrinha cozinhar demais. Fica muito mais gostoso se você deixar "al dente", levemente cozida.

Você pode usar ervas e temperos frescos ou secos de sua preferencia para esta receita. Veja o que tem na geladeira e aproveite para incrementar esta ideia com sabores diferentes. Sirva quentinho com o acompanhamento que você preferir. Fica delicioso servir com arroz e salada.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Fim de Ano com verão para mim, esta receita é uma dica maravilhosa! Fresca, saudável e com a cara das festas de fim de ano do Brasil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Elaine querida!!!!
    Saudades de ti amiga!
    E verdade, enquanto aqui nos estamos pensando em comidinhas quentes, ai e o contrario!

    beijos amiga e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Vani querida, que alegria receber a tua visita aqui amiga!
      Muito obrigada por acompanhar o meu trabalho, obrigada pelo teu carinho de sempre! Tu é um doce de pessoa que mora no meu coração!
      Seja sempre muito bem vinda aqui!

      grande beijo

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá, tenho uma dúvida, você não descasca o grão de bico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a),

      Nunca tirei as cascas do grão de bico. Algumas delas saem naturalmente quando se deixa de molho. Nunca achei que deveria descascar, mas fiquei curiosa com a tua pergunta e vou pesquisar a respeito porque não tenho muita informação para te dar sobre isto.

      Um grande abraço e obrigada pelo contato. Volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Primeira visita no blog e adorei! Vou fazer essa receita amanhã no almoço. Obrigada pela inspiração!!! Parabéns pelo teu trabalho! Virei fã!! Um grande beijão, Mila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila, tudo bem?

      Que legal, seja muito bem vinda! Obrigada pelo carinho de vir me visitar e deixar esta mensagem tão fofa, fico feliz em tê-la aqui! Quando puder volta para me contar como ficou a receita, espero que tu tenhas gostado. Obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, espero te ver mais vezes por aqui!

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis