Manteiga Cremosa de Amêndoas

Esta manteiguinha é uma delicia e de um sabor muito delicado. Perfeita para passar no pão, servir com torradinhas ou também pode ser a base para fazer pastinhas com ervas, azeitonas, alho, tomates secos, e enfim o que você imaginar. Como tem um sabor neutro também fica ótima no pão com geleia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


PREPARO DAS AMÊNDOAS
  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • água filtrada para demolhar

Lave as amêndoas e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e adicione pelo menos o dobro de água filtrada. Tampe e coloque na geladeira. No dia seguinte, lave e reponha a água. Leve de volta a geladeira e deixe por mais um dia de molho. Depois que terminar este processo, dois dias de molho, escorra e lave de novo as amêndoas. Deixe no escorredor por alguns minutos para secar um pouco. Retire as cascas com as mãos ou com um papel toalha. As cascas saem facilmente depois deste tempo de molho.


PREPARO DA MANTEIGA


  • 1 xícara de amêndoas demolhadas sem a pele (conforme instruções acima)
  • água filtrada o suficiente (veja instruções abaixo)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • sal a gosto

Depois de remover as cascas, leve as amêndoas brancas ao liquidificador. Então comece colocando a água filtrada aos poucos ate conseguir bater. Continue acrescentando mais água na medida que for necessário para continuar batendo.  Tome cuidado de não colocar muita água para não perder a cremosidade. Eu sugiro que coloque a água aos poucos para não errar o ponto que deve ser de uma pasta bem cremosa. Adicione o óleo e o sal. Bata mais ate conseguir um creme bem consistente e lisinho. Conserve na geladeira em pote de vidro fechado. Dura até 5 dias.


SUGESTÕES DE USO

Esta manteiguinha permite uma infinidade de usos. Pode-se fazer deliciosas pastinhas usando azeitonas, pepinos, cenouras, ervas frescas, tomates secos, azeite de oliva, limão ..... e o que mais sua imaginação permitir, ou simplesmente passar no pão quentinho. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

12 comentários

  1. Parece muito boa, vou experimentar! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentario amigo(a)!

      abracos e volte sempre

      Excluir
  2. Querida amiga, parece deliciosa!! Vou tentar e depois te conto!! :)
    Beijinhos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga linda!!!!
      E muito gostosa mesmo, e super fácil de fazer.
      Beijos e muito obrigada pela visita, adorei te ver por aqui!

      Excluir
    2. Parece muito boa e vou experimentar! Parabéns pelo blog!

      Excluir
    3. Obrigada amigo (a),

      abracos e volte sempre!

      Excluir
  3. Farei com certeza! Posso divulgar suas receitas maravilhosas em um grupo que criei no facebook sobre vegetarianismo e veganismo, dando crédito claro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mariana,

      Muito obrigada pela visita, prazer em conhecê-la! Com certeza podes divulgar as receitas no teu grupo. Se quiseres pode compartilhar direto daqui do blog ou da pagina do facebook. Caso copiares o texto, por favor coloque a origem da receita com o link do blog. Com isto estarás ajudando a trazer mais pessoas para conhecer o meu trabalho.

      Fico muito agradecida por ajudares a divulgar o blog. Muito sucesso com o teu grupo vegano.

      Quando fizeres a manteiguinha me conta como ficou e se gostaste.

      um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Não conheço óleo vegetal...qual é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cleide, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Óleo vegetal pode ser qualquer um que seja de origem vegetal, como de soja, de girassol, de arroz, de milho, de coco e por aí vai... Use o óleo que tu costuma usar para cozinhar, se resolveres fazer esta receita. Espero ter ajudado a esclarecer a tua dúvida. Se fizeres a receita, volta para me contar como ficou. espero que gostes. Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Oi Lori! Já faz um tempinho que curto o teu blog....fiz várias receitas e todas ficaram d e l i c i o s a s e com certeza farei essa também. Muito obrigada pela generosidade de dividir teus conhecimentos com todos. Um beijo no coração, Loni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Loni, tudo bem?

      Seja muito bem vinda amiga. Fico feliz e agradecida por acompanhares o blog. Muito bom saber que curtes as receitas e já experimentaste várias. As tuas palavras são um grande incentivo para mim, obrigada pelo teu carinho.
      Adorei a tua visita, venha mais vezes!

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis