Muffin de Mirtilo

Esta é a minha versão vegana de uma receita tradicional dos Eua.  A imagem do Blueberry Muffin, é o símbolo do estado de Minnesota desde 1988. Isto porque esta fruta é nativa do nordeste deste estado onde se desenvolve em abundancia. Muito comum nos Eua, esta pequena fruta é riquíssima em nutrientes como vitaminas A,C, E, minerais como zinco, ferro cobre e potássio. Conhecida também pelo seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório. No Brasil é conhecido como  mirtilo, e não é uma fruta muito comum, sendo muitas vezes difícil de encontrar e com um preço bastante elevado. 


Esta massa é básica e você pode inventar muitas receitas com ela. Caso você quiser pode fazer a mesma receita e assar como bolo no formato que preferir. Também pode usar uvas pretas ao invés de mirtilos. Os mirtilos se rompem ao assar liberando o suco dentro da massa dando um lindo efeito e um delicioso contraste de sabor.


 Rende 12 muffins grandes


INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo
  • xícara de açúcar granulado ou demerara
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 1/4 xícara de água
  • 3/4 xícara de óleo
  • 1 pitada de sal
  • xícaras de mirtilos


PREPARO

 
Comece preparando a forma que vai assar os muffins. Se você tiver uma forma especial de muffin e quiser, pode usar forminhas de papel dentro das cavidades da forma. Pode também usar formas de empadinhas. As forminhas de papel são opcionais.  Desde que a forma esteja bem untada você pode fazer apenas com a forma de muffins ou as forminhas de empada. Mesmo que use as forminhas de papel você deve untar. Muitas pessoas aqui (Usa) usam óleo em spray. Eu não gosto, não uso porque evito usar alimentos que venham em latas de qualquer tipo. Prefiro usar o método tradicional de untar a forma com óleo vegetal normal, ou óleo de coco.
Em uma bacia coloque primeiro os ingredientes secos (com exceção do fermento que deve ser acrescentado por ultimo sempre), e misture. Adicione então a água alternando com o óleo e adicione a essência de baunilha. Bata manualmente até conseguir agregar bem os ingredientes e obter uma massa lisa e uniforme. Acrescente os mirtilos e misture na massa delicadamente. Depois disto coloque o fermento em pó e misture novamente sem bater.
 

Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido em temperatura media por mais ou menos 35 minutos ou até que esteja douradinho.


Rende 12 muffins grandes.
 

Está pronto para saborear. Prepare um café ou chá e sirva estas delicias para quem você ama.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Humm..adoro mirtilos!!

    Lori, querida,

    Tenha um Feliz Ano Novo, com muita saúde, prosperidade e amor!!

    Você é uma pessoa especial,que respeita os seres vivos, que faz e compartilha suas receitas sem crueldade animal e que eu adorei conhecer e espero que estejamos juntas em 2013!!

    Beijinhos,

    Lígia e turminha
    `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Também adoro mirtilos amiga querida! estes muffins são deliciosos, um dos meus favoritos.
      Muito obrigada pela tua visita e comentário Ligia! Bom demais quando tu apareces por aqui amiga.
      Me desculpe não ter respondido antes o teu recadinho. Se vieres aqui e leres esta mensagem receba o meu carinho, um grande beijo e podes ter certeza de que a reciproca e verdadeira. Tu é uma pessoa muito especial que eu admiro muito!

      Desejo sempre tudo de bom para ti Ligia querida!

      beijos e volte sempre para me visitar

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis