Pão Australiano

Gente eu descobri esta receita hoje e não aguentei, tive que fazer. Uma amiga muito querida comentou comigo sobre este pão e me deu a receita. Na mesma hora eu vim para a cozinha e fiz a minha versão vegana desta delicia com os ingredientes que tinha disponíveis em casa. Ficou uma delicia, adoramos e eu vou repetir esta receita novamente. Fiz na maquina, quero fazer na versão manual também para ver como fica. Como não tinha muito tempo e decidi fazer de ultima hora, achei a versão maquina mais conveniente.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1 pão pequeno
Preparação: 1h 30 min



INGREDIENTES

  • 1 1/4 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1/2 xícara de melado
  • xícaras de farinha de trigo
  • xícara de farinha integral
  • 1/2 xícara de farinha de centeio
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico para pão
  • fubá para polvilhar


PREPARO NA MAQUINA

Coloque os ingredientes na ordem indicada no recipiente da maquina de pão. Comece pela água morna, o óleo e o melado. Depois siga colocando os ingredientes secos na ordem acima. Por ultimo coloque o fermento bem no meio da massa tendo o cuidado de fazer uma covinha para acomodar o fermento sem que o mesmo entre em contato com os líquidos.

A receita original de onde me inspirei apenas bate a massa na maquina e depois assa no forno convencional. Eu fiz o meu pão todo na maquina, usei o programa para pão integral de 600g e deixei até o fim. Da próxima vez que fizer vou assar no forno para ver como fica. Como fiz na maquina acabei não polvilhando a farinha de fubá. Pelo que percebi poderia ter desligado a maquina pelo menos uns 5 minutos antes de terminar porque o pão já estava assado. Digo isto porque na minha opinião pelo fato de este pão ser de massa bem escura é fácil queimar. Eu gostei do resultado, mas da próxima vez vou retirar um pouco antes porque ficou quase muito escuro para o meu gosto.


PREPARO MANUAL

Para fazer este pão a mão basta seguir as instruções abaixo. Comece preparando o fermento. Em uma vasilha coloque a água morna e 1 colher de chá de açúcar cristal e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar.

(Note que para fazer a massa a mão você deve usar 1 colher de chá de  açúcar branco para auxiliar a levedar o fermento. Este ingrediente não está listado porque não é necessário se fizer na maquina)
Em uma bacia grande coloque as farinhas, o sal, o cacau e o açúcar mascavo. Misture bem.  Despeje então a mistura do fermento já levedado. Acrescente o óleo, o melado e sove bem a massa ate que fique bem lisa e maleável. Se for necessário utilize mais farinha ou água morna para dar o ponto ideal para a massa. Prepare uma bola com a massa sovada e devolva a bacia. Coloque um pano de prato umedecido com água quente por cima da bacia, cubra com uma tampa e deixe em lugar aquecido para crescer por pelo menos 30 minutos.

Quando a massa dobrar de volume retire da bacia, monte o pão na forma untada, polvilhe o fubá e leve ao forno previamente aquecido desligado, e deixe crescer novamente. Quando a massa crescer, ligue o forno e asse por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. Preste atenção no forno quando estiver assando para não deixar queimar. Leia o que escrevi acima sobre isto. Este pão é sensacional, a massa é muito fofinha e o sabor indescritível.


Eu tive que modificar um pouco a receita original usando as farinhas que tinha em casa. Você pode modificar se for necessário, apenas mantenha as quantidades indicadas na receita e o resultado vai ser o mesmo.  A inspiração para esta receita veio daqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

15 comentários

  1. Olá, Lori!Mais uma receita ótima! Os ingredientes são bem diferentes. O melado daqui também é um pouco amargo, mas como eu não provei o melado brasileiro, não sei comparar...
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Lori!!!
    Maravilha de receita!!! Parabéns, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não sou vegetariana ou vegana (desculpe a ignorancia, não sei se há diferença...) mas gostaria de saber se posso retirar o melado sem que haja inbterferência no resultado ou no sabor...preciso evitar o açucar...posso tbm substituir o açucar das suas receitas quando houver por adoçante de stévia para forno e fogão? Onde encontro essa farinha de glúten mencionada na receita...estou querendo retirar a f. trigo para adotar uma dieta sem glútem...posso substituir por outra? Qual?

    Obrigada.

    Amo fazer pão e vou tentar fazer esses que vi no seu blog.

    Obrigada por colocá-los à disposição.

    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta com sucralose e conta pra gente. Farinha de centeio acha em lojas de produtos naturais. Abraços

      Excluir
  4. Lina querida!!!!
    Esta receita e deliciosa mesmo e vale a pena experimentar. Concordo contigo sobre o melado porque aqui tambem e bem amargo...
    Eu trouxe uns vidros de melado do Brasil quando fui no ano passado.
    O melado brasileiro e uma delicia, se tu provar nao vai mais comer os melados amargos.

    beijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode fazer melado de cana dissolvendo o mascavo em água levando ao fogo baixo sem ferver, até dissolver todas as pelotinhas. O melado de cana é um estágio antes do mascavo. Feito nos engenhos de cana de açúcar. pode experimentar, talvez seja uma boa solução.

      Excluir
    2. Que ideia genial, adorei esta dica Beth!
      Muito obrigada por compartilhar. Nunca fiz, mas vou experimentar com certeza. Especialmente para nos que moramos fora do Brasil e muito complicado encontrar melado de boa qualidade e saboroso como o que temos no Brasil.
      Um grande abraço amiga, obrigada pela tua visita e participação.

      Volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Meu amigo Alcione!
    Muito obrigada pela visita e comentario.
    Desculpe a demora em responder. Eu nao recebi notificacao deste comentario e so vi agora...

    um grande abraco amigo!

    ResponderExcluir
  6. Ola amiga Peregrina!
    O melado nesta receita ajuda a dar a cor escura ao pao, juntamente com o acucar mascavo.
    Eu quero refazer esta receita sem acucar e sem melado e vou postar em seguida.
    Estou desenvolvendo varias receitas muito mais saudaveis de pao e vou comecar a compartilhar com voces assim que tiver condicoes.
    Eu pessoalmente nao aconselho o uso de adocantes artificiais de especie alguma.
    Tu podes substituir o acucar por frutas secas demolhadas e transformadas em pasta, assim como as tamaras e passas de uva.
    abracos e fique atenta nas receitas que logo vou comecar a postar os paes saudaveis que estou fazendo.
    Obrigada pela visita amiga!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá Beth,

      Seja bem vinda e obrigada pelo comentário. Caso fizer escreva me contando como ficou.
      Um grande abraço,

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Amei a receita. Fiz na máquina e coloquei no forno. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Josiane,

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita.
      Ótima ideia, fazer a massa na máquina e assar no forno, acho que da próxima vez vou fazer assim também.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Achei essa receita muito boa. Mas, gostaria de saber qual o tamanho de pão você programou na máquina (600g ou 900g). Dá pra substituir o melaço por açúcar cristal orgânico? Vou tentar fazer, parece delicioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karin,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita. Programei para pão pequeno de 600g. Não sei como vai ficar com açúcar cristal porque nunca fiz assim, mas acho que vai ficar bom sim. A única coisa é que talvez fique mais clarinho, mas com certeza vai ficar bom. Também podes usar o açúcar mascavo se preferir para ficar com o gostinho característico deste pão, porque o melado é um dos ingredientes principais desta receita. Se fizer volta para me contar como ficou. Espero que gostes da receita, se tiveres mais alguma dúvida escreve de novo.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis