Pão de Ervas com Gergelim

Um aroma delicioso se espalha pelo ar quando este pão esta assando. Eu adoro fazer pão em casa e variar as receitas, buscar novos sabores e texturas misturando ingredientes e descobrindo novas possibilidades. Este pão ficou bom demais, experimente, veja como é simples fazer. Use ervas frescas ou secas, adicione temperos que você gosta, azeitonas picadas, tomates secos ou o que mais você quiser para fazer um pão bem ao seu gosto.




INGREDIENTES

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar  granulado
  • 1 colher de sopa de fermento biológico para pão
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de  água morna
  • 1 colher de sopa de ervas aromáticas secas a seu gosto
  • 1 pitadinha de pimenta calabresa ou caiena em flocos (opcional)
  • 3 colheres de sopa de gergelim branco
  • 1 colher de sopa de  queijo parmesão de castanhas de caju (opcional)
  • azeite de oliva para pincelar a massa
  • sal e pimenta a gosto
PREPARO

Em uma vasilha coloque o fermento na água morna e misture com o açúcar. Tampe e deixe descansar enquanto prepara os outros ingredientes.
 
Em uma bacia grande coloque a farinha, o sal, o alho em pó, as ervas aromáticas e a pimenta caiena. Se for usar, adicione então o queijo parmesão de castanhas de caju se for utilizar. Adicione o fermento que ficou levedando na água e o azeite de oliva. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa sovando bem ate ficar macia. (Eu gosto de usar a batedeira, é fácil e muito rápido de preparar, e a massa fica perfeita). Não é necessário o uso de batedeira, você pode trabalhar esta massa na mão sem problemas. Demora mais um pouco, mas é divertido e o resultado é muito bom também. Faça uma bola, unte e coloque para crescer em vasilha untada, coberta com pano umedecido em água quente e bem torcido. Aqueça o forno a uma temperatura de 180C ou 365F.
Depois de mais ou menos 30 minutos, desinfle a massa, abra com os dedos em uma assadeira untada. Pincele a superfície com azeite de oliva, salpique com as ervas aromáticas secas e então espalhe as sementes de gergelim.  Dê uma leve empurradinha com as mãos nas sementes de gergelim para que elas fiquem firmes sobre a massa. Leve ao forno para assar por uns 35/40 minutos ou até dourar.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Palmas pra essa receita!
    Eu amo fazer pães aqui em casa tb Lori, fiz a algum tempo atrás com ervas tb e o cheiro disso é absurdamente delicioso. Fico feliz por vc, porque o blog esta "BOMBANDO".
    Bjs amore.
    Jana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janinha minha linda!
      Obrigada pelo teu comentário, pela tua visita, carinho e amizade!
      Eu simplesmente amo o cheirinho de pão assando, especialmente com aromas especiais como este de ervas.
      Agora mesmo estou com um pão assando. Não e de ervas, mas já esta perfumando toda a casa. O delicia!

      beijos minha amiga tão querida, volte sempre a me visitar

      Excluir
  2. Respostas
    1. Vani querida,

      Eu sei que assim como eu, tu também adora um pãozinho caseiro amiga.
      Um grande beijo, obrigada pela visita e comentário!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis