Queijo de Macadâmia ~ Macadamia Nut Cheese

(Scroll down for English version)
Este queijo é sensacional. Foi o primeiro queijo vegano que eu fiz. Fiquei tão feliz quando vi o resultado que não conseguia acreditar que tinha dado tão certo. A receita original é de Renata Octaviani do site Veg Vida. Leia atentamente a receita e separe todos os ingredientes antes de começar. Você pode fazer o queijo branco assim como eu fiz, ou então colocar uma pitada de cúrcuma para fazer um queijo amarelinho. Se quiser pode temperar com ervas aromáticas e dar um toque especial no seu queijo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Risoto de Aspargos Frescos

Um dos primeiros risotos veganos que eu fiz. Ficou uma delicia. Um sabor leve, delicado e muito especial. Servi com uma salada mista de legumes e vegetais e abrimos uma garrafa de vinho tinto merlot para acompanhar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Bolo Mesclado

Minha versão vegana de uma receita muito antiga que costumava fazer. Este bolo ficou muito macio e fofinho! Caso preferir pode cobrir o bolo com uma calda de chocolate ou com açúcar de confeiteiro. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Alimentação Vegana


Ola amigos,

Obrigada por estarem aqui, obrigada por lerem as minhas palavras.
Este post foi feito para tentar explicar mais ou menos como eu procuro conduzir as coisas em relacao aos alimentos que consumo.

As receitas postadas neste blog sao veganas e elaboradas com produtos organicos e sem nenhum produto de origem animal. E uma alimentacao rica em nutrientes, sem colesterol e com muito sabor!

Os leites que eu utilizo nas receitas sao feitos em casa com amendoas, aveia, castanhas, macadamia e sementes como linhaca e gergelim. Azeite de oliva utilizado para saladas, e oleo de semente de uva para o preparo de alimentos. Tambem gosto muito de usar o oleo de coco para cozinhar. Na medida do possivel evito usar produtos enlatados por motivos obvios, e nao uso nada que seja refinado.

O acucar que utilizo e o acucar da palmeira de coco ou entao o acucar mascavo, demerara ou mesmo o granulado bem escuro. A farinha de trigo e sempre a mais comum e escura ou integral, jamais refinada ou branqueada. Tambem utilizo muito farinhas sem gluten como a de arroz, de grao de bico, de milho, de ervilhas, batatas... etc

Na alimentacao vegana se obtem proteina super saudavel a partir dos graos como feijoes, grao de bico, lentilhas, quinoa, amaranto, cevada, arroz integral, selvagem, arroz do himalaia, arroz preto e por ai vai...
Tambem se obtem pura proteina com o seitan que e feito a partir do gluten (proteina do trigo).
O seitan e delicioso mas deve ser consumido com moderacao porque em excesso pode causar aumento de peso.... (eu adoro seitan, nao faco muito seguido porque nao paro de comer de tanto que gosto). Tambem deve ser evitado por pessoas portadoras de doenca celiaca.

O calcio e encontrado nas sementes de gergelim, em todos os vegetais de folhas escuras (couve, mostarda e brocolis sao ricos em calcio e devem ser cozidos para tal), nas amendoas em geral.
O ferro e obtido a partir dos graos, feijoes, lentilha, grao de bico, aveia, sementes de girassol, quinoa, beterraba, espinafre e salsa. A salsa deve ser consumida crua para se obter o ferro, vitaminas e minerais que contem.

Eu procuro evitar alimentos processados em geral, mesmo veganos, evito produto industrializado, evito enlatados e congelados, e procuro ter uma alimentacao baseada em alimentos frescos e crus na medida do possivel. Meu sonho e conseguir chegar a um estagio de alimentacao pelo menos 75% crudivora. Ja tentei e me senti maravilhosamente bem. Infelizmente tive que interromper minha tentativa em funcao de uma viagem. E muito mais dificil se manter a disciplina quando se viaja.

Na minha opiniao todo o alimento fresco, feito em casa tem um valor nutricional imenso, e na medida do possivel devemos optar por fazer nossos alimentos em casa ao inves de comprar pronto. Sei que nao e facil, mas vale a pena pelo menos tentar.

Pretendo postar mais informacoes importantes aqui na medida do possivel. Tenho muita materia para editar e compartilhar com voces.

Agradeco muito pelo prestigio de sua visita a este blog e espero que eu possa contribuir um pouco com a minha experiencia para mostrar para as pessoas que nos alimentamos muito bem, que a nossa comida e variada, saborosa e nutritiva.

Meu grande abraco de boas vindas a todos os veganos, vegetarianos, simpatizantes e curiosos que queiram conhecer um pouco deste universo maravilhoso que e a culinaria vegana riquissima em sabores, cores e vida!  Sintam-se a vontade aqui! Este espaco e para voces!
Participem, comentem, perguntem, compartilhem conhecimento e informacoes! Obrigada pela visita e voltem sempre!

Lori Ellis

29/07/2012