Salada de Cuscuz Marroquino com Legumes

Uma das minhas versões preferidas de preparo do cuscuz marroquino. Facílimo de preparar, leve e saudável, o cuscuz marroquino tem um sabor muito delicado, e as bolinhas brancas ficam lindas contrastando com o colorido dos legumes e temperos. Você pode servir o cuscuz quente substituindo o arroz. Prepare da mesma maneira e tempere a seu gosto. Sirva acompanhado de legumes refogados, salteados ou grelhados. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Talharim com Espinafre

Deliciosa sugestão para uma refeição rápida. Preparei este talharim em menos de 30 minutos para um almoço rápido em um dia de semana. Na realidade não sabia muito bem o que fazer. Sabe aqueles dias que tu chega na cozinha e não sabe o que vai fazer? pois este dia foi bem isto mesmo que aconteceu. Aproveitei o que tinha a mão e o resultado foi esta delicia de almoço que vou compartilhar com vocês. Espero que gostem como nós gostamos aqui em casa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Arroz com Alho Poro e Tofu

Descobrindo coisas diferentes, sabores que ainda não conhecia. Nunca tinha feito um arroz com alho poro, e resolvi experimentar. Adorei, que coisa mais simples e gostosa de fazer. Servi com um delicioso tofu grelhado com cebolas e pimentões. Uma sugestão muito simples que você faz rapidamente e com certeza vai agradar a todos. O refogado de alho poro tem um gostinho tão bom e você pode misturar ao arroz como eu fiz, pode colocar na batata cozida, macarrão ou legumes. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Tofu com Cebola e Alho Poró

Esta é a primeira vez que eu fiz uma receita com tofu e comi com muito prazer. Ficou tão bom, mas tão bom que eu estou dividindo com vocês para desmistificar a ideia que eu sempre tive quando ao tofu. O problema é que eu não sabia fazer, por isto não gostava. Então descobri que cortando em quadradinhos e deixando marinar no tempero antes de preparar, o resultado é maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Rolinhos de Couve com Cuscuz e Abobrinha

Uma receita muito simples de preparar, deliciosa e nutritiva. O contraste do crocante da couve crua com o cuscuz quentinho é muito gostoso e dá um toque especial a esta receita. Eu servi com batatas ao vapor e salada de cenoura ralada, e ficou uma delícia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Cuscuz Marroquino com Amaranto

O cuscuz marroquino é  leve, fácil e rápido de preparar além de render  rende muito. Rico em fibras e com baixo valor calórico, sendo uma excelente alternativa para substituir o arroz em refeições quentes. Fica delicioso também no preparo de saladas. É uma opção rápida e econômica de preparar uma refeição nutritiva e muito saborosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Pão de Queijo com Tofu

Simplesmente amo pão de queijo e foi uma das primeiras receitas veganas que eu tive vontade de experimentar. Esta é uma das inúmeras possibilidades de preparo de pão de queijo, e foi o meu primeiro pão de queijo vegano. Tudo de bom, e eu adorei a ideia de poder fazer pão de queijo sem queijo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Sopa de Grão de Bico com Cogumelos e Legumes

Esta é uma deliciosa sugestão de sopa de grão de bico que você faz rapidinho. Especial para quando não se tem muito tempo na cozinha. Em menos de 30 minutos está pronta esta sopa cremosa, saborosa e muito nutritiva. Invente a sua sopa a partir desta sugestão. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Focaccia com Pimentão, Tomate e Orégano

Massa muito fofinha e deliciosamente temperada, cobertura levemente crocante com um toque mais acentuado dos temperos e ervas que eu usei. Esta receita é muito versátil e você pode inventar mil sabores diferentes. Pode ser feita também com ervas frescas como manjerona, manjericão ou qualquer outras de sua preferencia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Torta de Legumes e Aveia

Esta é uma torta versátil, rápida e fácil de fazer. O recheio pode ser a combinação de legumes, ervas e temperos que preferir. A massa fica deliciosa, crocante, sequinha por fora e macia por dentro. Não tive oportunidade de repetir esta receita fazendo fotos melhores, e infelizmente minhas fotos não ficaram nítidas, mas eu garanto que a receita é  maravilhosa. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Projeto Salsão

Este é um outro projeto que estou adorando!  Eu compro pelo menos dois pés de salsão por semana porque uso muito para fazer o suco verde de manhã e também para cozinhar. Mas gosto muito do salsão cru, utilizo em saladas e, sanduíches...


Arroz com Pimentões e Cenouras

Um arroz delicioso, colorido e muito fácil de fazer. Pimentões e cenoura fatiados em tirinhas dão um ar festivo a este prato que você prepara rapidamente e pode acrescentar outros legumes que vão enriquecer a receita. Se quiser pode adicionar amêndoas laminadas, sementes de gergelim ou castanhas de caju fatiadas. Pode também fazer com arroz integral ou outro de sua preferência. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Pãezinhos Recheados com Palmito

Este pãozinho é fácil e rápido de fazer, fica macio e muito gostoso. Foi uma das minhas primeiras experiências com pão vegano. Fiquei surpresa com o resultado, ficou muito melhor do que eu esperava. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Torta de Batatas com Requeijão de Castanhas de Caju

Para quem como eu adora batatas, esta deliciosa torta é a combinação perfeita. Rodelas de batata cozida recheadas com um delicioso creme de castanha de caju e cebolas fritas. Sempre que eu preparo aqui em casa é um grande sucesso, especialmente quando sirvo para convidados não veganos. Muito simples e rápida de fazer. Você pode incrementar usando ervas frescas de sua preferencia, acrescentando outros ingredientes no recheio como cogumelos, azeitonas e o que mais você imaginar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Salada de Quinoa com Temperos Marinados

Uma deliciosa e refrescante salada rica em nutrientes, especial para os dias de calor. Quinoa é um grão nutritivo e versátil que permite o preparo de receitas como saladas, risotos, sopas, sucos, pães, e muito mais. Eu adoro tanto em salada como em pratos quentes para substituir o arroz e servir com legumes. Use os temperos que você tem em casa, misture legumes coloridos e prepare uma saladinha deliciosa como esta. Leia com bastante atenção as dicas de como cozinhar a quinoa  para eliminar as saponinas e evitar o gosto amargo. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Molho Branco de Castanhas de Caju

Uma delicia de molho muito rápido de preparar. Perfeito para lasanhas, macarrão, legumes gratinados ao forno, risotos, strogonoff e qualquer outra receita que utilize molho branco. Fica muito gostoso e dá um toque de cremosidade e sabor muito especial a qualquer receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Maionese de Castanhas de Caju ~ Cashew Mayonnaise

Scroll down for English version
Uma excelente alternativa de maionese vegana. Rápida e fácil de fazer, e resulta em sabor super especial para ser usada em saladas e sanduíches. Também serve como base para preparar deliciosas pastinhas acrescentando temperos, ervas frescas, alho, azeitonas, pimentões e muito mais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Risoto de Cogumelos Frescos

Adoro risoto de cogumelos, e este aqui foi um dos primeiros risotos veganos que eu fiz com cogumelos frescos. Ficou uma delicia e me rendeu muitos elogios aqui em casa. Um prato muito simples de fazer e que sempre agrada a todos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Focaccia sem Glúten

Esta é uma versão sem glúten de focaccia. Eu apenas fiz as modificações da receita original trocando as farinhas e deu super certo, a massa ficou muito fofinha e deliciosa. Você pode utilizar as farinhas sem glúten que tiver em casa seguindo as quantidades indicadas e o modo de preparo. Uma excelente opção sem glúten. Eu fiz uma cobertura bem básica para esta receita. Faça a cobertura ao seu gosto. Na medida do possível utilize produtos orgânicos para as suas receitas

Caldo de Legumes Caseiro

Esta é uma ótima e econômica opção de caldo de legumes que se pode fazer em casa e guardar na geladeira por mais ou menos uma semana. Neste caso eu fiz sem adição de óleo. Ficou muito leve e gostoso apenas com o sabor dos legumes e temperos. Também não coloquei tomates porque queria um caldo mais verde. Pode colocar tomates também caso desejar. Outra alternativa também é fritar a cebola e o alho antes de começar o caldo, e então adicionar os outros ingredientes e cobrir com água. Pode ser usado no preparo de risotos, sopas, molhos ou ate mesmo para tomar quente com umas torradinhas. Use os legumes e temperos que você preferir, o sabor fica por sua conta. Na medida do possível utilize produtos orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Salada de Quinoa e Repolho Roxo

Uma sugestão muito gostosa de preparar salada de quinoa. Repolho roxo ralado e maçãs picadas dão um sabor especial a esta salada que fica com um colorido lindo. Veja as informações de como preparar a quinoa para remover o amargo causado pela presença de saponinas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Focaccia com Alecrim e Azeitonas

Esta receita é muito boa e eu já fiz varias vezes com coberturas diferentes.Você pode variar os temperos e inventar novos sabores a partir da mesma receita. Eu adoro alecrim e azeitonas. Esta combinação é tudo de bom. Sempre achei que fazer focaccia era muito complicado. Adorava comer, mas nunca tinha feito. Então resolvi experimentar e fiquei surpresa com a facilidade de preparo e muito orgulhosa com o resultado. Agora a focaccia é presença constante aqui em casa. Especialmente no inverno, não tem coisa mais gostosa do que sentir o cheirinho de uma focaccia assando no forno. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana


Sopa de Grão de Bico com Maytake

Esta é uma delicia de sopa que fica pronta em pouco mais de 30 minutos e e super fácil de preparar.
Foi a primeira vez que usei o maravilhoso cogumelo Maytake fresco e gostei muito. Esta é uma sopa nutritiva, cremosa e muito versatil. Use os legumes e temperos que tiver em casa, inspire-se e invente em cima da ideia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Pasta de Grão de Bico Crudívora

Esta receita é uma versão super light do tradicional homus ou pasta de grão de bico. Crudívora, sem adição de gordura e muito deliciosa. A inspiração veio de uma das primeiras páginas que eu conheci sobre veganismo, o Veganurth  do Facebook.  Adoro as dicas e receitas desta página. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Pastel Integral de Grão de Bico e Couve

Esta é a versão vegana de uma antiga receita de calzone que eu costumava fazer há muitos anos. Usei a mesma receita da massa e moldei em forma de pasteis. O resultado foi uma fornada de pasteis muito crocantes e deliciosos. Recheei com o que tinha em casa. Ficou bom demais. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Bolo de Cenoura Vegano

Meu primeiro bolo de cenoura vegano. Ficou uma delicia, a massa bem macia e a  calda achocolatada feita com cacau e aveia deu o toque especial. Coloquei um pouco de suco de laranja na massa, ficou bom demais. Sempre gostei muito de bolo de cenoura, adorei a versão vegana, muito mais fácil de fazer do que eu imaginava. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana
 

Requeijão Cremoso de Macadâmia

Esta é uma deliciosa receita de requeijão cremoso. Fiz algumas modificações na receita original do queijo de macadâmia e adorei o resultado. De sabor neutro, fica uma delicia para servir com geleias. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

Feijão Branco com Cogumelos Shitake

Este é um dos pratos mais pedidos aqui em casa, especialmente quando recebemos pessoas da família para jantar. Depois que servi pela primeira vez, o pessoal não esqueceu, e sempre me pedem para repetir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Salada de Batatas com Maionese de Castanhas de Caju

Esta salada foi um grande sucesso em um jantar que oferecemos aqui em casa para celebrar 4 de julho. Meus convidados adoraram e não acreditaram que era maionese vegana sem nenhum produto industrializado. Tudo caseiro e preparado com ingredientes frescos e orgânicos. E o melhor de tudo, esta receita é muito rápida de preparar. Confira e experimente esta delicia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos nas suas receitas. 

Polenta Temperada e Couve Crespa

Uma polenta diferente e muito gostosa. Esta combinação de polenta com couve é uma delicia. Um prato super simples que se transforma em algo muito especial pelo sabor maravilhoso da polenta temperada com ervas frescas.Isto sem falar no visual que fica lindo e apetitoso. Confira esta delicia e prepare a sua polenta com os legumes que preferir. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Seitan Acebolado e Arroz com Cúrcuma

Mais uma opção deliciosa, simples e rápida de preparar seitan. Estas iscas de seitan com cebolas douradas ficaram maravilhosas. Eu tinha o seitan feito em casa congelado. Servi com um arroz feito com cúrcuma e cenouras, e uma salada verde. Aproveitei o que tinha na geladeira e ficou uma delicia. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Carreteiro de Seitan

Esta receita é a prova de que gaúcho vegano também pode se deliciar com um ótimo carreteiro, e como boa gaúcha que sou, resolvi tentar, inventei aqui e ali e deu super certo. Fiz baseada na receita típica gaúcha.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Torta Fria de Legumes

Uma tortinha muito gostosa recheada com vagens e cenouras. Eu adoro torta fria e tinha muita vontade de fazer uma versão vegana. Esta foi a minha primeira tentativa. Resolvi fazer de ultima hora e juntei o que tinha na geladeira. Ficou uma delicia e eu vou repetir com certeza fazendo variações de recheio e cobertura. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana

Arroz Preto com Feijão Branco

Esta e uma sugestao de cardapio vegano super deliciosa e nutritiva. Arroz negro (Forbiden Rice), feijao branco, milho refogado com cebolinha verde, salada de repolho roxo, brocoli e brotos de alfafa (que eu cultivo em casa) e cebola roxa e pimentao verde.
Uma refeicao completa!


Lasanha de Berinjela

Esta é uma receita fácil de preparar, light e muito gostosa. Se você gosta de berinjela, com certeza vai gostar desta lasanha. Me inspirei para fazer esta receita após assistir um vídeo da Renata Octaviani do site Veg Vida.  Fiz adaptações com os ingredientes que tinha disponíveis em casa e o resultado foi uma linda e deliciosa lasanha. O molho de tomates que ela ensina fazer é simplesmente demais, e passou a ser presença constante nas minhas receitas. Vale a pena experimentar tanto o molho como a lasanha. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
         

Batata Doce Crocante

Esta batata doce amarela foi uma grata surpresa para mim, pois não conhecia. Amei o sabor, já fiz varias vezes e sempre encontro maneiras diferentes de preparar esta deliciosa batata. Você pode fazer a mesma receita com qualquer tipo de batata, e se não tiver a farinha panko, use aveia em flocos finos ou a farinha de rosca (pão) normal. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Queijo de Castanha de Caju com Ervas e Tomates Secos

Uma delicia de queijo especialmente preparado para ser servido como aperitivo acompanhado de torradinhas ou crackers.  As ervas e temperos listados abaixo são apenas sugestão e você pode usar o que for de sua preferencia aproveitando que tiver em casa. Também fica legal colocar ervas frescas como manjericão, salsinha e outras. Caso você preferir também pode fazer dois ou 3 queijinhos pequenos com esta receita variando os temperos e visual. Inspire-se e invente! Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Veganana esta no ar!


Olá pessoal!

Estou muito feliz e emocionada porque depois de vários dias trabalhando arduamente na criação deste blog, finalmente hoje eu me sinto com confiança em tornar publico o meu trabalho e compartilhar com vocês amigos queridos. Ainda tenho muito trabalho pela frente, estou descobrindo aos poucos como se faz um blog e confesso que estou adorando cada coisa nova que descubro! Agradeço a todos os que tornaram possível a realização deste sonho. As minhas queridas amigas Viviane Vegana e Angela Almeida por terem me impulsionado a iniciar este projeto.
Obrigada a tao querida amiga Silvia Figueiredo que me ajudou a "tirar do forno" o blog e me encorajou a tornar publico e compartilhar com o "mundo"!
Um agradecimento muito especial a querida Helena Martin por ter me ajudado a finalizar as configura coes do blog, coisa que eu jamais faria sozinha! Valeu pelo teu tempo me ajudando amiga!

Obrigada pela torcida e apoio de todos! (marido, filhos e amigos) Nossa, isto esta parecendo um discurso de inauguração!  hehehehe

Bom amigos e amigas, como falei eu ainda tenho muito trabalho por aqui. Tenho muitas receitas para postar. Todas estas receitas foram feitas por mim e documentadas com o objetivo de criar este blog e compartilhar. E um trabalho de quase dois anos, elaborando receitas e fotografando.


Alem das receitas eu terei muitas informações e dicas de alimentaçãosaúde e bem estar para compartilhar com vocês.

Obrigada a todos os que vierem me visitar! Sintam-se em casa! Preciso da opinião de vocês para melhorar, para crescer! Participem, deixem recados, perguntem, critiquem.
Vou adorar esta interação com vocês!

Lori Ellis
(1/8/2012)