"Arroz" Cremoso de Couve Flor

Parece arroz, tem aparência e textura semelhantes ao arroz, mas não é arroz. Uma deliciosa receita feita com couve-flor, crudívora, saudável e muito simples de fazer. Um "arroz" crudívoro cremoso com castanha de caju. Uma experiência que deu super certo, pode ser servido totalmente frio, ou então levemente amornado para manter os nutrientes intactos, especialmente as enzimas. Você pode acrescentar ervas frescas ou legumes crus ao "arroz" de couve-flor, e preparar um delicioso "risoto" crudívoro. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Serve duas pessoas

  
INGREDIENTES PARA O CREME DE CASTANHA DE CAJU
  • 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
  • 1 dente de alho bem pequeno
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • sal a seu gosto


PREPARO

Lave as castanhas e escorra a água. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada.  Deixe de molho por no minimo 8 horas dentro da geladeira. Se o seu recipiente de vidro não tiver tampa, cubra com um filme plástico.

Depois deste tempo escorra bem as castanhas e leve ao processador. Adicione o sal, o alho e o azeite. Processe bem ate que fique bem cremoso. Se for necessário adicione um pouco de água filtrada. Verifique o tempero e utilize. O que sobrar pode ser conservado em geladeira em recipiente de vidro fechado por ate 3 dias.



INGREDIENTES PARA O FALSO ARROZ

  • 1/2 xícara de floretes de couve-flor crua
  • 2 colheres de sopa de creme de castanhas
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 fiozinho de azeite de oliva extra-virgem


PREPARO

Corte os floretes de couve flor em pedaços pequenos e leve ao processador. O ideal é apenas utilizar os floretes para esta receita para que se obtenha um resultado melhor. Os caules da couve flor podem ser utilizados em outras receitas crudívoras ou não conforme for conveniente para você.



Processe até conseguir pequenos grânulos que se pareçam com grãos de arroz cozido como mostra a imagem abaixo.


Por este motivo é importante que se utilizem apenas as flores da couve flor. O resultado é incrível, parece um arroz mesmo. Se utilizar os caules tem que processar mais e não fica parecido com arroz,  fica uma creme mais pastoso e não forma os grânulos.


Disponha os grânulos de couve-flor em um prato fundo e tempere com sal e pimenta a seu gosto e com um fiozinho de azeite de oliva. Se quiser pode acrescentar outros temperos e ervas aromáticas de sua preferencia.  Acrescente então as duas colheres do creme de castanhas de caju previamente preparado e misture delicadamente para agregar. Caso preferir um "arroz" mais cremoso, acrescente mais creme de castanhas de caju.


PARA O CREME VERDE

Deixe um pouco do creme de castanha no processador e coloque galhos de salsinha fresca, ou outro legume verde que tiver disponível. Eu usei cascas de abobrinha verde que tinha sobrado de outra receita. Decore a seu gosto e sirva imediatamente.

Esta receita é muito versátil. Foi a primeira vez que fiz, mas pretendo fazer outras vezes e adicionar legumes, ervas diferentes e outros temperos. Você pode criar em cima da ideia de preparar pratos crudívoros com este arroz de couve-flor.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

11 comentários

  1. To aki imaginando o gostinho e boba com a tua criatividade... Parabens amiga! Bjs de luz!

    ResponderExcluir
  2. Amiga ficou uma delicia!!! Fiz meio na corrida para complementar o macarrao de abobrinhas que tinha feito com molho pesto. Vou postar em seguida esta outra receita. Resolvi aproveitar tudo, o processador, o creme de castanha e o meu tempo, rsrsrsrs
    Ai a polvinha lembrou do arroz de couve-flor.... pronto, em poucos minutos estava na mesa!

    Vale a pena fazer amiga, o gostinho e demais!!!!!!!

    Beijos amada e obrigada pela visita e pelo comentario carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Gratidão...adorei a receita ....um forte abraço.Neuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Neuza Silveira!
      Muito obrigada pelo comentario e pela tua visita!
      Volte sempre amiga!

      bjssss
      Lori Ellis

      Excluir


  4. Nossa, que maravilha. Vou já anotar nas minhas receitas preferidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Maria Cristina,

      Obrigada pelo carinho da tua visita! Esta receita é uma delicia mesmo. Super simples de fazer, vale a pena experimentar!

      beijos
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Nossa fiquei com água na boca, deve ficar uma MA-RA-VI-LHA!!! Vou fazer!

    ResponderExcluir
  6. HUm... deu água na boca, deve ficar uma MA-RA-VI-LHA!!! Vou fazer!

    ResponderExcluir
  7. Querida Neuza Silveira!
    Muito obrigada pelo comentario e pela tua visita!
    Volte sempre amiga!
    bjssss

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga Maria Cristina!
    Obrigada pelo carinho da tua visita! Esta receita e uma delicia mesmo. Super simples de fazer. Vale a pena experimentar!
    beijos querida amiga!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Thauana!
    Obrigada pelo teu comentario tao carinhoso. Se fizeres volta aqui para nos contar como ficou amiga!
    bjsssss

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis