Creme Tipo "Cottage" de Tofu

Uma deliciosa alternativa de preparar tofu em forma de creme tipo "cottage" aromatizado com ervas e temperinhos especiais que tornam esta receita uma ótima sugestão para servir com torradinhas, crackers ou legumes frescos. Você pode usar qualquer tipo de maionese vegetal para esta receita. Caso não tiver a maionese de castanhas de caju, pode fazer maionese de tofu separando a metade da quantidade do pacote para preparar a pastinha conforme as instruções da receita. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
  

Para fazer a maionese de tofu no caso desta receita, separe terça parte da quantidade de tofu e coloque no liquidificador. Acrescente sal a seu gosto, uma colher de sopa de suco de limão, uma colher de sopa de azeite de oliva, um dente de alho pequeno e uma pitadinha de mostarda em pó caso desejar. Bata bem estes ingredientes no liquidificador ate conseguir um creme bem lisinho e homogêneo. A maionese no caso desta receita serve para dar a cremosidade necessária para o queijinho. Empregue seguindo as instruções da receita. Se você quiser utilizar a maionese de castanhas de caju como eu fiz, veja as instruções de preparo abaixo.



INGREDIENTES


  • 200g de tofu orgânico
  • 4 colheres de sopa de maionese de castanha de caju
  • 3 colheres de sopa de salsão picado
  • 2 colheres de sopa de cenoura crua cortada em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de mostarda em pó
  • sal e pimenta moída a seu gosto


PREPARO

Escorra e seque bem o tofu com papel toalha. Corte em fatias grandes e esmague com o garfo formando grânulos grandes tipo queijo cottage.
Acrescente a salsinha, o salsão e a cenoura picados em pedaços pequenos e misture delicadamente para não desmanchar os grânulos. Tempere com o sal e pimenta a seu gosto e coloque a mostarda em pó. Por ultimo acrescente a maionese de castanha de caju e misture para agregar os ingredientes tendo sempre o cuidado de não mexer demais para não perder a consistência.
  

PARA A MAIONESE DE CASTANHAS


Tudo o que você precisa para esta maionese é um punhado de castanhas de caju cruas, água filtrada, caldo de limão, sal, um dentinho de alho pequeno e um pouco de azeite de oliva e se quiser pode acrescentar uma pitadinha de mostarda.  Deixe as castanhas de molho por alguns minutos e depois escorra. Coloque no liquidificador, adicione o alho e acrescente um pouco de água filtrada.  Bata bem, acrescente água o necessário ate obter um creme bem lisinho. Tempere com sal e se quiser coloque a mostarda. Adicione o limão a seu gosto e o azeite de oliva. Caso quiser seguir as quantidades exatas, basta clicar aqu para conferir a receita completa.


Sirva esta delicia com torradinhas, crackers ou com legumes frescos.
Também fica muito delicioso para recheio de sanduíches ou wraps, lasanhas ou como você preferir.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Oi Lori!

    Que delícia! Vou fazer aqui em casa.

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria de saber como faço cottage de tofu normal? para usar em receitas doces obrigada

    ResponderExcluir
  3. Vivi querida!
    Obrigada pela visita e comentario amiga! beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo (a)
    Desculpe nao ter respondido antes tua pergunta. Eu nunca fiz desta maneira, mas tenho uma ideia de como fazer. Com certeza e possivel fazer sim.
    Ao invez de misturar com maionese, prepare um creme de castanhas de caju sem adicionar nada a nao ser agua. Coloque as castanhas de molho em agua filtrada por 8 horas. Depois disto escorra e coloque no liquidificador. Coloque um pouco de agua filtrada apenas para iniciar a bater. Va acrescentando agua ate conseguir obter um creme bem lisinho.
    Esmague o tofu com um garfo e misture delicadamente o creme de castanhas. Pronto, esta feito um creme cottage para saborear com frutas ou doces.
    Eu nunca fiz, mas te garanto que se fizeres assim como eu falei, vai dar certo.
    Como nao te identificaste nao sei com quem estou falando, mas espero receber uma confirmacao de que lestes esta resposta e que ficou claro o que eu escrevi.
    Obrigada pela visita amigo (a).
    abracos

    Lori Ellis

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis