Pãozinho de Frutas sem Glúten e sem Açúcar

Eu fiz este pãozinho para aproveitar uma sobra de farinha de amêndoas que tinha em casa em uma tarde fria de inverno. Estava sem muita inspiração mas queria algo rápido e fácil de fazer, acabei misturando os ingredientes que tinha em casa e deu super certo. O resultado foi um pãozinho muito delicioso saudável e nutritivo que eu estou dividindo com vocês. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana


Você pode usar qualquer outra farinha sem glúten para esta receita, basta seguir as quantidades indicadas. Pode também acrescentar outras frutas secas a seu gosto, ou se preferir, frutas frescas. Se preferir também pode fazer a mesma receita com farinha de trigo integral ou outra para substituir a farinha sem glúten.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 9 unidades grandes
Tempo de forno: 20 minutos
Temperatura do forno: 180C
Tempo total de preparo: 40 minutos




INGREDIENTES 

  • xícaras de farinha de amêndoas *
  • xícara de farinha de arroz ou outra sem glúten
  • xícara de água morna
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça moída
  • 1/4 xícara de uva passa preta
  • nozes picadas a vontade (opcional)
  • 5 tâmaras cortadas em pedaços bem pequenos
  • 2 colheres de chá  de fermento em pó (químico)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal



PREPARO

Em uma vasilha grande misture bem todos os ingredientes até obter uma massa mais ou menos na consistência da imagem abaixo.Se você não tiver farinha de amêndoas, pode bater as amêndoas fatiadas no liquidificador, ou então pode usar outra farinha sem glúten  de sua preferencia. 




Com o auxilio de uma colher faça bolinhas do tamanho que preferir e coloque em uma assadeira untada. Se for necessário molhe as mãos para poder modelar bem as bolinhas. Leve para assar na parte baixa do forno por uns 10 ou 15 minutos. Os pães vão estar como mostra a imagem abaixo.





Coloque a forma  na parte mais alta e deixe por mais 10 minutos até que fique bem douradinho.






O pãozinho está pronto para ser saboreado com um café, chá ou como preferir.







ESSA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE PARA A PÁGINA DA RECEITA ORIGINAL NO BLOG MENCIONANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS,  OBRIGADA!

12 comentários



  1. Oi Lori,

    Não sei se você viu, mas eu fiz um comentário na sua receita da sopa de legumes.
    Não sabia que nos EUA também tem a farinha de ervilhas como nós aqui também temos. Interessante. Que outros tipos de farinhas você também encontra aí?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,

      Sim, eu vi e respondi o teu comentario. Obrigada por estar sempre por aqui!
      Aqui tem uma variedade muito boa de farinhas sem gluten. Eu geralmente compro a de ervilhas, de grao de bico, de feijao, de amendoas e de tapioca, e sem falar na farinha de arroz.

      Um grande beijo querida, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi Lori :)
      Obrigada pela receita!
      Por acaso pode informar onde posso comprar essas farinhas (no Rio de Janeiro), sem ser online? Já procurei no Mundo Verde, mas não encontrei a farinha de grão de bico.
      Obrigada!

      Excluir
    3. Boa noite Sonia,

      Seja muito bem vinda amiga. Infelizmente eu não conheço o Rio de Janeiro, e não saberia te informar alguma loja física que venda este tipo de farinha. Moro fora do Brasil há muitos anos e as vezes fica difícil para mim dar este tipo de informação. Geralmente eu indico as lojas online. Acredito que em lojas de produtos naturais ou empórios tu podes encontrar. A minha filha mora em Porto Alegre e sempre compra no mercado público. Se tiver um tipo de mercado assim perto de onde tu moras pode ser que tu encontre. Sei que existem muitas variedades de farinhas sem glúten no mercado brasileiro, e acredito que não vai ser difícil para tu encontrar.
      Espero ter ajudado, e espero que consigas encontrar. Me avisa se conseguires que assim estaremos ajudando outras pessoas que venham a ler esta mensagem e precisem da mesma informação.
      Um grande abraço, volte mais vezes para me visitar, e se fizer a receita me conta como ficou. espero que gostes.

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Fiz agorinha os pãezinhos, não ficaram iguais aos seus, ficou parecido com cookies! Mas assim mesmo ficaram bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Arali,

      Deve ter ficado muito gostoso, e se ficaram parecidos com cookies, melhor ainda. Que bom que fizeste a receita. Obrigada pelo retorno.

      Volte sempre para me visitar

      abracos
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Precisa ser farinha sem gluten? Não pode usar farinha de trigo integral? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Edilene,

      Pode usar qualquer farinha para esta receita, com ou sem gluten. Eu ja fiz com farinha de trigo integral e ficou uma delicia!
      Se fizeres depois me conta como ficou!

      abracos e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Oi Lori, só p confirmar... É o fermento químico, ne? Obrigada, Karen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karen,

      Seja bem vinda amiga, obrigada pela visita. Sim, o fermento é o químico que se usa para fazer bolos. Este é um pãozinho rápido, tipo pão de minuto.
      Se fizeres volta para me contar como ficou e se gostaste.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Muito obrigada por responder Lori! Não tinha dado conta que não morava no Brasil! Vou continuar a minha procura... mas vou experimentar fazer com o que encontrar entretanto :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia,

      Espero que encontres, e se eu souber de algum lugar volto a escrever pra ti aqui. Pode fazer com qualquer farinha que vai ficar muito bom mesmo. Espero que goste da receita, volta para me contar depois que fizeres.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis