Pão de Quinoa e Semente de Linhaça ~ Quinoa Flaxseed Gluten Free Buns

Scroll down for English version.
Deliciosos pãezinhos feitos com quinoa e linhaça. Sem nenhuma adição de gordura, sem glúten e sem açúcar. Rápido e muito fácil de preparar. A mesma receita pode ser assada na frigideira tipo flat bread. As duas versões ficam deliciosas. A quinoa é um grão super nutritivo, uma completa fonte de proteína, além de conter duas vezes mais fibras que a maioria dos grãos. A linhaça contem ômega 3, sendo também rica em fibras. Ambos são alimentos muito saudáveis, e a combinação destes dois grãos é uma deliciosa alternativa de adicionar nutrientes na sua dieta. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana
Rende 10 unidades 

  

INGREDIENTES
  • 6 colheres de quinoa em flocos
  • 2 colher de sopa de linhaça triturada
  • 12 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou outra sem glúten
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • água o suficiente para dar o ponto


PREPARO

Se for usar quinoa normal deixe de molho durante a noite após lavar bem.  ( Se usar quinoa em flocos não é necessário demolhar.Em uma bacia misture todos os ingredientes e acrescente água até que a massa fique no ponto da imagem abaixo.


A massa deve ficar firme o suficiente para que você possa modelar pequenas bolinhas. Tipo uma massa de pão normal. Caso seja necessário molhe as mãos um pouco para evitar que a massa grude e para facilitar a modelagem. Disponha as bolinhas em uma forma coberta com papel vegetal e leve ao forno para assar por uns 20 minutos ou ate que os pãezinhos estejam dourados e bem assadinhos.


Retire do forno e sirva. Esta quantidade de massa rende 9 ou 10 pequenos lindos e deliciosos pãezinhos dependendo do tamanho que você fizer as bolinhas.  


Se preferir, pode usar esta mesma massa para assar na frigideira tipo flat bread ou base para pizza. Fica uma delicia também, é bem mais fácil e rápido de fazer do que assar no forno. Este pãozinho fica delicioso de comer na hora, ou no mesmo dia em que foi feito. Eu não aconselho fazer mais do que se vai consumir e guardar para o outro dia. Eu já fiz e não gostei. Ele não se mantem fresco, no outro dia fica mais duro e já não e tão bom.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA.  OBRIGADA!


QUINOA FLAXSEED GLUTEN FREE BUNS

Here are delicious buns baked with quinoa and flaxseeds that are fat free, sugar free, fast and easy to prepare. You can also bake these in a skillet like you would bake a flat bread. Both quinoa and flax seed are very healthy. Quinoa is a highly nutritious grain and is a very complete source of protein. Quinoa also contains twice the fiber as most grains. Flaxseed contains ômega-3 fatty acids and is also rich in fibers. This is a great combination of ingredients and a wonderful choice to improve your health.




INGREDIENTS
 
  • 6 TBS quinoa flakes
  • 2 TBS ground flaxseeds
  • 12 TBS rice flour or any other gluten-free flour
  • 1 tsp baking powder
  • water enough to reach consistency
  • 1 tsp salt





DIRECTIONS
 
 
Rinse quinoa thoroughly. Soak overnight in a glass container. In the morning, drain excess water and rinse.  If using quinoa flakes, you can skip this step. In a bowl, combine all  dry ingredients and add water until dough looks like the picture below.






The dough should be firm enough for you to handle and shape it into small balls, similar to normal bread dough. If necessary, wet your hands to avoid sticking and this will make the shaping easier. Place the balls into a pan with parchment paper and bake for about 20 minutes or until buns are golden.




Remove from the oven and serve immediately. This recipe yields 9 or 10 small buns. If you want to bake dough in a skillet as a flat bread, this will also work.


This bread is best eaten on the same day you make it. It can become hard on the next day.

All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana Blog when you share or publish the recipes.

28 comentários

  1. Respostas
    1. Ola Francieli,
      Tu podes trocar sim, esta receita e muito versátil e tu podes usar os ingredientes que tiveres em casa e fazer o pãozinho ao teu gosto.
      Verifique a consistência da massa e não vais ter problema.
      Se fizeres com aveia, me escreve para dizer se ficou legal.
      abraços, desculpe a demora em responder e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. hum... Parece muito bom. VOcê sabe se dá pra fazer sem a linhaça? ou entao substituir por algo com pouca gordura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode substituir a linhaça pela mesma quantidade de chia, gergelim, aveia, ou alguma semente/castanha de sua preferencia. Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Ola Marco,
      Pode sim, a linhaça tem a finalidade de deixar a massa mais macia, seria como um substituto do ovo na receita.
      Mas tu podes usar a chia hidratada também que da super certo.
      Use a mesma quantidade indicada na receita.
      Se fizeres me escreve contando como ficou.

      abraços e obrigada pela participação e comentário.

      Excluir
    3. Muito obrigada pela resposta Mariana, seja muito bem vinda aqui.
      Com certeza ajudou muito!
      Um grande abraço, volte sempre por aqui para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. posso usar farinha de trigo integral ao invés de farinha de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Tbm da certo com farinha de trigo integral, mas sugiro optar por alguma farinha + saudavel como de grao de bico, ou de chia, por exemplo.

      Excluir
    2. Ola Fernanda,

      Tu podes usar a farinha integral ou qualquer outra farinha para esta receita.
      Basta seguir as quantidades indicadas e observar a consistência da massa que não tem problema.
      Eu já fiz com farinha integral e ficou maravilhoso.
      abraços e obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
    3. Olá Mariana,

      Que fofa, adorei as tuas respostas. Muito obrigada pela colaboração!
      Muito boas as tuas sugestões.

      Um grande abraço, volte sempre por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Cara Lori, obrigada por compartilhar! Apenas uma dúvida, o fermento é o biologico ou o de fazer bolo? Grata mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jakeline,

      O fermento em po e o mesmo que utilizamos para fazer bolo. Não e necessário deixar crescer. E uma receita super simples e rápida de fazer.

      abraços amiga e muito obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  5. Parece uma delícia! Tentarei fazer hj. Muito obrigada por compartilhar!
    Abraços,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,

      Obrigada pela visita e comentário. Caso fizeres esta ou outra receita, volte aqui para me contar como ficou!

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá! Testei a receita hoje! Fiz a adaptação para aveia pq n tinha quinoa e coloquei 2 colheres de sal pq fiquei com medo de ficar sem graça.... e tb tive que fazer na frigideira pq tava sem papel vegetal...

    Queria saber se tem alguma substituicao para o papel vegetal.... pq a impressao que tive é que a frigideira esquenta mto rapido e o pao não cresceu tanto (ainda ficou gostoso, mas meio embatumadinho).

    Ah, como só eu como essas coisas, queria saber se dá pra eu fazer metade e guardar o resto da massa crua na geladeira ou congelar/colocar o bolinho já assado na geladeira... sei la!

    Parabens pelo blog... msm não sendo vegana adorei suas receitas e pretendo testar várias!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Muito boa a adaptação que fizeste. Deve ter ficado uma delicia com aveia e um pouquinho mais de sal. Quanto a fazer na frigideira, fica ótimo com certeza. Eu sempre faço pão de frigideira e fica uma delicia.

      Não é necessário usar o papel vegetal caso não tiveres. Uma opção é untar levemente a forma para não grudar. Eu pessoalmente não gosto de usar papel alumínio, mas se tu costuma usar, este é uma boa alternativa também.

      Quanto a congelar a massa, eu acho que pode dar certo sim, embora nunca tenha experimentado. Eu acredito que a massa crua fica melhor para congelar do que o pão pronto. Caso congelares a massa quando assar vai ter pão fresquinho.

      Outra alternativa seria pré-assar. Asse apenas ate que o pãozinho cresça e retire do forno deixando esfriar para congelar. Quando quiser comer, basta levar ao forno por alguns minutos para aquecer e ficar douradinho e crocante.
      Este pão não fica muito bom no dia seguinte. A tendência é que fique duro.

      Obrigada pela tua participação, espero ter ajudado. Se tiver alguma outra duvida escrava novamente aqui ou na pagina do facebook.

      Um grande abraço, volte sempre por aqui para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá!
    O pãozinho é ótimo. Fiz uma outra vez com pequenas alterações. Coloquei umas 3 colheres de óleo de canola e alecrim seco. Ficou excelente.Parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (o),

      Muito obrigada pelo recadinho. Fiquei super feliz que fizeste a receita e que foi aprovada. Imagino a delicia que deve ter ficado com alecrim, ótima ideia!

      Um grande abraço, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  8. SERÁ QUE DÁ CERTO FAZER COM FARELO DE AVEIA NO LUGAR DA FARINHA DE GRÃO DE BICO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli, tudo bem?

      Pode usar o farelo de aveia sim. Inicialmente use a mesma quantidade indicada na receita,e se achar necessário acrescente um pouco mais até conseguir o ponto de modelar os pãezinhos. Se fizer a receita volta para me contar como ficou. Espero que gostes.
      Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Fiz na frigideira e ficou muito bom. Também não cresceu muito, mas tanto faz. Com a fome de algo substâncioso que eu estava, adorei. Estou com uma dieta restritiva, com muitos ingredientes proibidos, inclusive ovo. Feliz por encontrar uma alternativa palatável. Deixei metade da massa em uma vasilha fechada pra preparar no café da manhã de amanhã. Deve dar certo, né? Quando vc faz na frigideira, você coloca um pouco de óleo? obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando a tua experiência com a receita. fico feliz que gostaste e deu certo. Fica uma delícia assar na frigideira, além de ser bem prático e rápido. Pode deixar a metade da massa pronta para assar no outro dia. Pode colocar na geladeira e assar na hora que precisar. Eu sempre unto um pouco a frigideira porque não uso frigideira de teflon. Geralmente uso óleo de coco. Fica uma delícia!
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Acabei de fazer na frigideira. Fiz em uma frigideira de ferro untada com óleo. Ficou ótimo. Mas p uma pessoa só pode ser metade dá receita. Obg pela receita!!!!! Uma coisa facil e sem glúten (sou alérgica).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Fico feliz que tenhas gostado, e imagino a delícia que deve ter ficado na frigideira de ferro. Eu comprei uma há pouco tempo e tenho feito pães deliciosos nela. O sabor é incrível, eu amo panelas e frigideiras de ferro. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  11. Olá Lori, fiz um pãozinho de frigideira com quinoa e linhaça trituradas que até ficou bem mas usei quinoa triturada sem ter sido demolhada porque ainda não tinha lido a sua receita. Fiquei a pensar que possivelmente não teve tempo para cozer convenientemente a quinoa que assim foi ingerida práticamente crua o que não deve ser o mais indicado e, quem sabe, pode até ser prejudicial... E já triturei toda a quinoa que tinha sem demolhar... :\ Acha que pode fazer mal ao organismo se a usar sem demolhar? Também não queria deitar fora... Parabéns pelo seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mar, tudo bem?

      Se a quinoa foi triturada não tem nenhum problema, deve ter ficado bom, porque o cozimento da quinoa é bem rápido. Para esta receita eu usei quinoa em flocos, mas o ideal para usar a quinoa inteira é deixar de molho a noite inteira para que ela fique bem macia antes de usar na receita. Quando triturada a quinoa vira uma espécie da farinha e pode ser utilizada em receitas assadas sem problema nenhum.
      Espero ter ajudado, um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis