Pizza de Tofu e Cogumelos sem Glúten

Deliciosa e muito fácil de preparar. Em poucos minutos você pode ter esta delicia pronta para ser saboreada. Invente a cobertura que preferir, use o que tem disponível na geladeira. As farinhas sem glúten utilizadas podem variar também de acordo com o que você tiver disponível em casa. Qualquer farinha sem glúten é perfeita para esta receita. Basta seguir as quantidades e modo de preparo. Caso preferir, pode fazer a mesma receita com farinha de trigo, integral e branca comum.



Use a cobertura que preferir, molho, legumes, ervas frescas e secas, temperos.  Eu aproveitei uma sobra de pasta de berinjela que tinha e fiz a base da cobertura da pizza. Você pode usar apenas molho de tomates e colocar os ingredientes da cobertura sobre o molho. A pasta de berinjela é apenas uma sugestão. Usei pimenta biquinho para enfeitar e dar um colorido. Ficou ótimo.





INGREDIENTES PARA A MASSA


  • 6 colheres de sopa de farinha de tapioca (ou polvilho)
  • 10 colheres de sopa de farinha de grão de bico (ou outra sem glúten de sua preferencia)
  • 1 colher de chá de fermento em pó (fermento de bolo)
  • 1/2 xícara de água em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • pimenta preta moída na hora (opcional, apenas para perfumar a massa)
  • 1 colher de chá de sal (ou a seu gosto)

PREPARO

Em uma bacia misture todos os ingredientes secos e adicione a agua aos poucos mexendo sempre. Por ultimo coloque o óleo e misture bem. O resultado deve ser uma massa encorpada porem maleável para que você possa espalhar na forma.

Unte uma forma de pizza, coloque a massa no meio e espalhe com as mãos molhadas ou então com uma colher. Tem que molhar senão a massa gruda. Eu fiz com as mãos e fui molhando quando necessário para poder espalhar a massa com mais facilidade na forma.




Leve a massa para assar em forno pré-aquecido em temperatura de 200C. Enquanto isto prepare os ingredientes para a cobertura.



INGREDIENTES PARA A COBERTURA



  • 1 tomate bem maduro
  • 1/2 xícara de cogumelos previamente refogados
  • 1/2 xícara de pasta de berinjela (opcional) *
  • pedaços de tofu amassados ou outro queijo vegano
  • pimentas biquinho cortada ao meio
  • orégano seco na quantidade desejada
  • pimenta do reino moída na hora
  • páprica defumada em flocos (opcional)
  • folhas de orégano fresco (ou manjerona)


*Eu usei a pasta de berinjela porque tinha na geladeira e pensei que ia ficar legal na pizza. E uma opção que pode ser substituída por qualquer outra ideia que você tiver quando abrir a geladeira.


PARA A PASTA DE BERINGELA

Assei uma berinjela no forno com casca apenas fazendo furinhos espalhados pela berinjela e coloquei em uma forma untada com óleo vegetal. Assei ate ficar bem macia. Depois disto eu deixei esfriar e cortei em pedaços grandes mantendo a casca. Bati no liquidificador com sal, pimenta, caldo de limão e uma colher de sopa de azeite de oliva. Pronto, ficou sensacional.... Sobrou um pouco e eu usei para a pizza....   fica a dica, mas isto é opcional, você pode usar a cobertura que preferir.

Na realidade eu usei os cogumelos porque também tinha sobrado um pouco que havia feito de véspera. Foi um aproveitamento de coisas que acabou resultando nesta pizza.

Leve o tomate ao liquidificador apenas com uma pitada de sal e um fiozinho de óleo. Bata bem até obter um creme uniforme.

Quando a massa estiver pré-assada, mais ou menos uns 10 ou 15 minutos de forno, retire e espalhe este molho de tomates sobre a massa. Moa pimenta espalhando sobre o molho e salpique um pouco de páprica defumada se for utilizar. Leve ao forno novamente e deixe por uns 5 minutos. Então retire novamente do forno e coloque o restante dos ingredientes com exceção das ervas frescas que deverão ser colocadas antes de servir. Espalhe a pasta de berinjela sobre o molho de tomates, coloque as fatias de cogumelos, as pimentas cortadas ao meio e os pedacinhos de tofu. esmagados. Espalhe orégano seco, um pouco de pimenta moída (opcional) e leve ao forno novamente por mais ou menos 5 minutos, ou ate que a os ingredientes da cobertura estejam douradinhos. Retire do forno e coloque as folhas de orégano fresco ou manjerona. Pronto, agora e só saborear esta delicia.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. this pizza is fabulose I love it.

    ResponderExcluir
  2. Thank you so much for your comment!
    I should have a selected group of recipies translated in English soon.
    All of the remaining recipies will be translated as time permits.

    regards

    ResponderExcluir
  3. Que medida de xícara é de água pra massa?
    Pq usando a xícara de chá é pouca água..., usei 1 1/2 de medida :S

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo (a)!
    Eu sempre faco esta receita e uso a quantidde de agua que indiquei. Pode variar dependendo do tipo de farinha que vais utilizar. Eu ja notei diferenca quando uso farinhas mais encorpadas, sempre preciso colocar um pouco mais de agua ate obter o ponto.
    O importante e que tu percebeu que precisava de mais agua e acrescentou o suficiente par que a tua massa ficasse no ponto bom.
    Obrigada pelo comentario e participacao. Se puderes retornar com o resultado da receita, a massa ficou boa no final?
    abracos e boa noite!

    ResponderExcluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis