Queijo de Macadâmia com Ervas

Deliciosa versão do tradicional queijo de macadâmia. Ervas aromáticas dão o toque super especial e transformam o queijo básico em uma verdadeira iguaria. Perfeito para servir como aperitivo em cubinhos acompanhado de legumes frescos e azeitonas. Também fica delicioso ralar e colocar sobre a salada, ou fatiado em sanduíches e pizzas. Experimente esta delicia, tenho certeza que você vai adorar. Na medida do possível utiliza ingredientes orgânicos para as suas receitas.



INGREDIENTES PARA O QUEIJO
  • xícara e meia de água
  • 5 colheres de chá de agar agar 
  • 1/2 xícara de macadâmia (crua) 
  • suco de meio limão 
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast  (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva


ERVAS AROMÁTICAS 
  • 1 colher de chá de orégano desidratado- 1 colher de chá de manjericão desidratado
  • 1 colher de chá de salsinha desidratada
  • 1 colher de cafezinho de paprica defumada em flocos
  • 1 colher de cafezinho de pimenta caiena (opcional)
  • pimenta do reino preta moída na hora

*DICA IMPORTANTE: 
Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do agar-agar que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.


PREPARO

Bater a macadâmia com sal, o  Nutritional Yeast no liquidificador ate virar um pó fino. Em uma panela misturar a água com o agar-agar e ferver por uns dois minutos, mexendo sempre.

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na água fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Ligue o liquidificador de novo e adicione o agar-agar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o agar-agar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite.  A quantidade do limão e a seu gosto. Adicione então as ervas aromáticas que vai utilizar, misture com uma pá e coloque num pote de vidro untado com azeite e deixe na geladeira até endurecer. Fica uma delicia para servir como aperitivo cortado em cubinhos e acompanhado de legumes frescos e azeitonas. Também e ótimo para preparar sanduíches e pizzas. Outra sugestão é ralar e colocar na salada na hora de servir. 


inspiração para este queijo veio a partir da receita básica do queijo de macadâmia de Renata Octaviani. VegVida

Saiba mais ou compre  Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Oi, esse queijo derrete bem? estou procurando uma alternativa pros queijos de leite animal pra usar nas lasanhas vegetarianas, mas até agora não achei nenhum que derretesse bem..... grata!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela, tudo bem?

      Este queijo derrete sim, eu já usei para pizzas e fica bem gostoso. Nunca usei para lasanha, mas é a mesma coisa que pizza, acho que este queijo pode ser uma ótima opção para ti. Outra opção, caso conseguires comprar é o queijo da Superbom. Eu nunca usei porque não moro no Brasil e não tive a oportunidade de experimentar ainda, mas a minha filha que mora aí compra seguido e disse que é delicioso e derrete bem.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida que eu puder ajudar, estou à disposição. um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Eu fiz a sua receita ontem e tive que usar roasted macadamia porque no Fresh Market (eu moro em Orlando) nao tinha macadamias cruas, mas o queijo ficou excelente, vou tentar encontrar macadamias cruas para ver se altera o sabor. Muito fácil de fazer, com certeza vou fazer esse queijo muitas vezes. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviana, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever relatando a tua experiência com a receita. Fico feliz que fizeste e ficou legal. Eu nunca experimentei com a roasted macadâmia, vou fazer também. Acho que deve ter ficado muito bom, fiquei curiosa. Com as macadâmias cruas o sabor fica mais suave, espero que encontres e experimente esta versão também. Vou procurar macadâmias roasted e vou fazer a tua versão. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog, curta muito o clima maravilhoso de Orlando (eu adoro), porque aqui no norte em Massachusetts está começando a esfriar, e o nosso inverno é muito rigoroso... brrrrrrr

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Olá Lori Ellis tudo bem contigo? Adoro o seu blog, já testei várias receitas, com sucesso! Estou em dúvida, com relação à parte logo após a agar agar ser levada ao fogo e cozinhar. Ela vai para o liquidificador junto com a macadamia, ou a macadamia também foi levada ao fogo com a agar agar? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelos elogios ao blog. Fico feliz que gostas e já fizeste várias receitas. Muito obrigada por acompanhar o blog.
      Para fazer o queijo tu tem que dissolver o ágar-ágar na água fria e levar ao fogo. As macadâmias não vão ao fogo. Tu coloca as macadâmias no liquidificador e processa com os outros ingredientes secos listados na receita até virar um pó fino. Depois que o ágar-ágar estiver pronto, fervido por 2 minutos (mexendo sempre), mistura rapidamente no liquidificador com a macadâmia triturada e bata tudo até misturar. Adicione o azeite e o limão, e está pronto para colocar na forma (um pote de vidro com tampa).
      Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Agora entendi a receita! Obrigada Loris Ellis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Eli, só não esqueça de fazer como eu falei. Separe todos os ingredientes para a receita porque o ágar-ágar endurece muito rapidamente.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis