Ricota de Gergelim Germinado

Esta ricota ficou maravilhosa, e eu me surpreendi com o sabor e a facilidade de preparo. Crudívora, sem adição de gordura, deliciosa e nutritiva. Sementes de gergelim germinadas são saborosíssimas. Eu usei gergelim orgânico branco, por isto ela ficou bem branquinha. Já fiz outras vezes com gergelim mais escuro e ficou ótima também, só um pouco mais escura. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana




SEMANA DA ALIMENTAÇÃO VIVA
(Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição)




INGREDIENTES


  • xícara de sementes de gergelim brancas
  • água filtrada
  • sal a gosto
  • caldo (sumo, suco) de limão a vontade
  • temperos a seu gosto



COMO GERMINAR O GERGELIM

Lave o gergelim em água corrente e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada e deixe hidratar por 8 horas fora da geladeira. Depois disto os grãos estão prontos para a germinação. Basta coar a água do molho, lavar sob água corrente e colocar em uma peneira para germinar no ar por 8 horas cobrindo apenas com um papel toalha ou um pedaço de filó. Passado este tempo os grãos  estarão prontos para consumo.



COMO PREPARAR A RICOTA

Bata os grãos germinados no liquidificador, adicione um pouco de água, e o caldo de limão. Quando a mistura estiver homogênea, despeja-la em um coador de voal. 







Se você não tiver um coador com elástico como este da foto, use um pedaço de voal ou um pedaço de tecido de fralda que o resultado é o mesmo. Deixe o coador pendurado com a mistura dentro para escorrer o excesso de liquido.








A mistura vai para o fundo do saquinho e forma tipo uma bolinha com a massa da ricota. Coloque em um lugar protegido, cubra com um pedaço de papel toalha e deixe fermentar por 8 horas. Você pode fazer este processo a noite e na manhã seguinte a ricota estará pronta para ser consumida.

Passado o tempo de fermentação, remova a parte sólida, coloque em um recipiente e tempere com sal, pimenta, ervas aromáticas e limão. Unte um pirex redondo com azeite de oliva e adicione a ricota temperada pressionando bem para que fique compacta.  Tampe o recipiente e leve a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.




Quando for retirar do prato, use uma faca para ajudar a soltar as beiradas e coloque em um prato. Sirva com legumes frescos de sua preferencia.




Esta ricota ficou deliciosa demais! Eu temperei apenas com uma pitadinha de sal do himalaia e limão. Não coloquei mais nada, achei que o sabor do gergelim ficou tão rico e gostoso que na minha opinião estava ótimo. Mas você pode temperar como quiser, pode até adicionar um pouco de azeite de oliva para dar sabor.

Esta receita foi feita a partir de uma forte inspiração após ver a receita da Aline Chaves do maravilhoso blog  Panelas de Capim. Ela fez uma ricota de gergelim com inhame. Eu não tinha inhame e resolvi fazer somente com o gergelim. Adorei! Um dia ainda vou fazer a receita dela, se conseguir encontrar inhame por aqui onde moro. 

➥ Mais informações sobre o gergelim vocês encontram no site Doce Limão .


A maior conferência online sobre Alimentação Viva da América Latina chega em sua terceira edição. Para saber mais e participar desta edição da "Semana da Alimentação Viva", basta se inscrever gratuitamente e acompanhar as novidades neste link semav.com.br/veganana



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR POR FAVOR INFORME O LINK DO BLOG EM RESPEITO AO MEU TRABALHO DE CRIAR, PREPARAR, EDITAR E FOTOGRAFAR AS RECEITAS. OBRIGADA!

17 comentários

  1. Lori, tudo bem?
    Adoro suas receitas! Principalmente porque são simples, pois eu tinha a falsa ideia de que as receitas de queijos e leites vegetais eram muito complicadas.
    Tenho uma dúvida, preciso enxergar o "brotinho" do gergelim para que ele esteja germinado? Já germinei outros grãos e em todos ele aparecia, mas com o gergelim não consegui...
    Um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô,

      Puxa, tenho que te pedir mil desculpas por não responder o teu recadinho. Nossa, que chato, eu acabei perdendo o teu recado de vista e ficou sem uma reposta. Sinto muito.... agora recebi o recadinho da Tiábi e vim aqui responder e vi que o teu ainda esta sem resposta.
      Bom, antes tarde do que nunca, obrigada pelo teu carinho em escrever um recadinho tão fofo. Realmente as receitas de queijo vegetal são mais simples do que tu imagina, e depois que tu faz e acerta o primeiro, dá vontade de fazer mais e inventar coisas diferentes.
      O brotinho do gergelim aparece muito pequeno e realmente é difícil enxergar. Mas deixando o tempo indicado, com certeza a germinação acontece mesmo que não seja muito perceptível.

      Um grande abraço, espero que um dia tu leia esta resposta...

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Oi Tiábi,

      Seja bem vinda, e obrigada pela visita e comentário. Realmente os brotinhos são quase imperceptíveis na germinação do gergelim. Mas deixando o tempo recomendado, fica ótimo e mesmo que a gente não consiga ver os brotinhos, eles estão lá, cheios de vida!

      um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Com serteza e muito bom mas tem um porem pode colocar o prazo de validade?? obrigada e muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga Evelyn!
    Esta ricota nao tem um prazo de validade muito grande nao.
    Tu podes conservar na geladeira em frasco de vidro tampado por ate 2 dias. O gergelim tende a ficar amargo depois de alguns dias. O ideal e consumir logo!
    Beijos e uma otima semana para ti amiga!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro gergelim e fiz essa receita. Ficou es-tu-pen-do! Lamentei não ter feito mais. Ficou maravilhosa!

    Obrigada pela receita e parabéns pelo blog. Foi colocado nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,

      Muito obrigada pelo recadinho tão carinhoso! Fiquei super feliz que gostaste da receita.
      Seja muito bem vinda, obrigada por estar aqui e acompanhar o meu trabalho.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá! a que fiz já ficou pronta amarga, e mais escura que a da foto. Só usei gergelim, limão e água, mas era gergelim branco com casca, será que foi isso? Tô comendo mesmo assim, kkkk... depois que passa o amargor fica um sabor ótimo! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kiria,

      Eu já fiz com gergelim escuro com a casca e também ficou um pouquinho mais amargo e mais escuro. Eu gostei, achei que ficou bem saborosa também.

      Para esta receita eu usei o gergelim sem casca, e me surpreendi com o resultado. Gostei das duas versões, e tu tens razão, depois que passa o amarguinho a gente se acostuma e fica maravilhoso!

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Ricota de Grão de Bico também é bem saborosa. Já provaram?
    O processo de germinação é o mesmo, porém para bater no liquidificador é preciso tirar a pele antes.
    Na próxima prepararei esse de gergelim.
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo (a),

      Nossa que genial, eu nunca fiz ricota de grão de bico, deve ser maravilhosa. Vou experimentar e posto a receita. Se fizeres a ricota de gergelim volta para me contar como ficou.
      Obrigada pela visita e pela maravilhosa dica. Adorei!

      Um grande abraço, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá Veganinha,

    Seja bem vinda amiga, obrigada pelo comentário! Eu adoro gergelim, mas fiquei com receio que esta ricota ficasse muito forte. Ficou ótima para o meu gosto, e também comemos com legumes crus.

    Adoro comida crudívora também!

    Obrigada pela visita e comentário, volte sempre!

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  8. OI, Já fiz essa receita , por que será que sempre fica amarguinha quando faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiábi,

      O gergelim tem um residuo um pouco amargo no sabor, mas não chega a ser muito forte, e pode ser mais acentuado de acordo com o paladar de cada um. Verifique se o gergelim que utilizares para a receita esta novo caso tentares fazer a ricota outra vez. O gergelim oxida muito rapidamente, assim que processado deve ser consumido rapidamente para não perder o frescor.
      Geralmente quando eu prepare alguma receita com gergelim fresco, mantenho na geladeira por no máximo 3 dias.
      Espero ter ajudado, obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Nâo entendi a parte "remova a parte sólida"...Poderia detalhar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, bom dia, tudo bem?

      A parte sólida é o que sobra na peneira ou pano depois que o liquido escorre, e é com esta massa que vais preparar a ricota. Depois de liquidificado, vais colocar tudo dentro do pano para drenar, ou seja, para separar o que é líquido que vai escorrer, e restando apenas a massa que eu chamei de sólida. Quando eu disse "remova a parte sólida"me referi a retirar a massa que sobrou dentro do pano depois que o líquido escorreu. Espero ter esclarecido a tua dúvida, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis