Risoto de Tomates com Manjericão

De sabor muito delicado o risoto de tomates é um dos meus preferidos.
Muito simples de fazer, resulta em um prato lindo e muito saboroso.
Você pode variar os temperos, as ervas, e o resultado sempre vai ser maravilhoso!


Serve 3 pessoas  


INGREDIENTES


  • 1 1/2 xícara de arroz arbóreo
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de alho poro picado
  • 2 tomates grandes bem maduros sem sementes
  • 1 litro de caldo de legumes  (ou água fervente)
  • caldo de meio limão 
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de chá de páprica em pó  (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)


PREPARO

Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo mexendo sempre.  Aumente o fogo, deixe apurar e acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione então a metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca. ( Se não usar tomates orgânicos, remova a casca )
Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos quando necessário.
Acrescente agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário.Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou ate que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo , acrescente a pimenta preta moída na hora, o caldo de limão e mais folhas de manjericão a seu gosto. Lembre-se de que as folhinhas de manjericão que for colocando durante o cozimento vão murchar e liberar o sabor ao risoto. Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida. Decore o prato com folhas frescas de manjericão colocadas na hora.  Bom apetite!

OBS: Recebi uma mensagem de um leitor perguntando se o caldo de legumes que eu uso e o de cubinhos. Não, não é! Infelizmente não consegui postar a mensagem com a pergunta, mas resolvi vir aqui escrever e responder. Como a pessoa não se identificou eu não tenho como mencionar o nome, mas espero que esta pessoa encontre a resposta a sua pergunta. Eu pessoalmente não uso nada artificial e preparo todos os alimentos em casa. Não uso enlatados e muito menos caldo artificial pelo alto teor de sódio, corantes e conservantes que eu evito na minha dieta, e posso garantir que sou muito radical neste ponto. Não recomendo o uso de nenhum tempero artificial, a não ser ervas secas como orégano, salsinha desidratada e outros desta natureza. Quanto mais natural o seu alimento mais saudável e melhores benefícios vai lhe trazer em termos de nutrição. Se vocês observarem as minhas receitas verão que eu preparo tudo em casa, não uso molhos prontos. Este é o diferencial que eu procuro apresentar aqui neste blog. Alternativas saudáveis e econômicas de alimentação sustentável.
No caso de risotos pode ser utilizada água fervente caso não tenha o caldo de legumes caseiro pronto ou não tenha tempo de preparar. Os temperos utilizados para o risoto são suficientes para dar sabor.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.  SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

6 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Para o amigo ou amiga que me escreveu perguntando sobre o caldo de legumes que eu utilizo nesta receita, eu escrevi uma resposta na propria receita.
    Infelizmente nao consegui postar o comentario aqui e peco desculpas por isto.
    Sem querer eu deletei o comentario e nao tive como desfazer...
    Mas de qualquer maneira a resposta esta na receita e espero que a pessoa que perguntou encontre esta resposta e que a mesma possa ajudar a esclarecer esta duvida.

    abracos e obrigada por levantar esta questao e me dar a oportunidade de esclarecer esta questao.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário amigo (a)!

      abraços e volte sempre!

      Excluir
  4. Olá... meu nome é Heloisa e queria saber se é a páprica picante a usada... obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Heloisa,

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. O tipo de páprica para esta receita é opcional e pode ser utilizado a teu gosto. Eu usei a páprica defumada que fica entre a picante e a doce. Se usares a páprica doce vai ficar mais suave, e se usar a picante podes dosar a quantidade para não ficar muito forte caso não gostes de comida picante. Mas pode usar a que tiveres em casa, o que mais gostar. Os temperos sempre são opcionais, especialmente para uma receita como esta. Se fizeres o risoto volta para me contar como ficou. Este é um dos meus risotos preferidos, gosto muito de tomates. Espero que gostes também. Muito obrigada pela visita, volte sempre!
      abraços

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis