Sopa Crudivora de Couve Flor com Alho Poró

O friozinho voltou e uma noite destas me deu uma vontade de comer sopa. Resolvi experimentar uma sopinha crudivora e ficou muito legal. Simples demais de preparar, basta escolher ingredientes e temperos que combinem entre si e criar receitinhas diferentes. O modo de preparo deste tipo de receita, mantem vivas as vitaminas e enzimas dos alimentos que são apenas amornados com o atrito do liquidificador, sem nenhuma perda nutricional. A mesma receita pode ser feita com qualquer outro legume como cenouras, aboboras, brócolis, tomates, cogumelos, ou também com vegetais como espinafre e couve. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

Serve duas pessoas


INGREDIENTES

- 2 xícaras de couve flor crua
- 1 colher de sopa de alho poró picado
- 1 colher de sopa de cebolinha verde
- 2 colheres de sopa de castanhas de caju demolhadas
- 1 colher de sopa de semente de gergelim branca crua (opcional)
água filtrada o suficiente para dar o ponto
- azeite de oliva extra-virgem
- sal e pimenta a gosto


PREPARO


Comece preparando as castanhas. Lave bem e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho por pelo menos 30 minutos enquanto prepara o restante da receita.
Lave bem a couve flor e leve ao liquidificador. Adicione o alho poro,  a cebolinha verde e as sementes de gergelim . Adicione um pouco de água filtrada e bata ate formar um creme.

Escorra as castanhas e leve ao liquidificador. Tempere com sal e pimenta ao seu gosto. Bata novamente. Adicione mais água ate conseguir a consistência desejada. Eu sugiro que a água seja acrescentada aos poucos para não ter perigo de deixar a sopa muito aguada. O ideal é uma sopa mais consistente e cremosa.  Quando conseguir a consistência desejada, ligue o liquidificador na potencia máxima e deixe trabalhar por uns 3 minutos dependendo da potencia do seu liquidificador.

Este tempo vai ser o suficiente para que a sopa esteja em uma temperatura confortável, ou seja, levemente amornada sem estar quente ou cozida. Este processo mantem vivas as enzimas dos alimentos e faz com que a sopa seja altamente nutritiva. Esta mesma receita pode ser feita com qualquer tipo de legumes, ervas e temperos. Use a sua imaginação e faca um alimento vivo, cheio de energia e nutrientes. Sirva imediatamente. Se desejar pode colocar um fiozinho de azeite de oliva no prato antes de servir e decorar com ervas frescas de sua preferencia. Bom apetite!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Acabei de fazer esta receita aqui! muito rápida e prática, só pus alho poró demais e fica ardido. A culinária crudivora é muito diferente, gostosa!
    só fiquei na dúvida em como conservar a sobra, põe na geladeira, deixa ao natural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a)

      Obrigada pela visita e comentário. Realmente o alho poro em receitas crudivoras tem que ser usado com muita parcimônia porque fica muito forte mesmo. Da próxima vez use menos quantidade e tu vais ver como fica gostoso. Eu amo a culinária crudivora, além de ser saudável e cheia de vida, é uma delicia!
      Quanto a sobra, o ideal mesmo seria consumir tudo em seguida que for preparado para preservar os nutrientes. Para tanto seria bom preparar apenas o que vai ser consumido.
      Mas caso sobrar, pode colocar em recipiente de vidro tampado de um dia para o outro e quando for consumir amornar levemente apenas para quebrar o frio da geladeira. Isto se quiser continuar com a receita sendo crudivora.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida escreve aqui ou na pagina do facebook.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita. Se fizer me conta como ficou. Espero que gostes. um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis