Torta Crudivora de Banana e Morangos ~ Raw Strawberry Banana Tart

(Scroll down for English version)
Tinha muita vontade de experimentar uma torta viva de frutas, e esta foi a primeira que eu fiz. Fiquei impressionada com o sabor, com a facilidade de preparo e com o lindo visual. Fica a sugestão para quem quiser se aventurar na maravilhosa culinária crudívora. Experimente, eu tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Você pode modificar a cobertura usando outras frutas como pêssego, manga, maçãs, kiwi, uvas, ou o que você tiver em casa. Também pode acrescentar bananas ao creme de castanhas de caju para enriquecer o sabor e deixar o creme mais leve. 


Rende 10 /12 fatias




INGREDIENTES PARA A CROSTA

  • xícaras de amêndoas orgânicas, sem torrar 
  • 15 tâmaras hidratadas  
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitadinha de sal do Himalaia 



PREPARO

Hidrate as tâmaras deixando de molho em água filtrada por pelo menos 2 horas em recipiente de vidro. Eu usei mais ou menos 15 tâmaras tipo medjol.  



Processe as amêndoas até obter uma farofa grossa. Adicione as tâmaras já hidratadas uma a uma e continue processando. Por ultimo coloque a baunilha e continue processando até que a massa fique homogênea no ponto de ser modelada na forma. Se for necessário pode acrescentar um pouco de água. 


Em um prato ou forma de torta coloque a massa processada e ajeite bem com as mãos para formar a base da torta como mostra a foto abaixo. Se for necessário molhe as mãos para poder espalhar melhor a massa no prato. Cubra com um filme plástico e leve ao freezer enquanto prepara o recheio.



INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 1 1/2 xícara de castanhas de caju cruas
  • 1/4 xícara de maple syrup ou melado* (veja as alternativas abaixo)
  • 1/4 xícara de óleo  de coco (ou creme vegetal)
  • 1/2 xícara de água filtrada
  • sumo (caldo, suco) de meio limão
  • 2 bananas bem madura 


* DICAS:

➥ Se você não tiver o maple syrup que é um produto importado e talvez seja difícil encontrar, pode usar melado. O melado não é crudívoro, mas não tendo outra alternativa, é uma opção razoável embora tenha açúcar. 

Se não quiser usar nenhum dos dois e preferir manter a receita mais saudável na versão crudívora, aumente a quantidade de bananas bem maduras para 3 unidades. 

Outra opção seria fazer uma pastinha de tâmaras e misturar ao recheio para adoçar. Se quiser fazer a pastinha, coloque umas 5 unidades de tâmaras de molho por pelo menos 2 horas. Depois bata no liquidificador com o líquido do molho até formar uma pasta. Neste caso o recheio vai ficar um pouco mais escuro, mas muito mais delicioso e saudável. 

Se você não tiver tâmaras pode usar passas de uva branca e fazer o mesmo processo preparando uma pastinha depois de hidratar as mesmas. 


PREPARO



Leve as castanhas ao liquidificador. Bata bem. Acrescente o Maple syrup, melado ou o que for utilizar para adoçar o creme, o óleo de coco e o sumo de limão. Adicione a agua aos poucos e bata bem até obter um creme bem liso. Retire a crosta da torta do freezer e espalhe o creme. Reserve.




Corte duas bananas de tamanho médio em rodelas não muito finas. Espalhe as rodelas sobre o creme pressionando levemente para que elas se acomodem bem antes de colocar a camada de morangos. Se você quiser pode colocar mais uma camada de creme sobre as bananas e depois decorar com os morangos.




Corte os morangos em fatias  do tamanho e formato que desejar e decore a torta a seu gosto. Cubra com um filme plástico e leve ao freezer por 2 horas antes de servir.




Esta torta é simplesmente sensacional e eu fiquei tão feliz, mas tão feliz com o resultado que vocês não imaginam. E muito fácil e gostoso de fazer. Mas o melhor de tudo é saborear esta delicia. Espero que gostem.









ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!




RAW STRAWBERRY BANANA TART


I've always wanted to try a raw fruit tart. This is the first one I made, but more will come for sure. It was simply wonderful! Besides the amazing taste and the beautiful appearance, I have to say it was so simple and fun to make. You should try to make one, I'm sure you're going to love it.


 You can use another fresh fruits to decorate your pie, such as peaches, mango, apples, grapes, kiwis and much more as your taste. You also can add bananas to the filling when processed. Use your imagination!



Serves 10/12



INGREDIENTS (CRUST)
  • 2 cups organic raw almonds
  • 15 soaked pitted dates
  • 1 tsp vanilla extract
  • 1 pinch of salt



DIRECTIONS

Soak dates for 5 minutes and drain. In a food processor pulse the almonds into a coarse meal, like a thick flour. Add dates one by one and keep pulsing to combine the ingredients. Add vanilla and salt.
The crust should hold together when you press it between your thumb and fingers. If is still to dry, add a little bit of water and pulse until it reaches the desired consistency.


Place evenly in a median sized tart or a springform pan. Firmly press the mixture into the bottom and up sides of the pan. If necessary, wet your hands to make spreading the mixture easier. Cover with plastic wrap and put it into the freezer while you prepare the creamy filling.




INGREDIENTS (FILLING)

  • 1 1/2 cup raw cashews
  • 1/4 cup maple syrup
  • 1/4 cup coconut oil
  • 1/2 cup filtered water
  • juice of 1/2 lemon
  • 1 small very ripe banana


DIRECTIONS

In a blender crush the cashews and maple syrup into a paste while adding a little bit of water. Add frozen banana, coconut oil and lemon juice. Blend them throughly until completely smooth. If necessary add more filtered water for a very smooth creamy result. Remove the crust from the freezer and spread an even layer of the filling into the prepared crust. Set aside.





INGREDIENTS  (TOPPING)

  • 2 fresh sliced bananas
  • 2 cups strawberries

DIRECTIONS

Slice two medium bananas, but make sure is not too thin. Spread slices over the filling. Slightly press them against the cream so they fit well.



Slice strawberries and garnish the tart as your taste covering the bananas. Cover with plastic wrap and put into the freezer to chill for 2 hours before serving. This pie is really amazing. I was so happy with the results.  So tasty, easy and fun to make. Quite a wonderful treat. You must try!



All recipes, text and images shown are the property of Veganana's blog. Please show that you care by mentioning the Veganana's blog link when you share or publish the recipes.

17 comentários

  1. o recheio pode simplesmente um creme de bananas bem maduras com canela. e em cima para decorar: pêras e caqui.
    nham!
    o lindo da comida viva é a simplicidade, não precisa de adoçante algum se fizer com o creme de banana. E menos gorduroso por não usar tantas castanhas.

    Ou uma com recheio de acabacaxi cortadinho misturado com maça fatiada fininha, em cima vem um creme de manga madurinha. Fica muuito doce e saboroso.

    beijos e parabens pelo blog! fiz varias receitas otimas daqui =)

    ResponderExcluir
  2. E dá para cortar, não gruda na forma?

    ResponderExcluir
  3. Ola amigos!
    Da para cortar sim, nao gruda na forma. Eu coloquei no freezer por umas 4 horas antes de servir. Depois disto ficou super facil de cortar. Conservei no freezer.
    Nao durou dois dias. Comemos tudo! rsrs
    Com certeza o amigo (a) que me escreveu a primeira mensagem tem razao. Pode-se fazer esta mesma receita so com frutas e sem as castanhas ou com menor quantidade de castanhas. Nao fiz ainda, como falei, esta foi a minha primeira torta crudivora. Vou fazer novamente e entao vou usar mais frutas e menos ou nada de castanhas.
    Estou amando a culinaria viva! Alem de saudavel e super deliciosa! Inacreditavel o sabor desta torta!
    Obrigada pelos comentarios amigos (as)!
    abracos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Adorei a receita, estou só em duvidas enquanto as tamaras...eu posso substitui-las pelo que? Em minha cidade não as encontro.
    Obrigada e parabens pelo site!
    =)

    ResponderExcluir
  5. sua torta de morangos é uma delicia, fiz hj. parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei demais desta receita simples e ao mesmo tempo sofisticada, parabéns Lori por seu talento culinário.

    ResponderExcluir
  7. Ola amiga!
    Respondendo a sua pergunta, as tamaras sao usadas para adocar e dar formato a crosta da torta. Caso nao encontrares tamaras podes usar qualquer fruta seca. Pode ser passas de uva, figo seco, damascos, banana passa....

    Se ainda tiver alguma duvida me escreva. Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!
    volte sempre!
    abracos
    abracos

    ResponderExcluir
  8. Obrigada ao amigo (a) que fez o comentario sobre a torta. Fico feliz que tenhas gostado.
    Da proxima vez que fizeres uma receita minha caso quizer podes fotografar e compartilhar na pagina Veganana do facebook que eu posto para inspirar mais pessoas a fazer. Varias pessoas ja me mandaram fotos e comentarios sobre esta torta la.
    Muito obrigada pelo recadinho e pela visita, volte sempre!
    abracos

    ResponderExcluir
  9. Boa noite De!
    Muitissimo obrigada pelo seu comentario tao carinhoso!
    Esta receita e tudo de bom. Esta combinacao e uma delicia e da um efeito lindo no visual!
    grande abraco amiga, volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Oláá!! Quanto tempo dura a torta? A coloco novamente no freezer depois de consumir uma parte? Se sim pode durar por bastante tempo! hehe Espero sua resposta!
    Obrigada e parabéns pelas receitas!

    ResponderExcluir
  11. Ola Carolina,

    A torta volta para o freezer depois que consumires uma parte. Pode ser conservada no mesmo prato em que foi feta, desde que seja bem coberta com filme plastico para nao perder o sabor e nao criar gelo em cima. Aqui em casa nao dura muito quando eu faco, mas sempre procuro cobrir bem para conservar melhor.

    Tu podes colocar duas camadas de filme sobre o prato e cobrir tudo com papel aluminio para fechar bem. Eu nao deixaria a torta no freezer por mais de duas semanas. Acho que neste periodo ela ainda esta fresca e deliciosa. Se deixar muito tempo pode nao ficar tao boa considerando que e feita com frutas frescas e cruas.

    Espero ter ajudado, muito obrigada pela visita!

    abracos

    Lori Ellis

    ResponderExcluir
  12. Não encontro o extrato de baunilha puro, fará falta na receita? Pode usar nozes no lugar das amêndoas? E não tenho óleo de coco, o que substitui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia,

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. O extrato de baunilha pode ser opcional nesta receita. pode usar a essência se ficar mais fácil para ti, ou caso quiser, não use. É apenas pelo sabor, não faz diferença no resultado final da receita. Pode usar nozes sim, da mesma forma que as amêndoas. E quanto ao óleo de coco, pode ser substituído por creme vegetal vegano sem problemas. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida estou à disposição. Se fizer a torta me conta como ficou, espero que gostes.
      Um grande abraço, Feliz Ano Novo!

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Olá !!! Adorei a novidade de mais receitas crudivoras! Adoro seu blog e a sua simpatia, gentileza e amorosidade! Percebemos na forma delicada como você responde às dúvidas e no amor que você transmite ao realizar essas receitas maravilhosas!
    Bom, tenho uma dúvida, não precisa hidratar as amêndoas?
    Bjs e obrigada!
    Sandra Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo carinho das tuas palavras. Fico feliz em saber que aprecias o meu trabalho e muito agradecida por acompanhar o blog e fazer o meu dia mais feliz com a tua mensagem.
      Para esta receita não é necessário hidratar as amêndoas porque elas vão ser trituradas até virar farinha, e neste caso não precisa hidratar. Se fizeres a receita me conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  14. Boa noite, directamente de Portugal!
    Fiz esta receita (e o queijo de castanha de caju) na celebração do Dia da Mãe (cá foi dia 7) e toda a família amou!!! Foi a primeira sobremesa totalmente unânime! (Sou a única vegana.)
    Muito obrigada pela partilha!
    Isabel Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Isabel, tudo bem?

      Seja muito bem vinda! Fico feliz em saber que fizeste a receita e toda a família aprovou, isto é maravilhoso, especialmente porque tu é a única vegana da família. Muito obrigada por dividir esta alegria comigo! Amei receber a tua visita, venha sempre bater papo comigo. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis