Vitamina de Banana com Beterraba

Para começar o dia com energia e saúde, nada melhor do que uma deliciosa vitamina cheia de nutrientes essenciais. Esta combinação ficou maravilhosa e com uma cor super especial e apetitosa. É assim que eu começo o meu dia, inventando sucos e vitaminas diferentes e muito saborosos.  Esta receita é apenas uma inspiração. Use os ingredientes que você mais gosta, invente combinações diferentes, prepare deliciosas e coloridas vitaminas, e encha seu dia de vida. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


O importante é você usar um tipo de fruta que pode ser banana, maçã, pera, morangos, mamão, um legume que pode ser beterraba, abobrinha, abobora, pepino ou cenoura, e adicionar o que você quiser de frutas secas e sementes demolhadas ou germinadas, e verduras a seu gosto como espinafre, couve ou o que preferir. Se não tiver tempo de germinar ou demolhar as sementes, não se preocupe, prepare a sua vitamina como for possível, usando os ingredientes que tiver disponíveis e fazendo as combinações que mais lhe agradam. Se você tiver leite vegetal em casa, pode utilizar ao invés de apenas água. No caso desta receita, eu utilizei aveia, o que de certa forma substitui o leite vegetal. A quantidade de água pode variar de acordo com a consistência que você desejar. Experimente, faça a sua receita. Os damascos que eu utilizei são escuros por serem orgânicos e não conter dióxido de enxofre, um produto utilizado para preservar a cor das frutas secas, que faz com que a maioria dos damascos sejam amarelos. O bom mesmo é procurar sempre ingredientes orgânicos, na medida das possibilidades que se tem. O damasco nesta receita pode ser substituído por tâmaras, passas de uva, figos desidratados, goji berry, etc.  Somente a banana já deixa a bebida bem docinha, caso você não quiser utilizar a fruta seca.



Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 copo grande
Preparação: 15 minutos


INGREDIENTES

  • 1 banana grande bem madura
  • 1/2 beterraba pequena
  • 3 damascos demolhados
  • 2 colheres de sopa de semente de chia demolhada
  • 1 colher se sopa de semente de gergelim demolhada
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 200 ml de água filtrada
  • gelo (opcional)


PREPARO

Para fazer esta vitamina como eu fiz você vai precisar de sementes hidratadas ou demolhadas. Vou explicar como fazer.


PARA DEMOLHAR


SEMENTES DE CHIA

Eu sempre deixo a chia de molho durante a noite e utilizo na manha seguinte para fazer sucos e vitaminas. Esta é a melhor opção, porque pela manhã nem sempre se tem tempo de esperar para que a semente hidrate adequadamente. Utilize sempre recipientes de vidro com tampa. Nunca coloque de molho em recipientes de plástico. Separe uma porção de sementes de chia que você quer hidratar. Coloque em um vidro e cubra com água filtrada. Tampe e leve a geladeira. A semente de chia hidrata rapidamente. Em mais ou menos 30 minutos a 1 hora estará pronta para consumir.
Pode ser conservada na geladeira com água por uns 2 ou 3 dias. O ideal é que se prepare porções que serão ser consumidas rapidamente. Muito importante hidratar a semente de chia para consumir.


Jamais consuma a semente sem hidratar. Se você fizer isto, as sementes vão hidratar e inchar dentro do seu corpo retirando líquidos e pode até causar desidratação ou inchaço. Fique atento, leia a respeito.



SEMENTES DE GERGELIM


Eu gosto de usar a semente de gergelim hidratada também. Para isto deixo de molho de véspera e uso pela manhã. O processo é o mesmo. Lave as sementes em água corrente e coloque em um recipiente de vidro, cubra com água filtrada, tampe e leva à geladeira.




 PARA OS DAMASCOS


Pegue uma porção de damascos secos, lave rapidamente e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada, tampe e leve à geladeira. O damasco hidratado é uma delicia. A água forma uma calda super gostosa. Você pode servir o damasco hidratado como sobremesa simplesmente assim, hidratado, geladinho e com a caldinha que se forma com o açúcar natural da fruta. Eu adoro utilizar damascos hidratados nas vitaminas, smoothies e sobremesas. Fica sensacional. Experimente esta sugestão, tenho certeza de que você vai gostar muito.



PREPARO DA VITAMINA

Finalmente após toda esta descrição, vamos ao preparo da vitamina. Coloque todos os ingredientes citados acima no liquidificador, bata em alta velocidade até obter uma bebida cremosa e bem lisinha. Se quiser pode colocar cubinhos de gelo. Sirva imediatamente.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

8 comentários

  1. Olá Ana!
    Tudo bem?
    Sou vegana há quase seis meses e vegetariana há alguns anos e há muito tempo preocupada com os animais, o planeta e a humanidade. Como você, eu decidi atuar virtualmente e criei um blog. Vendo sua página, achei que se interessaria. Meu blog, o "Pensando ao contrário" é voltado para um público não veg e tem por missão retirar os preconceitos dos carnívoros sobre o veganismo. Minha ideia é mostrar que um mundo justo é um mundo sem crueldade animal e por isso juntei diversos assuntos que danificam a liberdade do planeta e dos seres vivos - até humanos.
    Eu falo sobre anti-consumismo, veganismo, história das mulheres que foi apagada ou manipulada (sexismo), auto-suficiência, permacultura, enfim, tudo para ajudar às pessoas a mudarem a si mesmas para mudar o mundo.
    Eu sempre faço divulgação para pessoas que parecem pensar como eu e espero que um dia, mais pessoas se tornem veganas!
    Deixo o link do blog.
    Adoro suas receitas! Sao deliciosas!
    Grande abraço e go vegan!
    Camila G. Victorino
    Pensando Ao Contrário
    http://pensandoaocontrario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ana,

    Olha, eu AMEI essa receita...eu tenho muita dificuldade de comer beterraba, não sei porque (o sabor me agrada), mas comê-la me embrulha o estômago, fico com uma sensação afrontada, só consigo em sucos. Mas essa sua opção foi perfeita, como eu adoro banana e damascos, acho que vou adorar MUITO. Obrgada.

    ResponderExcluir
  3. Cara Lori como vai? Essa é a terceira receita que utilizo uma receita sua. Quando li sobre essa vitamina, achei meio exótica, afinal nunca imaginei, misturar beterraba com banana. Porém hoje pela manhã resolvi testar essa receita antes ir trabalhar. Adorei. Postei em meu blog, com as devidas citações! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Camila querida!
    Nao sei como nao respondi a tua mensagem. Puxa, me desculpe. Sao tantas mensagens que as vezes umas acabam escapando de mim, rsrsrs
    Muito obrigada pelo teu recadinho tao carinhoso. Acabei de visitar o teu blog e ja sou seguidora. Tambem te adicionei no meu Google e Twitter e curti a tua pagina no facebook. Vou acompanhar o teu blog, gostei muito!
    Muito obrigada por compartilhar aqui e me dar a oportunidade de conhecer a ti e teu trabalho.
    abracos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Fefa querida!!!
    Obrigada pelo teu recadinho! Bom saber que tu gostaste da receita e que esta combinacao pode te agradar mesmo que tenha beterraba.
    Posso te garantir que e uma delicia. Eu adoro beterraba, mas te confesso que nao gostava e aprendi a gostar.
    Um grande abraco amiga, obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo Goncalves!
    Bom te ver por aqui de novo!
    Puxa, obrigada por compartilhar a minha receita. Fico feliz que tenhas gostado. E uma combinacao deliciosa e muito saudavel!
    Ja visitei o teu blog e gostei muito. Parabens pelo teu trabalho!
    Obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Fiz a vitamina c banana, aveia, 1/4 de beterraba e água de coco. Ficou uma delícia! !! Obrigada! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por escrever comentando sobre a receita. Fiquei muito feliz que gostaste. Imagino que deve ter ficado maravilhosa com a água de coco! Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis