Abobrinha Verde com Molho Branco

Deliciosa sugestão para servir com macarrão, arroz ou batatas ou até mesmo para recheios se deixar engrossar um pouco o molho até conseguir uma consistência mais firme. Abobrinhas verdes com um delicioso molho branco caseiro preparado com castanhas de caju. Mais simples e rápido de fazer do que você possa imaginar. A quantidade desta receita e suficiente para servir 4 pessoas com os acompanhamentos. Esta é uma receita básica que você pode usar como inspiração para muitos pratos diferentes. Também pode fazer a mesma receita com outros legumes usando o mesmo molho branco, se preferir. Experimente!

 
Serve 4 pessoas  


INGREDIENTES

  • 2 abobrinhas verdes orgânicas com casca cortadas em cubinhos
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 cebola pequena picada bem miudinha
  • molho branco caseiro (ver receita abaixo)
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


PARA O MOLHO BRANCO


INGREDIENTES
  • xícara de castanhas de caju cruas
  • xícaras de água filtrada fria
  • uma pitadinha de noz moscada ralada
  • 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • sal a gosto


PREPARO


Enxague rapidamente as castanhas em uma peneira. Leve ao liquidificador e cubra com água filtrada. Deixe de molho por uns 10 minutos. Coloque o sal e bata bem até obter um leite cremoso. Coloque o amido de milho e bata novamente. Leve esta mistura a uma panela e leve ao fogo baixo para engrossar mexendo sempre. Devolva para o liquidificador, misture o Nutritional Yeast se for utilizar e bata de novo até ficar um creme lisinho.

O uso do Nutricional Yeast nesta receita é opcional. O fato de não usar, não altera o resultado final da receita. O Nutritional Yeast é um delicioso tempero que tem um sabor acastanhado que lembra o queijo. Você pode usar os temperos de sua preferencia para qualquer receita.

Caso não utilize todo o molho de uma vez, guarde em pote de vidro fechado na geladeira por até 3 dias.  Reserve o molho ainda quente e prepare o refogado de abobrinhas.



PREPARO DAS ABOBRINHAS


Se você utilizar abobrinhas orgânicas mantenha as cascas. Caso contrario descasque. Lave bem as abobrinhas e corte em pequenos cubinhos. Pique a cebola bem miudinha e corte a cebolinha verde.

Em uma frigideira grande coloque o óleo para aquecer. Quando estiver quente coloque a cebola e acrescente uma pitadinha de sal. Deixe a cebola fritar mexendo sempre. Abaixe o fogo e coloque as abobrinhas picadas e a cebolinha verde. Deixe apurar por apenas 2 minutos. Não deixe a abobrinha cozinhar demais. Acrescente então o molho branco mexendo delicadamente. Deixe no fogo por apenas mais 1 minuto para agregar os sabores. Desligue o fogo e empregue. Fica uma delicia para servir com macarrão, batatas, arroz, ou como você preferir.

SAIBA MAIS OU COMPRE NUTRITIONAL YEAST NA LOJA VEGANANA. CLIQUE AQUI 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

4 comentários

  1. Excelente a receita! O molho branco não deve nada aos tradicionais e, muito pelo contrário, é mais saboroso e leve. A abobrinha casa perfeitamente com o conjunto. Obrigada pela super dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia,

      Seja bem vinda amiga e muito obrigada pelo comentário. Fiquei super feliz que gostaste da receita. Eu simplesmente adoro este molho branco, fica bom em qualquer receita mesmo.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Nossa, fiz essa noite pra janta essa abobrinha com molho branco de castanha de caju, com macarrão penne integral. Ficou ma-ra-vi-lho-so. Molho perfeito! Parece um molho bechamel mesmo, até melhor eu diria! Muito obrigada pela receita. Vou guardar no coração! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Que legal, fico muito feliz em saber que gostaste da receita e agradeço muito o carinho de escreveres comentando. Imagino a delícia que deve ter ficado com penne, a combinação não pode ser mais perfeita! Adorei receber a tua visita, volte mais vezes!

      Um grande abraço
      Lori Ellis


      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis