Pudim de Damascos

Uma sobremesa leve e muito cremosa que pode ser feita com outras frutas secas como ameixas, tâmaras ou figo. Não pode ser mais fácil de fazer, rápida e gostosa. Você pode adicionar bananas ao creme de castanhas, pode fazer o mesmo creme com amêndoas também. Fica simplesmente maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Serve duas pessoas  

Os damascos que eu utilizei são escuros por serem orgânicos e não conter dióxido de enxofre, um produto utilizado para preservar a cor das frutas secas, que faz com que a maioria dos damascos sejam amarelos. O bom mesmo é procurar sempre ingredientes orgânicos, na medida das possibilidades que se tem. O damasco nesta receita pode ser substituído por tâmaras, passas de uva, figos desidratados, goji berry, etc.



INGREDIENTES 

  • 1/2 xícara de castanhas de caju
  • 12 damascos secos
  • 1 colher de sopa de melado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

PREPARO

Coloque os damascos de molho em água filtrada em um recipiente de vidro. Tampe e leve a geladeira. Deixe por umas 8 horas antes de usar. Este é o tempo suficiente para que os damascos inchem e fiquem bem hidratados. Este processo é super legal porque o resultado é uma deliciosa "compota" crudívora . A fruta hidrata e incha e a água absorve o sabor da fruta e forma uma calda levemente adocicada.

Na mesma ocasião prepare as castanhas. Lave e coloque de molho em água filtrada também usando um recipiente de vidro, pode ser um copo um jarrinha, mas tem que ser vidro. Tampe e coloque na geladeira pelo mesmo tempo que os damascos vão ficar de molho.

Passado o tempo de molho dos dois ingredientes, comece pela castanha de caju. Escorra a água e coloque as castanhas hidratadas no liquidificador juntamente com o melado, a baunilha e 5 damascos hidratados. Coloque um pouco de água filtrada, o suficiente para começar a bater. Acrescente água aos poucos e continue batendo em velocidade alta ate obter um creme lisinho.

A quantidade de água vai depender da consistência que você desejar para o seu pudim. Eu fiz o meu mais consistente, mas você pode querer um creme mais leve e para tanto basta colocar um pouco mais de água. Eu coloquei apenas uma colher de melado. Caso você queira um pudim mais docinho coloque mais uma colher de melado, a seu gosto. Fatie os damascos restantes e monte o pudim. Em uma taça coloque uma camada do pudim e cubra com as fatias de damasco. Coloque mais pudim e decore com fatias de damasco na lateral da tacinha.


Despeje um pouco da calda dos damascos sobre o pudim e decore a seu gosto. Uma folha de menta fica lindo também, caso você tiver em casa.


Cubra as tacinhas com um filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva bem gelado.



IMPORTANTE!

Originalmente eu fiz esta receita usando o agave néctar. Costumava usar eventualmente, mas descobri que este produto não é uma opção saudável e resolvi retirar a sugestão de uso das minhas receitas. Esta receita seria crudívora com o uso do agave, mas eu recomendo a substituição pelo melado que mesmo não sendo crudívoro, é menos prejudicial a saúde. Se você quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui  e informe-se sobre o que eu estou falando.
 
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

14 comentários

  1. nossa, to babando! parabéns pela receita, farei com certeza!
    amo seu trabalho, muito obrigada por compartilhar tudo conosco.
    beijos, amiga

    ResponderExcluir
  2. Maria Alice querida!!!
    Que alegria te ver aqui amiguinha!
    Obrigada por teu carinho de sempre.
    Amei a visita, desculpe nao ter respondido antes, nao tinha recebido notificacao da tua visita.
    beijos amiga! volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ola Gabriela!
    Eu fiz em uma taca grande. Rendeu mais ou menos umas 4 porcoes individuais.
    Desculpe nao ter respondido a tua pergunta antes. Eu estava em ferias viajando e nao acessei o blog por mais de duas semanas.
    Um grande abraco querida, obrigada por estar aqui.

    ResponderExcluir
  4. Ola Rodrigo!
    Muito obrigada pelo teu recadinho!
    Fico feliz qe estas aqui e aprecisa o meu trabalho!
    Um grande abraco amigo, volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que revisse sua receita pois o uso do agave é perigoso e ele não cumpre nada do que promete, alem de ser um produto adoçado artificialmente. Fiz a receita com mel e ficou muito bom. Acredito que com melado também mas sem agave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo (a) Blog de teste

      Muito obrigada pelo recado e pela dica. Eu fui ler a respeito e realmente fiquei impressionada. Agradeço imensamente pelo teu alerta em relação a este produto. Já tinha ouvido falar alguma coisa de negativa em relação ao agave, mas sinceramente não tinha ainda parado para pesquisar a fundo sobre o assunto.

      Vou rever a receita e fazer as modificações necessárias para que este ingrediente não seja mais indicado para nenhuma receita no blog.

      Eu já não uso mais agave há muito tempo. Fiz uma ou duas receitas com ele e depois não comprei mais. Sinceramente não gosto muito do gosto, e foi por isto que não comprei, Prefiro o melado sem duvida nenhuma.

      Agora mais motivos ainda eu tenho para não comprar, não usar e não recomendar.

      Mais uma vez obrigada pela grande ajuda.

      abraços e volte sempre por aqui

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Amo suas receitas!!! Testei essa do pudim e outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola JT

      Obrigada pelo recadinho, adorei saber que já fizeste varias receitas e que aprovaste. Obrigada pelo retorno.

      Quando fizeres alguma receita e quiser, faz uma foto e me manda.
      Vou abrir um espaço para as fotos dos leitores, e tu poderás participar caso queiras.

      abraços, volte sempre me visitar!





      Excluir
  7. Que delicia de receita!!!Obrigada,por compartilhar!!!Vou fazer :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,

      Seja bem vinda amiga. Muito obrigada pela visita e comentário. caso fizeres volta aqui para me contar como ficou. Vou adorar saber se gostaste.
      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
  8. Sempre faço esse pudim.muito rápido de fazer e fica delicioso. Muito Obrigada Lori,por tantas receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Fiquei super feliz que gostaste do pudim e fazes com frequência. Se quiser pode acrescentar bananas espremendo um pouco de limão para que as mesmas não escureçam. Fica maravilhoso misturando com bananas, a combinação é deliciosa.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis