Bolo Semi Integral de Cacau sem Açúcar

Este é o bolo que eu fiz para o meu aniversario em um jantar que ofereci para amigos aqui em casa. A pedidos, acabei fazendo bolo de chocolate (cacau), mas como não queria usar açúcar eu adaptei uma receita antiga, tirei o açúcar e ficou um bolo maravilhoso. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

A massa ficou muito fofinha. E o creme que eu usei para cobrir e rechear ficou do outro mundo de tão gostoso. Da próxima vez que eu fizer este bolo vou rechear com morangos picados. Depois que eu fiz, fiquei imaginando a delicia que deve ficar. 


  

INGREDIENTES PARA O BOLO
  • 4 colheres de sopa de semente de linhaça marrom triturada
  • 8 colheres de sopa de água morna
  • xícaras de farinha de trigo comum
  • xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de cacau orgânico em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • xícara de melado
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • xícaras de água fervente 


PREPARO

Comece preparando a linhaça. Em um pirex coloque a linhaça triturada e adicione a água morna. Misture bem e deixe repousar enquanto prepara o restante da receita.

Este bolo pode ser feito a mão. Não e necessário o uso de batedeira. Em uma vasilha grande adicione os ingredientes secos na ordem colocada acima. Primeiro as farinhas e o cacau. Misture bem. Pode peneirar caso quiser. Depois disto acrescente o bicarbonato, o fermento e o sal. Misture novamente.
Comece então a colocar os ingredientes molhados. Adicione a mistura da linhaça que ficou hidratando e misture bem. Adicione o melado, o óleo e a baunilha mexendo sempre. Por ultimo adicione a água fervente aos poucos misturando bem ate obter uma massa bem lisinha.

Coloque a massa em uma forma redonda untada. Leve a assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos a uma temperatura media de 180C. Tome cuidado para não abrir a porta do forno enquanto o bolo estiver assando. Preste bastante atenção para não deixar o bolo assar demais. Bolos veganos assam mais rapidamente que os outros.

Quando o bolo estiver assado, retire do forno e deixe esfriar enquanto prepara a cobertura e recheio. Se quiser pode fazer o teste do palito para ver se a massa assou direitinho.



INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • xícaras de castanhas de caju demolhadas de véspera
  • xícara de tâmaras demolhadas de véspera
  • 1/4 xícara de cacau orgânico em pó
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de melado
  • água filtrada o suficiente para dar o ponto do creme


PREPARO

Esta parte tem que ser preparada de véspera. Lave bem e escorra as castanhas. Coloque de molho em água filtrada em um recipiente de vidro com tampa. Leve a geladeira. Prepare as tâmaras da mesma forma. Coloque em um recipiente de vidro, cubra com água filtrada, tampe e leve a geladeira.

No outro dia as castanhas estarão hidratadas e terão dobrado de volume, a mesma coisa acontece com as tâmaras. Escorra a água das castanhas e leve ao liquidificador apenas as castanhas, desprezando a água do molho.
Coloque as tâmaras COM A CALDA junto com as castanhas no copo do liquidificador. Adicione um pouco de água filtrada e comece a bater. Acrescente água aos poucos ate obter um creme bem lisinho. Coloque o cacau e bata novamente. Caso queira um creme mais escuro coloque mais cacau. Lembre-se de que o cacau não tem açúcar, portanto é mais amargo. Como esta receita não leva açúcar, cuidado com a quantidade de cacau utilizada caso queira um bolo mais docinho.

Acrescente então a baunilha e o melado se quiser uma cobertura mais doce. O ponto do creme vai ser obtido a partir da água que for acrescentada. Eu sugiro que você acrescente a água aos poucos ate conseguir um creme lisinho e bem consistente.

Detalhe muito importante. Observe nas fotos que o creme é super consistente e firme. Para que isto aconteça você tem que ter muito cuidado quando preparar o creme no liquidificador. Coloque a água aos poucos para que o creme não passe do ponto e fique muito mole. Claro que o creme vai ficar mais firme depois de gelado, mas é necessário uma consistência bem firme para poder rechear e cobrir o bolo sem que o creme desande.



 

OUTROS INGREDIENTES
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • morangos orgânicos frescos
  • algumas nozes inteiras para decorar


MONTAGEM DO BOLO

Corte a massa em 3 partes. Use uma faca de pão e corte com cuidado para não quebrar a massa. Prepare um prato grande o suficiente para montar o bolo. Antes de colocar a base da massa, coloque uma camada fina do creme de chocolate. Sobre esta camada fina disponha a primeira camada da massa que vai ser a base do bolo. Coloque uma camada generosa do creme de chocolate sobre a massa e espalhe bem. Espalhe uma porção das nozes picadas sobre o creme.

Disponha a segunda camada da massa sobre o creme e ajeite nos lados com uma espátula caso for necessário. Acrescente a outra camada também generosa do creme de chocolate e coloque mais nozes. Coloque então a ultima camada do bolo. Novamente ajeite com a espátula e depois que estiver bem centralizado comece a espalhar o creme de chocolate para cobrir todo o bolo.

Jogue uma porção de nozes picadas na parte lateral do bolo para decorar e enfeite a parte superior com morangos fatiados e nozes inteiras. Deixe gelar bem antes de servir. Eu fiz o meu bolo de véspera. Quando servi no outro dia estava maravilhosamente geladinho e delicioso.


Espero que tenham gostado da sugestão.. É super simples de fazer, basta seguir as instruções. Fica lindo e muito gostoso. O melhor de tudo é que você pode fazer muitas variações com esta mesma receita. Pode rechear e decorar apenas com morangos picados e o creme de chocolate. Também pode separar a metade do creme sem colocar o cacau. Então você vai ter um creme branco e um creme escuro. Fica lindo também.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

38 comentários

  1. Ficou lindo, Lori! Deve ter ficado delicioso. Parabéns, Leonina! Bjks☼

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Marta Rah!!!
    Obrigada pelo teu carinho querida!
    Adorei tua mensagem!
    Volte sempre!
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi o que é agave néctar? moro no Brasil...

      Excluir
    2. Olá amigo, (a)

      O agave néctar e uma espécie de adoçante natural em forma de calda tipo um xarope derivado de uma planta de origem mexicana.

      Pode perfeitamente ser substituído pelo melado. Caso você não encontrar não se preocupe, melado é bem mais saudável do que o agave.

      O agave é um produto novo e ainda não se tem muita informação a respeito. Sei que já se encontra a venda no Brasil, mas eu não me preocuparia com isto se fosse tu. Pode substituir o agave pelo melado sem problema. O melado e muito maia fácil de encontrar e vai adoçar a receita de maneira satisfatória e saudável.

      Espero ter ajudado. Obrigada pelo comentário, vou lá na receita agora mesmo escrever uma observação sobre o assunto.


      abraços e volte sempre por aqui

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Minha amiga Leslie!!!
    Que bom receber a tua visita!
    Obrigada pelo comentario querida!
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Que lindooo!
    Vou tentar fazer pro aniversario da minha mae! Bjos e obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Erica!
      Este bolo e especial mesmo para aniversario. Fica lindo e delicioso. Ate eu que nao dou muito chegada em chocolate adorei!
      tenho certeza que tua mae vai gostar muito tambem!
      Me escreve depois contando como ficou por favor!
      um grande abraco amiga, obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  5. Adorei a receita!!!
    Me tira uma dúvida, a castanha de caju é crua ou assada?
    Bjs
    fernanda Iuspa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernanda!
      Desculpe nao ter respondido antes a tua pergunta. Estou atrasada nas respostas, recebo muitas mensagens e as vezes fica dificil responder tudo com rapidez.
      A castanha de caju tem que ser crua amiga. Se fizeres o creme com a castanha assada nao vais ter o mesmo resultado nao.
      Caso nao encontrares castanhas use amendoas seguindo as instrucoes da receita que o resultado e o mesmo.
      Espero ter ajudado. Me conta como ficou se fizeres, ok?
      bjs e mutio obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Adorei a receita e vou fazer. Porém tenho muita dificuldade em encontrar o cacau organico em pó. Posso encontrar em alguma rede de supermercados ou só em lojas de produtos naturais?????

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Erica!
    Este bolo e especial mesmo para aniversario. Fica lindo e delicioso. Ate eu que nao dou muito chegada em chocolate adorei!
    tenho certeza que tua mae vai gostar muito tambem!
    Me escreve depois contando como ficou por favor!
    um grande abraco amiga, obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Fernanda!
    Desculpe nao ter respondido antes a tua pergunta. Estou atrasada nas respostas, recebo muitas mensagens e as vezes fica dificil responder tudo com rapidez.
    A castanha de caju tem que ser crua amiga. Se fizeres o creme com a castanha assada nao vais ter o mesmo resultado nao.
    Caso nao encontrares castanhas use amendoas seguindo as instrucoes da receita que o resultado e o mesmo.
    Espero ter ajudado. Me conta como ficou se fizeres, ok?
    bjs e mutio obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Sonia!
    Eu acredito que em lojas de produtos naturais seja mais facil encontrar. Sei que as vezes e bem complicado encontrar produtos organicos e eu nao saberia te dizer onde exatamente tu poderias encontrar. Tudo depende de onde moras. As vezes em mercados publicos tem bancas que vendem produtos organicos.
    Tambem tem a possibilidade de comprar online. O Pao de Acucar no Rio e a Zona Cerealista em Sao Paulo vendem online para todo o Brasil.
    Caso nao encontrares, nao se preocupe. A unica coisa que eu nao recomendo mesmo e usar nenhum tipo de achocolatado porque sao misturados com acucar e coisas que eu nem quero saber, tudo artificial. Isto nao e nada saudavel. O cacau ainda e a melhor alternativa.
    espero ter ajudado amiga.
    Se precisares de mais alguma dica me escreva.
    Obrigada pela visita!
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Olá, posso usar açúcar orgânico ou mascavo? Se der pra usar, qual quantidade devo usar? Muito obrigado pela atenção. O teu blog tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Welber,

      Podes usar açúcar nesta receita sim. Para a massa tu podes usar 1 xicara de açúcar mascavo, cristal orgânico, ou demerara.
      Para o recheio e cobertura podes usar açúcar também caso não consigas as tâmaras.
      Use 1/2 xicara de açúcar no recheio e cobertura. Se gostares mais doce pode acrescentar mais, mas meia xicara esta bom.

      Para a massa eu recomendo o açúcar cristal ou demerara porque deixa a massa mais leve, e para a cobertura podes usar açúcar mascavo.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma duvida me escreve aqui ou la na pagina do facebook.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  11. P.S: Se eu não achar as tamaras, posso deixar de usá-las no preparo do creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Welber,

      Respondi as duas perguntas em uma só. Leia o comentário acima e vais encontrar as dicas de substituição para as tâmaras.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  12. As fotos estão tão lindas, que dá água na boca! Vou fazer para o Natal!!!! Nedi Ropke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda Nedi!
      Obrigada pela visita e comentario amiga!
      Fiquei super feliz em te ver aqui!

      volte sempre! beijosss

      Excluir
  13. Ola Welber!
    Caso quizer podes usar acucar nesta receita sim. Para a massa tu podes usar 1 xicara de acucar mascavo, cristal organico, ou demerara.
    Para o recheio e cobertura podes usar acucar tambem caso nao consigas as tamaras. Se conseguires melado tambem pode usar sem problema.
    Pode colocar 1/2 xicara de acucar no recheio e cobertura. Se gostares mais doce pode acrescentar mais, mas meia xicara esta bom.
    Eu tenho esta outra receita no blog de um bolo super simples tambem de chocolate (cacau). Da uma olhadinha, esta receita e deliciosa e tu podes rechear tambem. esta e feita com acucar.
    Este e o "Bolo de Chocolate Fofinho".

    http://blog.veganana.com.br/2013/04/bolo-de-chocolate-fofinho.html

    Espero ter ajudado, desculpe a demora em responder tua pergunta. Estava viajando e as coisas atrasaram bastante por aqui.
    Obrigada por seguir Veganana.
    Volte sempre e se tiver alguma duvida me escreva aqui ou la na pagina da Veganana que e mais facil para que eu veja as mensagens.

    abracos

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Ola Dagmar,

      Obrigada pela visita e comentario amiga!

      Se fizeres, volta aqui pra nos contar como ficou, vou adorar saber.

      beijosss

      Excluir
  15. Olá! Como não tenho melado aqui agora, vou ter que usar açúcar.. Neste caso, qual a quantidade de açúcar que você recomenda para substituir o melado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana,
      Podes usar acucar nesta receita sim. Para a massa tu podes usar 1 xicara de acucar mascavo, cristal organico, ou demerara.
      Para o recheio e cobertura podes usar acucar tambem caso nao consigas as tamaras.
      Use 1/2 xicara de acucar no recheio e cobertura. Se gostares mais doce pode acrescentar mais, mas meia xicara esta bom.

      Para a massa eu recomendo o açúcar cristal ou demerara porque deixa a massa mais leve, e para a cobertura podes usar açúcar mascavo.

      Espero ter ajudado amiga, se tiveres mais alguma duvida e so escrever.
      abraços e obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, Lori! Vou fazer esta semana e depois conto como ficou!

      Excluir
  16. Esta Receita e dos deuses que Receita Marravilhosa eu Amei Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanizinha querida,

      Obrigada pela visita amiga, bom te ver aqui sempre!
      Este bolo eu fiz para o meu aniversário, ficou bom demais amiga, eu preciso repetir. Talvez faça novamente para o meu aniversário este ano.

      Um grande beijo, volte sempre para me visitar, adoro quando tu aparece por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir
  17. eu posso substituir as castanhas de caju pelas do brasil ou do para?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ellen,

      Seja bem vinda, obrigada pela visita!
      Pode sim, não tem problema nenhum. De preferência use castanhas do para ou brasil que não tenham sido torradas para conseguir um creme bem leve com consistente. Use a mesma quantidade e siga as instruções da receita.
      Se fizeres o bolo volta para me contar como ficou e se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente que eu te ajudo.

      um grande abraço, volte mais vezes para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Obrigado por ter me respondido.Fiz o bolo, ficou muito bom,bem fofinho;mas achei que ficou um sabor bem peculiar do bicarbonato;substituir as tâmaras por damasco,o creme ficou perfeito. Estou sempre vendo suas receitas, e gostaria de ver uma de pão de queijo vegano de liquidificador;sou vegetariana a 13 anos ,e como e dificil pra mim ate hoje resistir a um um pão de queijo,mas Deus me dá essa força.bjs ,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ellen,

      Obrigada pelo retorno amiga. Pena que o teu bolo ficou com gosto de bicarbonato. Isto não é bom mesmo, mas quem sabe da próxima vez tu coloca menos. Eu já fiz bolos sem bicarbonato e ficaram muito bons também.
      Quanto ao pão de queijo, eu tenho duas receitas mas nenhuma delas foi feita no liquidificador, fiz a mão mesmo. Uma delas é com tofu e a outra eu adicionei cúrcuma para ficar amarelinho.
      Vou te dar os links e tu dá uma olhadinha vê se te agradam.

      Amiga nem me fale em pão de queijo. Isto sim sempre foi uma grande tentação para mim e eu posso te garantir que sempre foi difícil resistir, só sendo muito forte mesmo, ou fazendo as versões veganas. Quando eu fiz o meu primeiro pão de queijo vegano fiquei tão feliz, mas tão feliz, se eu não tivesse feito não ia acreditar que era vegano. Fica igualzinho ao outro.

      Veja os links abaixo as duas receitas que eu tenho. Quero fazer outras versões assim que tiver oportunidade. Eu tenho um pequeno problema com o polvilho, porque aqui onde moro (Eua) não existe polvilho azedo, só o doce, e é bem difícil encontrar uma marca confiável nas lojas brasileiras. Até já encontrei mas com a data vencida, aí não dá mesmo....

      http://blog.veganana.com.br/2015/04/pao-de-queijo-vegano-com-curcuma.html

      http://blog.veganana.com.br/2012/08/pao-de-queijo-com-tofu.html

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  19. Obrigado.Olhei as receitas de pão de queijo,gostei muito,até já fiz a que tem curcuma,ficou muito bom. Que Deus lhe abençoe e lhe ilumine ajudando criar mais receitas, Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ellen,

      Que delícia, tu fez o pão de queijo! Fiquei super feliz que tu gostaste da receita. A cúrcuma deu um toque especial ao pãozinho, eu adoro cúrcuma e achei muito bom também.
      Deus te abençoe também amiga, abençoe a todos nós para que possamos dividir o nosso conhecimento e com isto ajudar as pessoas a viver melhor.

      Uma ótima semana para ti querida, adorei a tua visita!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  20. Ola. Adorei a receita e farei em breve. Será que ha como substituir as tamaras por outro ingrediente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Tu podes substituir as tâmaras por ameixas secas ou passas de uva, ma mesma quantidade indicada na receita, se quiseres usar frutas secas. Caso preferir também pode usar melado ou açúcar mascavo para adoçar e substituir as tâmaras. Se optares por açúcar mascavo pode usar 1 xícara, e pode eliminar as duas colheres de melado que eu coloquei porque somente o açúcar é suficiente para deixar a cobertura bem docinha.
      Se quiser usar melado também pode usar uma xícara e elimine as duas colheres extras de melado, usando apenas 1 xícara.
      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente.

      Um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
  21. Olá Sonia, adorooooo o seu blog as fotos sao de alta qualidade. Gostaria de saber como posso substituir o melado, moro nos USA e nao sei o que usar? Ficarei feliz se vc poder responder. Parabéns belo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite "Nossas Estações",

      Muito obrigada pela visita e pelos elogios ao blog. Fico feliz que acompanhas e curtes as receitas. Gratidão!
      Eu também moro nos Eua e quando faço alguma receita com melado, se eu não tenho melado brasileiro uso o Maple Syrup que é delicioso e muito saudável.
      Eu não gosto do melado daqui, é muito amargo e estraga as receitas. nem te arrisque a usar porque não vale a pena. O gosto é muito forte e fica ruim mesmo. Só para quem não conhece o nosso delicioso melado brasileiro.

      Pode usar o maple syrup na mesma quantidade que o melado indicada na receita. Fica delicioso e com um sabor muito suave. Adoça de maneira saudável.

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis