Rejuvelac

Estou compartilhando com vocês uma delicia que eu venho usando há algum tempo e estou adorando, o maravilhoso Rejuvelac! Para quem ainda não conhece, o rejuvelac é um probiótico natural preparado a partir da fermentação grãos de trigo orgânicos germinados ou não. O Rejuvelac deve ser preparado com grãos orgânicos! 
Por Lori Ellis /Veganana

Também pode ser preparado com outros grãos como centeio, cevada, aveia, arroz integral, quinoa e amaranto. Importante ressaltar que seja lá qual o grão utilizado, tem que ser orgânico! Rejuvelac é uma bebida viva e crua, tem um sabor ligeiramente amargo que eu pessoalmente adoro. É rico em lactobacilos, proteínas, vitaminas do complexo B, C e E. Resumindo, o rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, especialmente para o sistema digestivo. Super fácil de preparar e muito econômico. Depois que eu comecei a tomar não parei mais de fazer e acabei descobrindo as maravilhas que se pode fazer com esta super bebida.





VOCÊ VAI PRECISAR DE:
  • xícara de grãos de trigo integral orgânico
  • xícaras de água filtrada em temperatura ambiente
  • 1 pote de vidro lavado
  • 1 jarra de vidro com tampa para guardar na geladeira
  • coador de plástico
  • tule para cobrir ou um guardanapo de tecido tipo fralda


PREPARO

Comece esterilizando um pote de vidro com água fervendo. Deixe esfriar. Lave bem os grãos de trigo varias vezes. Eu costumo lavar umas 4 ou 5 vezes. Coloque os grãos de trigo lavados e escorridos no pote de vidro que foi esterilizado. O pote deve estar frio. Cubra com voal e deixe descansar por 8 horas na água.


Depois de 8 horas de molho, escorra os grãos e lave novamente. Coloque então os grãos para germinar em uma peneira de plástico. 

IMPORTANTE!  Não use metal durante o processo de preparo do rejuvelac.

Cubra a peneira com uma toalha de papel e deixe em um canto da cozinha para germinar. O processo de germinação vai depender da temperatura ambiente. Eu geralmente deixo 8 horas para germinar. É possível fazer o rejuvelac sem germinar os grãos, mas eu prefiro germinar sempre. Quando começarem a surgir pontinhos brancos nos grãos, esta começando a germinar. Não é necessário deixar germinar muito. Neste ponto já esta pronto para começar a fermentação do rejuvelac. Agora é a hora de usar a jarra de vidro. Lave bem e esterilize com água fervendo antes de usar. Os cuidados de higiene e limpeza são muito importantes para o preparo do rejuvelac.

Coloque os grãos na jarra já fria e adicione as 5 xícaras de água filtrada. Acomode os grãos na base apenas movendo um pouco a jarra se necessário. Cubra com um voal ou tecido de fralda. Se for necessário use um elástico para manter o voal sobre a jarra. E importante que haja ventilação necessária para que o processo de fermentação seja perfeito. Coloque então a jarra em um lugar da sua cozinha que você vai escolher, afastado da luz solar. Eu já percebi que no meu caso faz diferença o local que eu coloco. Já aconteceu de eu mudar o lugar e o rejuvelac não ficou legal. Eu coloco sempre em cima de um balcão num cantinho encostado na parede longe da luz do sol. E neste local onde eu consigo os melhores resultados.

Deixe fermentar por 48 horas. Você vai notar que a água vai se tornar turva, meio esbranquiçada. Uma fina camada de espuma vai se formar no topo e se você olhar vai perceber a fermentação. Pequenas bolhas sobem para o topo o tempo todo. Você vai sentir o aroma da fermentação.

Após 48 horas de fermentação esta na hora de remover o liquido. Prepare outra jarra de vidro (lave bem e esterilize com água fervente deixando esfriar antes de usar). A jarra deve ser grande o suficiente para colocar o rejuvelac. Use um coador pequeno de plástico e despeje o liquido na jarra vazia.

Tampe a jarra com o rejuvelac e leve a geladeira. Esta pronto para beber. E uma delicia geladinho. Você pode conservar o rejuvelac no vidro por ate 5 dias na geladeira. Pode servir com sumo de limão fresco ou puro. Eu gosto dos dois. Me acostumei muito com o sabor do rejuvelac. Quando coloco limão não e para melhorar o sabor, mas sim para enriquecer os nutrientes.


Depois de pronto o primeiro rejuvelac de 48 horas lave bem os grãos e coloque na peneira plástica. Deixe escorrendo. Lave a jarra em água corrente para remover resíduos da fermentação anterior (eu uso esta água para as minhas plantas) . Enxague bem. Despeje os grãos de volta na jarra e acrescente 5 xícaras de água filtrada para a segunda fase da fermentação. O mesmo procedimento anterior. Cubra com o filó ou voal e leve para o cantinho da cozinha que você escolheu. Deixe fermentando por 24 horas. Terminado este tempo, repita a mesma operação. Remova o rejuvelac da segunda fermentação, coloque na geladeira em recipiente de vidro previamente preparado conforme instruções acima. Tampe e conserve o rejuvelac de segunda fermentação na geladeira.


Lave os grãos novamente e prepare a jarra para a terceira fermentação. Esta será a ultima. Você vai deixar mais 24 horas fermentando. Terminado o tempo da terceira fermentação, guarde o rejuvelac na geladeira e lave os grãos em água corrente.

Os grãos germinados são maravilhosos para fazer diversas receitas. Você pode fazer saladas maravilhosas, pode usar nas vitaminas e sucos, pode também preparar massa para o delicioso pão essênio, fazer cookies desidratados e muito mais. Com certeza você vai ter muitas ideias para usar os grãos germinados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Se você perceber que o rejuvelac está com cheio ruim, tipo estragado, não beba. Use para as plantas. É um excelente adubo. Eu sempre uso e já percebi que as plantinhas estão crescendo lindas e muito cheias de vida. Eu procuro guardar a água que lavo os grãos e a jarra para molhar as minhas plantas. Quando vou fazer este processo tenho sempre a mão uma jarra grande onde armazeno a água da lavagem dos grãos e uso quando necessário para regar as plantas. O Rejuvelac também pode ser utilizado para preparar queijos fermentados e iogurte. Eu já fiz e fiquei realmente surpresa com os resultados. Confira a receita do Iogurte de amêndoas com passo a passo e fotos ilustrativas. Muito fácil de preparar. O resultado foi um iogurte cremoso de uma consistência que lembra o iogurte grego. Ficou realmente maravilhoso! Confira a receita do iogurte de amêndoas clicando AQUI.

IMPORTANTE: Rejuvelac não contem glúten. Saiba mais no site Doce Limão. 


Maiores informações sobre o rejuvelac vocês encontram no site Doce Limão da Conceição Trucon. Ela tem um vídeo muito legal explicando como fazer o rejuvelac. O Doce Limão foi uma grande inspiração para mim para começar a consumir o rejuvelac.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

51 comentários

  1. Ola Lori, como vai? Eu estou completamente fascinada com seus conhecimentos e doida para botar em pratica o que tenho lido aqui... Queria umas dicas suas de onde encontrar no RJ as sementes orgânicas e os produtos para fazer as receitas... Quero muito começar minha própria horta tb, mas fico receosa de que terra usar, sou nula nesse tipo de coisa, mas quero demais melhorar a minha alimentação. Vc tem como me dar umas dicas?
    Muito obrigada, gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga AKC,

      Obrigada por escrever, me desculpe não ter respondido a tua pergunta antes. Recebo muitas mensagens diárias e muitas vezes me passo e não consigo responder todas. Estou tentando colocar tudo em dia agora e encontrei a tua mensagem com questionamentos que eu lamento não ter respondido antes.
      Agradeço muito pelo contato e por acompanhares o meu trabalho, e fico muito feliz que gostas do blog e que as postagens tem te ajudado de alguma forma.
      Infelizmente não tenho muita coisa para te informar sobre que tipo de terra deves usar. Eu moro fora do Brasil e não tenho muito conhecimento sobre estes assuntos.
      Posso te indicar alguns grupos no facebook que são especializados neste assunto e também alguns sites que acho que vão ser muito uteis para ti.
      Não sei se vais voltar a ler esta resposta, mas caso leres, me escreve confirmando que recebeste.

      Quando precisar falar comigo, escreve na pagina Veganana no facebook que e mais fácil para mim responder.

      Procure estes grupos no facebook e mande uma solicitação para fazer parte deles. Eu conheço e sei que são ótimos e com certeza vais aprender muito com o pessoal.

      1 - "HORTA CASEIRA, falta de espaço não é desculpa!" fhttps://www.facebook.com/groups/185996288247006/

      2 - "SOMOS FEITOS DO QUE COMEMOS"
      https://www.facebook.com/groups/151256218329517/

      3 - "Adoro Plantar..tudo ligado á natureza maravilhosa!!"
      https://www.facebook.com/groups/656004451121141/

      4 - "PLANTANDO, FRUTA DÁ!"
      https://www.facebook.com/groups/384486221625475/

      Bom amiga, espero que estas sugestões de grupos possam te ajudar.
      Caso precisar de alguma dica de alimentação e saúde, escreva novamente que eu farei o possível para te ajudar. Por favor, mande mensagem para a pagina no facebook neste link...
      https://www.facebook.com/VegananaOficial

      Um grande abraço para ti, muito obrigada por escrever e volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Olá, li algo sobre tomar agua do molho de feijão fradinho. É possível realizar o processo com feijoes? Obrigada

      Excluir
    3. Olá amiga, tudo bem?

      Vou ter que pesquisar sobre o assunto porque desconheço totalmente. O rejuvelac não pode ser feito com feijões, até onde eu saiba. Pode ser feito com trigo, arroz integral, amaranto, aveia, centeio ou quinoa, e os grãos devem ser integrais e orgânicos. Não sei mesmo te informar sobre tomar água de feijão fradinho, vamos ter que pesquisar sobre o assunto. Se eu descobrir alguma coisa escrevo aqui para que possas ler, e se tu souber de algo, escreve novamente para compartilhar a informação.
      Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Moro no Ceará, aqui é muito quente... A fermentação ocorreira em tempo menor? Aqui aos alimentos azedam muito fácil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      Com certeza a temperatura influencia muito no processo de fermentação. Tu deves observar para não deixar muito tempo e assim evitar que o rejuvelac fique azedo. Tu podes ver quando o liquido se torna meio turvo e tem um cheiro característico de fermentação.

      Infelizmente eu não tenho dados precisos para te passar porque não tenho experiência de morar em lugar quente. Onde moro e muito frio, e a situação e exatamente oposta a tua. Já aconteceu comigo de ter que deixar o rejuvelac mais tempo fermentando porque mesmo em temperatura ambiente não fermentou de um dia para o outro.

      Caso fizeres e quiser compartilhar a tua experiência, escreve novamente e nos conta quanto tempo tiveste que deixar fermentando.

      Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma informação que eu tiver condições de te passar, escreve novamente.

      Um grande abraço e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Poderia relatar a sua experiência com rejuvelac, os benefícios que você obteve?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kernel,

      Seja muito bem vindo e obrigada por seguir o blog. Eu simplesmente adoro o rejuvelac, desde que comecei a fazer não parei mais, e isto já tem mais de dois anos. Eu levo uma garrafinha de vidro de rejuvelac para o trabalho e fico tomando durante o dia. Gosto muito do sabor e geralmente não adiciono nada, tomo puro mesmo.
      Sinto que me faz bem, sinto falta quando não tenho, e acho que tomar durante o dia me ajuda muito. Também percebi que minha energia física aumentou desde que comecei a tomar rejuvelac. Acho que vale super a pena fazer, até as minhas plantinhas gostam porque de vez em quando eu coloco um pouco para elas e sinto que elas ficam bem viçosas.
      Resumindo, o rejuvelac só traz benefícios para a saúde, eu recomendo porque uso e me faz bem de maneira geral. Se ainda não fizeste, vale a pena experimentar. Caso fizeres volta para me contar como foi e se estás gostando.
      Espero ter ajudado de alguma forma, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Olá! O cheiro é um pouco esquisito mesmo? Achei o cheiro ruim, mas não acho que está estragado. Como foi meu primeiro não tenho como comparar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amiga,

      O cheiro do rejuvelac é assim mesmo, é bem esquisito. Da primeira vez que fiz achei que estava estragado. Mas como tinha seguido todos os passos e tomado os cuidados necessários, não tinha como estar estragado. Tomei e gostei, quando experimentei vi que não estava estragado. Tu acaba te acostumando com o cheiro, e em seguida nem percebe mais.
      Depois de algum tempo fazendo rejuvelac tu vais poder identificar bem quando não está bom.

      O normal é que o líquido seja turvo, mas transparente, clarinho. Quando fica passado do ponto, se ficar armazenado na geladeira mais tempo do que o indicado, fica com resíduos no fundo do recipiente e o cheiro não é bom. Isto já aconteceu comigo e eu dei para as plantinhas que ficaram bem felizes.

      Experimenta tomar, se tiver necessidade acrescenta algum suco natural, ou espreme um limão que fica muito bom. Eu acostumei tanto que nem coloco nada, na realidade eu gosto muito do gostinho original do rejuvelac.

      Espero ter ajudado, me conta depois como ficou, se tu está te acostumando com o gostinho do rejuvelac. Um grande abraço, obrigada pela visita, volte mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Obrigada! Fiz o iogurte de amêndoas e agora está fermentando, vamos aguardar! Bjo. Marina

      Excluir
    3. Boa noite Marina,

      Que legal que estás fazendo, espero que gostes do iogurte. Eu fiquei surpresa com o sabor, e dividir com vocês esta experiência me deixou mais feliz ainda. Cada pessoa que faz e escreve para me dizer que gostou, é um grande incentivo para mim continuar a fazer coisas diferentes. Estou fazendo testes para preparar manteiga de amêndoas com rejuvelac. Assim que chegar a um resultado satisfatório eu posto a receita.
      Se tiveres alguma dúvida escreve novamente, e quando provar o teu iogurte escreve para me contar como ficou. Vou ficar aqui na torcida também.

      abraços e muito obrigada pela visita!
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Que maravilha esse blog <3
    Andei fazendo os pães e ficam muito deliciosos. Queria saber se posso usar o rejuvelac para substituir fermento do pão ou pode dar problemas gastrointestinais imprevisíveis?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga,

      Seja bem vinda, obrigada pelo comentário e pelas palavras carinhosas em relação ao blog. Fico muito feliz que estás aqui e aprecias o meu trabalho.
      Eu já fiz uma experiência de preparar pão com o rejuvelac e a unica coisa que eu não gostei é que ficou muito azedo. Eu preciso testar mais possibilidades para ver como fica e ver as quantidades ideais para a receita ficar boa. Na realidade eu fiz um fermento com rejuvelac e farinha de trigo orgânica. O pão cresceu muito bem, ficou ótimo, mas o gosto não ficou muito bom. Comemos da mesma forma, mas eu nem postei esta receita porque precisa de mais ajustes, o que eu ainda não tive tempo de fazer.

      O rejuvelac sozinho não vai substituir o fermento de pão a ponto de levedar a massa. É preciso que tu faça uma fermentação de alguns dias para criar um fermento natural caseiro. Foi isto que eu tentei fazer e não gostei muito do resultado.

      Não acho que o rejuvelac no pão possa dar algum problema gastrointestinal, e se quiseres experimentar colocar uma pequena quantidade na massa apenas para dar aquele sabor azedinho e ajudar na fermentação, tu podes fazer, mas vai ter que usar o fermento normal de pão, senão a massa não cresce o suficiente.

      Espero ter esclarecido a tua dúvida, e se precisar de mais alguma informação que eu puder te dar, escreva novamente.

      abraços, obrigada pela visita e volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  6. Olá, td bem? Descobri seu blog hj e amei. Estou me iniciando nesse processo de veganismo e comida viva, apesar de ser vegetariana desde que nasci. Nunca experimentei o rejuvelac e pretendo fazê-lo essa semana. Mas fiquei com uma dúvida. Após a germinação, quando formos iniciar o processo de fermentação, é necessário que todo o recipiente de vidro seja envolto no voal, tal como aparece na foto? Ou basta que ele seja coberto?

    Um bj e obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,

      Seja bem vinda, que bom que tu descobriu o blog. Que legal, tu és vegetariana desde que nasceu! Isto é maravilhoso mesmo, fico feliz por ti, porque poucas pessoas tem esta sorte de terem nascido vegetarianas. Seja bem vinda ao veganismo!

      Menina, eu usei "vestido longo" na minha jarra porque era o que eu tinha, e achei que coube direitinho e ficou bem legal. Mas o importante é cobrir com um voal, não se preocupe com o visual da minha jarra. Cubra com algo que permita com que o ar circule dentro da jarra.

      Tu vais adorar o rejuvelac, depois que te acostumar a fazer vai ver como é bom e fácil.
      Se tiveres mais alguma dúvida, escreve que eu te ajudo. Espero que gostes, me conta depois como ficou.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte novamente!

      Lori Ellis

      Excluir
  7. Olá Lori! Tudo bem?
    Estou no processo do rejuvelac, se passaram 24h desde que coloquei para fermentar. O líquido já está turvo e está com uma espuma. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel, tudo bem querida?

      Que bom que estás fazendo o rejuvelac. Tenho certeza que vais adorar.
      A gente fica meio insegura com a aparência quando faz pela primeira vez, fica tranquila que eu também fiquei na dúvida se o meu estava normal e não estava estragado. Depende muito da temperatura ambiente, se tu mora em um lugar muito quente o processo pode acelerar.
      O líquido fica turvo sim, e quanto a espuma, um pouco até é normal, não se preocupe com isto. O cheiro também pode ser mais forte na primeira fase da fermentação. Se tu olhar através da jarra vais notar que pequenas bolhas sobem o tempo todo. Isto é normal também.
      Eu acredito que o teu rejuvelac está normal, mas se tu mora em um local muito quente ele pode já estar pronto, e tu poderias passar para a segunda fase.

      Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida, escreve novamente que eu te ajudo. Boa sorte, espero que teu rejuvelac fique maravilhoso!
      Um grande abraço

      Lori Ellis

      Excluir
    2. oOlá Lori! Obrigada pela sua resposta! Até ontem o cheiro estava bem suave, mas hoje de manhã ele acordou com cheiro bem forte e com mais espuma. Eu deixei fermentar por 72h pois farei queijo vegano mas estou com medo de estar estragado. Meu marido cheirou e disse que não está tão ruim rsrs enfim... coloquei na geladeira e pensei em tentar uma nova receita para comparar. O que você acha?

      Excluir
    3. Oi Mel,

      Eu acho que tu deixou muito tempo fermentando, 72 horas realmente é tempo demais. Eu nunca deixei tanto tempo assim, mesmo para queijo vegano fermentado. Quando eu faço o queijo vegano fermentado, primeiro preparo o rejuvelac normalmente conforme a receita e depois preparo o queijo com o rejuvelac. Eu já fiz com amêndoas e fica muito bom. Misturo o rejuvelac com as amêndoas previamente demolhadas e liquidificadas, e deixo fermentar por 24 horas olhando sempre para ver como está a consistência do queijo e o sabor. Quanto mais tempo deixar o queijo fermentando mais forte ele fica. Eu prefiro com 24 horas, acho que fica muito delicioso.
      Eu acho que tu deves fazer outra receita sim, e não deixar tanto tempo para não correr risco de estragar. Se o rejuvelac da geladeira não está bom para beber, tu pode usar para as plantas. Deixa fora da geladeira e vai colocando nas plantas. Elas adoram, e tu vai ver um resultado maravilhoso. Escreve me contando como está a situação do rejuvelac, espero que consigas chegar a um resultado satisfatório. Obrigada por escrever me contando.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  8. A agua que usa para o rejuvelac pode ser mineral??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, tudo bem?

      Eu nunca usei agua mineral e nao posso te dar certeza que vai ficar bem. Acho que se for agua mineral sem gas nao tem problema, mas nao posso te garantir por nunca ter experimentado fazer assim. Eu uso agua filtrada, e todos os videos e receitas de rejuvelac que eu vi sempre falam em agua filtrada.

      Espero ter ajudado, sinto muito nao ter uma resposta mais concreta para te dar. Se fizeres o rejuvelac escreve me contando como ficou. Espero que gostes.

      Um grande abraco, obrigada por acompanhar o blog!
      Lori Ellis

      Excluir
  9. Olá Lori
    Estou começando a fazer e usar o rejuvelac. Encontrei seu blog por acaso e gostei muito. Estou escrevendo p/ te contar que minha irmã ( que faz fermento natural com farinha de trigo já a algum tempo) experimentou fazer o fermento com farinha de centeio e no lugar da água, usou o rejuvelac. O fermento ficou pronto com tanta rapidez que precisou fazer um pão já no mesmo dia ( normalmente demora uns 3 dias ). O pão ficou uma delicia! Ficou bem parecido a um pão que comia na minha adolescencia, da marca "Westfalia". Era em formato de filão e vinha dentro de uma telinha...não sei se você chegou a conhecer, mas era uma delicia.
    Beijos. Kiyomi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kiomy, tudo bem?

      Seja bem vinda querida e muito obrigada pelo recadinho e por compartilhar comigo a experiência da tua irmã com o rejuvelac. Eu nunca experimentei fazer fermento com rejuvelac. Vou tentar fazer, achei muito legal a ideia, e adoro pão com fermento natural. Eu já fiz iogurte e queijo fermentados com rejuvelac e ficaram deliciosos. Tenho que fazer novas experiências com esta maravilhosa bebida. Obrigada mesmo pela dica, adorei!

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  10. Oi Lori, tudo bem? Adoro o seu blog, onde as informações são bem valiosas e enriquecem nosso aprendizado, Parabéns! Estou fazendo o rejuvelac de trigo, mas sempre fico na dúvida se estou tomando ele estragado ou não. O cheiro e o gosto são suportáveis, mas fico com receio se realmente está correto. A água fica turva e sempre tem a espuma por cima e eu deixo no máximo 24 horas fermentando e não mais do que isso, pois senão fica muito forte e sempre acho que está estragado.
    É normal ter um cheiro forte?
    Obrigada,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog e obrigada pelos elogios. Bom tê-la aqui! Quanto ao rejuvelac, pode ficar tranquila que é assim mesmo. É uma bebida viva que está em constante fermentação, e se o sabor e cheiro são suportáveis, pode ter certeza que está bom. Quando não está bom tu não consegues tomar e o cheiro é como se estivesse bem podre. Acredito que não é o teu caso pelo que falas.
      O cheiro é normal, mas eu já acostumei que nem sinto mais. Gosto tanto que nem preciso adicionar nada para tomar o rejuvelac. É bom demais!
      Caso acontecer de o teu rejuvelac ficar tuim mesmo, coloca nas plantas, não toma. Faz outro.
      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida escreve novamente.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, venha mais vezes!
      Lori Ellis

      Excluir
  11. Oi Lori, meu nome é Izabela e li na sua postagem que você fermentou o leite vegetal com o rejuvelac e obteve o iogurte, será que consigo fazer o mesmo processo com o leite de arroz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabela, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada por acompanhar o blog. Eu nunca fiz com leite de arroz, mas acredito que dá certo sim. O importante é ter um leite vegetal e o rejuvelac que vai promover a fermentação. Não sei quanto a consistência final que vais conseguir com o leite de arroz. Pode ser que não fique tão cremoso, mas isto tu podes ajustar com o tempo de fermentação, deixando um pouco mais. Se fizeres a receita volta para me contar como ficou, espero que dê certo com leite de arroz e que tu gostes.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  12. Bom dia, Lori!
    Gostaria de saber como é possível o Rejuvelac não conter glúten se ele é feito do trigo. Tenho intolerância ao glúten, por isso o meu receio....
    Atenciosamente, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Raquel, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Eu pesquisei muito antes de começar a fazer o Rejuvelac. O site mais confiável e onde encontrei mais explicações sobre o assunto, como falo acima na postagem, é o Doce Limão. Copiei a explicação sobre o glúten e vou colar aqui para que possas ver. Eu recomendo que visites o site e leia bastante a respeito para que possas ficar mais confiante. Em todo o caso, como tens intolerância ao glúten, podes fazer o rejuvelac com outros grãos, como eu citei acima, o arroz integral, centeio, cevada, aveia, quinoa e amaranto. Se tiveres receio, não faça com o trigo, use o arroz, a quinoa ou o amaranto, porque os outros tem glúten.
      Espero ter ajudado, leia o que copiei para ti direto do site Doce Limão.

      "Importante: a) O trigo germinado contém menor teor de glúten (a redução gira em torno dos 70%), onde o glúten remanescente é menos agressivo e alergênico. Porém, ainda assim não é indicado para celíacos.

      b) O Rejuvelac NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mesmo a versão que parte do trigo sem germinação prévia. Simplesmente pelo fato de que glúten NÃO É SOLÚVEL EM ÁGUA..." (este texto pertence ao site Doce Limão)

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  13. Olá Lori adoro suas receitas e as dicas! Fiz o Rejuvelac de quinoa várias vezes, deu certo! Fiz o yogurt de amêndoas e também com castanhas de caju cruas, ficou tudo muito bom usabdo o rejuvelac! Tenho uma dúvida, talcez vc possa me ajudar. Tenho tido acidez no aparelho digestivi depiis que comecei a toma-lo...É normal? Tomo meio copo por dia,
    ...grata pelo seu trabalho! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eli, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga e muito obrigada por acompanhar o meu trabalho. Fico muito feliz em saber que fizeste o rejuvelac de quinoa e o yogurte também. Obrigada por escrever comentando sobre a tua experiência com as receitas.
      Eu não saberia te dizer se o rejuvelac pode estar causando a acidez que estás referindo. Infelizmente o meu conhecimento não vai além, e não teria como te dizer muito sobre isto. A única maneira de descobrires se é o rejuvelac que causa este problema, é parar de consumir por um pequeno período de tempo para ver se o problema persiste ou não. Se o problema continuar, não deve ser por causa do rejuvelac, e se não tiveres a acidez no período que não estiver consumindo o rejuvelac, infelizmente a causa pode ser o consumo do mesmo. De qualquer maneira, se o problema persistir ou se agravar, o melhor mesmo é procurares um atendimento profissional, médico ou nutricionista, para avaliar a situação.
      Espero ter ajudado, e agradeço muito pela visita. Espero que fiques bem. Volte para me contar como estão as coisas, quando puderes.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  14. Olá, gostei muito do site e gostaria de fazer o rejuvelac. É possível fazer com flocos de cevada? Eu vi somente receitas de cevada em grãos, mas aqui só achei cevada em flocos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo contato. O rejuvelac tem que ser feito a partir de grãos, e eu acredito que flocos não vão fermentar como o grão. Tu podes usar quinoa, arroz integral, cevada ou trigo, desde que sejam orgânicos. A cevada em flocos é uma modificação do grão, é o grão que foi processado em forma de flocos, e se colocares na água vai virar uma pasta, e não vai fermentar como bebida.
      Espero que consigas encontrar os grãos para experimentar esta deliciosa bebida. Se tu tiver dificuldade em encontrar onde moras, pode pesquisar no Google onde comprar online. Tem muitas lojas que vendem estes grãos online e entregam para todo o Brasil.

      Um grande abraço, e muito obrigada por acompanhar o blog.
      Lori Ellis

      Excluir
  15. Oi Lori, encontrei seu site, por acaso,como a maioria aqui,não é mesmo? Muito instrutivo o seu site, com informações tão importantes e valiosas, Gratidão!! Minha dúvida, é como a maioria, é sobre o Rejuvelac. Estou fazendo com quinoa, por morar no Nordeste, em Aracaju, ainda não encontrei sementes de trigo. A dúvida é quanto ao cheiro, que está forte, a agua está turva, como está na geladeira, acabou ficando com residuo na parte de baixo, nao provei ainda, por estar com receio de ter estragado, esse é meu segundo, o primeiro, coloquei pouca agua,acabou ficando fortissimo, acabei joguei fora, agora, com sua informação, vou colocar nas plantas, para as plantas é necessario dililuir? Fica om Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga, fiquei feliz que encontraste o site, e adorei a tua visita! O rejuvelac de quinoa é muito bom também, e com certeza uma alternativa super saudável. Quando se começa a fazer rejuvelac, o cheiro e aspecto muitas vezes nos faz pensar que está estragado. Mas lembre-se de que o rejuvelac é uma bebida fermentada, e que a fermentação deixa resíduos, e o cheiro pode ser um pouco desagradável, embora não possa ser algo que seja intragável para beber, ou com um aspecto de estragado. Com o tempo vais pegando experiência, e facilmente vai reconhecer quando a bebida está boa ou não. Para colocar nas plantinhas, eu nunca dilui, coloco pequena quantidade, e elas adora, tenho umas folhagens dentro de casa que sempre recebem a nutrição do rejuvelac, e estão lindas!
      Se fizeres o rejuvelac com todos os cuidados que eu menciono na receita, não vais ter problemas. O que pode acontecer, é que como tu mora em uma região mais quente, a fermentação pode ser acelerada pelo calor, e neste caso, tu deves observar e remover antes do tempo indicado na receita.
      Tenta fazer de novo, e observa. Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, escreve novamente.

      um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  16. Olá Veganana ! Muito amor pelo seu blog, tudo o que eu precisava neste momento. É extremamente difícil encontrar informação assim tão detalhado e simpificada. Ainda assim, por ser nova nestas andanças tenho algumas dúvidas.
    Como sei que os grãos que uSar são orgânicos ? Por exemplo arroz integral. Eu costumo comprar um pacote normal no supermercado de arroz integral... Não vai servir ?
    E podemos usar trigo sarraceno ? Aqui em Portugal está muito na "moda" substituir o trigo normal por trigo sarraceno. Na verdade eu nem sei se este trigo é o mesmo que fala, pois as vezes só d mudar da cultura portuguesa para o Brasil os nomes vão variando ...
    Encontrei o seu blog pq estava numa procura quase utópica por uma receita de iogurte de coco sem glúten sem lactose sem soja fermentado e económica . Enfim tudo de bom e quase impossível. Aqui vi uma luz ao fundo do túnel :D tenho tantas dúvidas ... Fiz já 2 experiências que envolveram alguns gastos (odeio desperdiçar dinheiro mas desperdiçar comida poe me doente ) e ambas correram mal. Usei um iogurte de coco da marca harvest moon para servir de cultura viva, 1 colher e meia de agar agar, uma colher de extracto de baunilha, leite de coco da alpro (já usei caseiro com coco seco mas ficou péssimo ), 2 colheres de açúcar mascavo, segui alguns modelos daqui da net, coloquei 13h na iogurteira e ficou líquido :( (apesar de cheirar bem :p ) tenho receio que não tivesse havido fermentação . Devia ter deixado mais tempo na iogurteira ? Em vez do iogurte como cultura viva devia ter usado este fermentado? Ou ele nunca vai ficar cremoso ? Estou tão triste queria tanto fazer iogurtes saudáveis e económicos :( obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa, tudo bem?

      Seja bem vinda amiga! Que bom que gostaste da receita. Quanto a saber se os grãos são orgânicos, eu acredito que é complicado, porque a gente tem que acreditar que a certificação de produto orgânico, é verdadeira, e que os direitos do consumidor são respeitados. Procure comprar alimentos que tenham o selo de certificação de orgânicos. Geralmente isto é controlado pelo governo. Não sei como funciona em Portugal, mas aqui nos Eua onde eu moro, para um produto ter o selo de orgânico tem que passar pela inspeção de um órgão do governo que fiscaliza alimentos. Eu nunca fiz com trigo sarraceno, mas pode ser que fique bom. Geralmente eu faço com o trigo normal mesmo, e fica uma delícia. Nunca fiz com arroz também, e não saberia te dizer se fica bom, mas acho que sim, porque já li sobre muitas pessoas que fizeram e gostaram muito.

      Eu ainda quero experimentar o iogurte de coco que dizem que é muito fácil de fazer, e delicioso. Ainda não fiz. Comprei uma iogurteira recentemente, mas ainda não tive tempo de começar a utilizar. Quero ver se consigo fazer isto logo porque adoro iogurte.

      Sei como é frustrante quando não se consegue fazer uma receita do jeito que se espera. Também não gosto de desperdiçar nada aqui em casa, procuro aproveitar tudo da melhor maneira. Mas infelizmente nem sempre é possível.

      Se o teu iogurte ficou completamente líquido, isto significa que não ocorreu a fermentação da maneira adequada. Eu acredito que para ocorrer a fermentação, tu deves apenas utilizar o iogurte matriz (no caso usaste de coco), e o leite vegetal. Não adicione mais nada. Deixe para adicionar açúcar mascavo e baunilha depois que o iogurte fermentou e pegou consistência. tenta de novo, quem sabe dá certo. Eu não colocaria estes outros ingredientes como tu colocaste, acho que eles podem interferir no processo de fermentação natural. Esta é a minha opinião, não posso te garantir nada, mas eu tentaria novamente. Obrigada por acompanhar o blog. Um grande abraço, venha sempre me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  17. Olá Lori! Parabéns pelo blog sempre faço suas receitas! O rejuvelac é um probiotico? Para a flora intestinal vc recomenda o rejuvelac ou o kefir? Eles funcionam do mesmo modo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniele, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por acompanhar o blog. Fico feliz que estás experimentando as receitas. Sim, o rejuvelac é um probiótico natural e por este motivo muito recomendado para a flora intestinal. Acredito que tanto o rejuvelac quanto o kefir são excelentes escolhas para a flora intestinal. Eu tenho mais experiência com o rejuvelac, não consegui muito sucesso com o kefir de água, e portanto não tenho muito a relatar sobre o assunto. Espero ter ajudado, se fizer o rejuvelac, me conta como ficou.
      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir
  18. Olá, Lori! Gostaria de saber se depois daquelas primeiras 8 horas de descanso do grão eu posso tomar aquela água que vai ser escorrida pela peneira. ela é gostosa. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada pelo contato. Eu não te aconselho beber a água do molho das primeiras 8 horas, porque o molho serve para remover os antinutrientes dos grãos que com certeza ficam na água. Por isto é tão importante deixar de molho e lavar bem os grãos. Especialmente a primeira água eu não acredito que seja uma boa ideia tomar. Eu coloco nas minhas plantinhas, para evitar desperdício de água. Depois que colocares os grãos na água para a fermentação, aí sim é seguro tomar porque os grãos já ficaram de molho, foram lavados várias vezes e passaram pelo processo de germinação de 8 horas. O rejuvelac é uma delícia, e vale a pena fazer. Espero ter ajudado a esclarecer a tua dúvida. Eu nunca pensei em tomar esta água, e nunca sequer pesquisei se isto seria possível, mas até onde vai o meu conhecimento, eu acredito que é melhor não tomar.

      um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  19. Olá, o rejuvelac pode ser feito com sementes de chia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem?

      Eu nunca fiz com semente de chia e não saberia te dizer se dá certo. Até onde eu saiba pode ser feito com amaranto, centeio, cevada, aveia, trigo, arroz integral e quinoa. Qualquer grão que utilizares tem que ser orgânico. Eu vou dar uma pesquisada na internet sobre a chia porque realmente eu não sei. Se quiser tu podes ir ao Google e pesquisar também sobre esta possibilidade. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  20. Olá, Lori! Obrigada por compartilhar suas experiências de culinária vegana! Tenho certeza de que está ajudando muita gente! Eu queria tirar uma dúvida a respeito do cheiro do rejuvelac.. Eu fiz com grãos de trigo (não lembro de ter visto a palavra "orgânico" no pacote).. Deixei de molho por 8 horas e deixei germinar por mais de 48h. Nem todos apresentaram a "caldinha" da germinação, mas já coloquei a água para fazer o rejuvelac pois os odores estavam mudando e fiquei com medo de estragar, pois moro em um lugar quente (Campina Grande - PB).. No início o odor me lembrou bastante a água da conserva do grão-de-bico.. Já outra pessoa achou parecido com o cheiro de "queijo-do-reino".. Depois de mais algumas horas, o cheiro ficou mais ácido e forte, lembrando o cheiro de amônia e de levedo (com notas de queijo-de-cabra, acredite). Como já estava turva e esbranquiçada, parei o processo antes das 24 horas, até.. Esse odor parecido com de amônia (tipo daqueles produtos de cabeleireiro) é normal, ou ocorreu contaminação? Eu provei, e o gosto lembra limão e, lá no fundo, grãos. O gosto não é ruim.. É muito mais neutro do que o odor. Eu fiz com a intenção de fazer queijo de castanha, e mesmo receosa, fiz a receita e está fermentando, mas achei por bem tentar tirar essa dúvida aqui com você, já que você é tão atenciosa com os leitores. Nunca fermentei nada, então não sei qual o cheiro normal de fermentação (por isso usei as referências de cheiro acima). Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem?

      O rejuvelac realmente tem um cheiro diferente por ser uma bebida fermentada, mas não é nada parecido com amônia como referes ter sentido no que fizeste. Não sei o que pode ter acontecido, mas acho que se o cheiro e sabor não forem aceitáveis ao teu paladar, é melhor desprezar e fazer novamente. É muito importante que o trigo seja orgânico porque o rejuvelac é uma bebida probiótica que tem propriedades nutricionais incríveis, e se fizeres com trigo ou outro grão que não seja orgânico, este valor nutricional estará sendo prejudicado, além do que os antinutrientes que existem nos grãos não orgânicos podem ser potencializados pela fermentação, o que não é uma coisa boa para se consumir. Da próxima vez que fizer, por favor tenha certeza de que estás utilizando grãos orgânicos.
      Como falaste que nem todos os grãos apresentaram a caudinha após 48 horas de germinação, eu acredito que deve ter alguma coisa errada com os teus grãos. Quando eu faço os grãos germinam de 24 a 48 horas e estão prontos para preparar o rejuvelac. O ideal é usar os grãos assim que o maridinho ou caudinha aparecer. Os cuidados no preparo também ser imprescindíveis para se obter um bom resultado. Espero ter ajudado, da mesma forma que espero que consigas fazer um rejuvelac legal. De todos os fermentados este é o meu preferido, e na minha opinião, o mais fácil de preparar. Não desista, tente quantas vezes forem necessárias até conseguir fazer, porque eu te garanto que vale super a pena fazer esta super bebida. Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, venha mais vezes!

      Lori Ellis

      Excluir
  21. oi, estou fazendo um rejuvelac delinhaça. Na receita que eu peguei tinha que deixar o grão na água por 24h dpois escorrer e colocar nova agua. isso por 3x.
    No primeiro dia esqueci de trocar em 24 horas so lembrei no dia seguinte, estava com cheiro de fermentação, hoje no 3 dia esta com um cheiro forte que lembra coisa podre e pó de serra. Muito esquisito, a água turva branca com espuma e bolhas.
    Será que deu errado? estou com medo de beber kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Eu nunca fiz rejuvelac de linhaça, mas acredito que o problema no teu caso foi de não teres trocado a agua na primeira fermentação de 24 horas. O que pode ter acontecido é que fermentou por muito tempo e isto deve ter provocado o cheiro forte e aparência estranha como relatas. É muito importante que se siga os passos de troca de agua tendo muito cuidado no manuseio dos utensílios utilizados para evitar qualquer tipo de proliferação de bactéria ruim. Eu imagino que não deves ter bebido, e a minha sugestão é que faças novamente e tome cuidado desta vez para trocar a agua conforme as instruções da receita. Espero ter ajudado, se fizer novamente me conta como ficou. Um grande abraço, obrigada pela visita e por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  22. Olá ! Iniciei a fermentação do meu primeiro rejuvelac há 10 horas. Utilizei cevadinha e arroz integral. Parece que tudo está dando certo ! Tem muitas bolhas subindo.
    Tudo bem se consumir com um pouquinho de xarope de bordô e umas gotas de limão ?
    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Que bom que a fermentação do rejuvelac foi tranquila e quando cria bolhas é sinal que está dando certo. Quanto a misturar o limão eu sei que é ótimo embora eu sempre prefira o rejuvelac puro, sem adicionar nada. Me acostumei com o sabor e não adiciono nem o limão. Eu sei que o limão é ótimo se tu acrescentar apenas na hora de tomar. Quanto ao xarope eu não conheço, não saberia te dizer se fica bom. Acho que tu pode colocar um pouquinho na hora de servir e experimentar para ver o gosto é agradável.

      Espero ter ajudado, se quiser me contar como foi a experiência de tomar o rejuvelac, escreve me falando se tu gostou do xarope de bordô. Fiquei curiosa, rsrsrs

      Muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis