Abobrinha Verde Grelhada

Deliciosa e simples sugestão de preparar abobrinhas. Simplesmente grelhadas. Uma ótima alternativa de acompanhamento para pratos principais como macarrão, arroz ou batatas ou como preferir. Fica maravilhoso para rechear sanduíches grelhados acompanhado de alface, tomate cru ou grelhado e pimentões coloridos. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Serve duas pessoas  



INGREDIENTES

  • 1 abobrinha verde grande de preferencia orgânica
  • 1 dente de alho amassado
  • folhinhas de manjerona fresca
  • suco (sumo, caldo)  de 1/2 limão
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo vegetal


PREPARO


Lave bem e seque a abobrinha. Corte em fatias de espessura media no sentido do comprimento e tempere com sal e pimenta do reino a seu gosto e esprema o meio limão e coloque o alho esmagado.  Misture bem este tempero nas fatias. Coloque então o óleo e com o auxilio de um garfo misture bem as fatias com delicadeza para não quebrar. Acrescente as folhinhas de manjerona ou qualquer outra erva fresca de sua preferencia. Deixe descansar por uns 15 minutos para pegar o sabor dos temperos. 

Aqueça o óleo em uma frigideira ou grelha grande. O segredo é aquecer bem a frigideira ou a grelha com óleo.

Dica: (Não use azeite de oliva extra-virgem para grelhar ou fritar alimentos. O azeite de oliva extra-virgem não é indicado para cozinhar porque não suporta altas temperaturas e perde as propriedades nutricionais.)

Com o auxilio de uma espátula vire com cuidado para que elas dourem dos dois lados. Se quiser usar ervas aromáticas para diferenciar o sabor e somente colocar na frigideira na hora de grelhar e depois remova as ervas para não queimar. Pronto, esta feita a receita. Também pode-se adicionar cebola e/ou pimentão para grelhar junto. Fica bom demais! Sirva com arroz, macarrão, purê de batatas ou como preferir. Fica maravilhoso para rechear sanduíches grelhados acompanhado de alface fresca, tomate cru ou grelhado e pimentões.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

22 comentários

  1. Isso ai parece beringela. Pq ta c a casquinha preta e um pedaco do cabo d beringela. .. mt estranho

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Estranho é o teu comentário, não a minha abobrinha. Até onde eu saiba berinjela é roxa, e não verde. Esta é uma abobrinha verde, e não teria nenhum motivo para que eu postasse uma receita de berinjela chamando de abobrinha.

    Onde eu moro EUA, tem uma variedade muito grande de abobrinhas. Esta é o que chamamos aqui de zucchini. Tem a casca verde escura é grande e verdinha por dentro. Obvio que depois de grelhada a casca escurece, mas nem por isto a abobrinha se transforma em berinjela.

    Espero ter esclarecido a sua duvida, e por favor da próxima vez que escrever, assine o seu comentário para que eu saiba com quem estou falando.

    Boa noite

    Lori Ellis



    ResponderExcluir
  3. parece beringela na foto ,parece.qualquer semelhanca ,mera coincidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara,

      Obrigada pela visita e comentário. Com certeza é apenas uma coincidência. Nós plantamos estas abobrinhas na nossa hortinha orgânica. Elas tem a casca mais dura do que as normais e são grandes. Como eu sei que é abobrinha porque fui eu quem fiz e comi, achei muito engraçado que as pessoas acham que é berinjela. Amo as duas, mas te garanto que esta é abobrinha, hehehehe

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. MESMO QUE FOSSE BERINGELA O RESULTADO ESPERADO É O MESMO...NÃO ENTENDO ONDE ESTÁ A DÚVIDA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor, tudo bem?

      Tu tens razão, com apenas algumas diferenças no preparo, o resultado seria o mesmo, com certeza. A berinjela requer mais cuidados no preparo para não ficar amarga, e a abobrinha não tem este problema.
      Muito obrigada pela visita e comentário, e obrigada por acompanhar o blog.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  5. Mas que é beringela é
    As sementes tb é de beringela.
    Tamanho de beringela.
    É BERINGELAAAA!!!!!!!!!!!!! Kkkkkkk
    E se é grelhada tem que ser no gril não na frigideira se não tem que mudar o título fritada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kary,

      Seja bem vinda, e muito obrigada pelo teu comentário que me fez rir muito! Adorei o que escreveste e resolvi mudar o nome da receita. Vou chamar de "A abobrinha da discórdia", hehehehe
      É abobrinha, é abobrinha, eu juro, eu plantei, eu colhi, eu preparei e comi. Tem gosto de abobrinha, mesmo que para algumas pessoas não pareça abobrinha, rsrsrsrsrs

      Ah, e quanto a frigideira, eu tenho uma frigideira que é uma grelha que eu posso usar em cima do fogão. Entendo o que falaste, que deveria ser fritada, ou frita, e que grelhada somente em grelha, mas a minha frigideira-grelha funciona muito bem em cima do fogão e eu fico muito feliz com o resultado do que eu faço nela. Poderia chamar a receita de abobrinha tostada na frigideira, que tal?

      Adorei a tua visita, esta receita está me rendendo boas risadas, volte sempre!
      um grande abraço
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Meu Deus do Céu, só vi agora estes comentários. Só que nem conhece uma abobrinha pode fazer observações como esta...... Pedro

      Excluir
    3. Oi Pedro, tudo bem?

      Pois esta receita é encantada mesmo. Sempre que posto no facebook gera muitos comentários de pessoas jurando que é berinjela, rsrsrsrs Eu já nem me importo mais porque já acostumei aos comentários.
      Um grande abraço, obrigada por acompanhar o blog e pela mensagem de apoio à "abobrinha" da discórdia.

      Lori Ellis

      Excluir
    4. Está é abobrinha aqui na Florida uso toda semana de várias maneiras diferentes.
      A beringela tem de casca roxa, vermelha e também branca, mas esta é a Zuquine chamada de abobrinha no Brasil. As pessoas são indelicadas afirmando somente vendo a foto, desrespeitando afirmando com veemência o contrário;

      Excluir
    5. Oi Aureny, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário sobre a tão famosa abobrinha. Moro em Massachusetts e aqui também conhecemos este tipo de abobrinha por zucchini. Tem vários outros tipos, inclusive a abobrinha amarela que também é muito deliciosa. A berinjela é bem diferente, e sinceramente se eu não soubesse a diferença entre uma e outra, nem teria como ter um blog de receitas, não é mesmo? Obrigada pelo carinho de escrever, um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Berinjela ou abobrinha, a receita é ótima pra ambas������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário sobre a receita. Me desculpe não ter respondido antes. Vários comentários que recebi foram parar na caixa de spam e eu não tinha visto. Somente hoje eu vi e estou respondendo a todos.
      Agradeço pela gentileza de escrever e principalmente por acompanhares o blog. Realmente a mesma receita pode ser feita tanto com abobrinha como com berinjela. As duas são maravilhosas!
      Um grande abraço, venha sempre me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  7. Pode usar óleo de coco pra fritar? O gosto fica bom ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Hisalia,

      Eu uso sempre óleo de coco, mas uso o que tem sabor neutro, de uso culinário. Não gosto do sabor do coco na comida salgada. Com o óleo de coco de sabor neutro esta abobrinha vai ficar maravilhosa, eu te garanto! Quanto ao outro óleo de coco que tem sabor de coco (extra-virgem), se tu gostas do sabor, pode tentar fazer. Se fizeres volta para me contar como ficou.

      Um grande abraço, obrigada pela visita, volte sempre!
      Lori Ellis

      Excluir
  8. é abobrinha sem duvida nenhuma aqui em Portugal chama-se curgete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Obrigada pela visita e comentário, um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog!

      Lori Ellis

      Excluir
  9. Oi. Eu faço isso em casa mas só com sal, compro abobrinha mas não sei bem qual o tipo, eu faço mas a maioria das vezes fica com um gosto meio amargo, poderia me dizer como faço pra tirar esse amargo? Por que fora isso elas ficam excelentes!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, tudo bem?

      Eu nunca senti gosto amargo na abobrinha. O que tem gosto amargo é a berinjela que tem que ser deixada no sal por pelo menos uns 30 minutos para remover o gosto amargo. A abobrinha geralmente é mais suave. Veja se o que tu comprou é realmente abobrinha, e se não te venderam berinjela por abobrinha. Como tem vários tipos e cores diferentes, pode ser fácil confundir. Para tirar o amargo eu sempre lavo bem e coloco em um escorredor com uma bacia em baixo e adiciono sal. Pode descascar ou não, pode fatiar ou cortar em cubinhos, rodelas ou palitos. Deixe descansar no sal e tu vais notar que vai sair bastante agua. Depois disto enxugue com papel toalha e utilize. Outra coisa que também funciona é deixar de molho na agua bem fria, pode até ser gelada. Deixe de molho e depois de escorrer bem, seque e utilize. Espero ter ajudado, se fizer a receita me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  10. Não sei de onde tiraram que é berinjela. As sementes são diferentes. Aliás, o verde da abobrinha escurece quando em contato com o calor, a exceção eh no cozimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lice, tudo bem?

      Pois eu até hoje não entendi esta historia de acharem que a minha abobrinha é berinjela quando as duas são bem diferentes e como tu falaste quem conhece sabe a diferença entre uma e outra. Ambas são maravilhosas, adoro as duas! Um grande abraço, obrigada pela visita e comentário, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis