Bolo de Alfarroba com Nozes

Resolvi testar a alfarroba que ainda não conhecia e adorei. Este bolo foi feito sem planejamento prévio. Ficou bom demais, fiz com o que tinha em casa e gostamos tanto que estou dividindo com vocês. O contraste da cremosidade do bolo com a crocância da cobertura fizeram deste bolo uma receita super especial que vale a pena experimentar. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Lori Ellis /Veganana

Não muito doce, apenas o necessário. O sabor lembra muito chocolate amargo. Imagine uma fatia deste bolo bem geladinho.... Você pode inventar em cima desta sugestão e personalizar a sua receita acrescentando frutas como recheio ou decoração. Experimente, é mais simples de fazer do que você imagina. Se você tiver dificuldade em conseguir alfarroba, use cacau sem açúcar. Fica muito bom também. Leia a receita com atenção antes de começar, pois deve deixar as tâmaras e as castanhas de caju de molho de véspera para poder fazer o recheio e cobertura.




INGREDIENTES PARA O BOLO

  • xícaras de farinha de trigo comum
  • xícara de açúcar cristal ou mascavo
  • xícara de alfarroba em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 3/4 xícara de óleo vegetal
  • 2 1/2  xícaras de água fervente
  • 1 pitada de sal


PREPARO
  
Este bolo pode ser preparado a mão sem necessidade do uso de batedeira. Em uma bacia grande peneire a farinha, o açúcar, o bicarbonato e a alfarroba. Misture bem estes ingredientes secos. Alterne o óleo com a água fervendo, misturando bem até agregar todos os ingredientes. Coloque a baunilha e por ultimo acrescente o fermento apenas misturando bem, sem bater.

A consistência da massa é um pouco mais mole do que o normal. Unte uma assadeira de buraco no meio e leve a assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos.

Cuidado para não deixar o bolo assar demais. Os bolos veganos secam mais rapidamente que os outros. Enquanto o bolo assa prepare a cobertura.
 
As castanhas devem ter sido deixadas de molho por 8 horas antes de fazer o creme.
 

INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • xícaras de castanhas de caju demolhadas de véspera
  • xícara de tâmaras demolhadas de véspera
  • 1/2 xícara de alfarroba em pó
  • 1 colheres de sopa de essência de baunilha
  • água filtrada o suficiente para dar o ponto do creme


PREPARO

Esta parte tem que ser preparada de véspera. Lave bem e escorra as castanhas. Coloque de molho em água filtrada em um recipiente de vidro com tampa. Leve a geladeira. Prepare as tâmaras. Lave rapidamente e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada, tampe e leve a geladeira.
Escorra as castanhas e leve ao liquidificador sem a água. Quando escorrer você pode reservar esta água para dar o ponto ao creme de cobertura. Coloque as tâmaras COM A CALDA junto com as castanhas no copo do liquidificador. Adicione um pouco da água reservada e comece a bater. Acrescente a água aos poucos até obter um creme bem lisinho. Adicione a alfarroba e a baunilha e bata novamente. O ponto do creme vai ser obtido a partir da água que for acrescentada. Eu sugiro que você acrescente a água aos poucos até conseguir um creme lisinho e bem consistente.

Detalhe muito importante. Observe nas fotos que o creme é super consistente e firme. Para que isto aconteça você tem que ter muito cuidado quando preparar o creme no liquidificador. Coloque a água aos poucos para que o creme não passe do ponto e fique muito mole.  Claro que o creme vai ficar mais firme depois de gelado, mas é necessário uma consistência bem firme para poder rechear e cobrir o bolo sem que o creme desande e bote tudo a perder. 


OUTROS INGREDIENTES
  • xícara de nozes trituradas


MONTAGEM DO BOLO

Depois que o bolo estiver assado deixe esfriar antes de cortar e cobrir. Corte a massa em 3 partes. Use uma faca de pão e corte com cuidado para não quebrar a massa. Prepare um prato grande o suficiente para montar o bolo.
Antes de colocar a base da massa, coloque uma camada fina do creme de alfarroba. Sobre esta camada fina disponha a primeira camada da massa que vai ser a base do bolo. Coloque uma camada do creme de alfarroba sobre a massa e espalhe bem. Disponha a segunda camada da massa sobre o creme e ajeite nos lados com uma espátula caso for necessário. Acrescente a outra camada do creme de alfarroba. Coloque então a ultima camada da massa do bolo. Novamente ajeite com a espátula e depois que estiver bem centralizado comece a espalhar o creme para cobrir todo o bolo. Cubra a parte superior com uma camada generosa de nozes trituradas deixando cair pelas laterais do bolo conforme o seu gosto.
 
Deixe gelar bem antes de servir. No outro dia vai estar muito mais gostoso. Este bolo pode ser congelado. Fica uma delicia servir bem gelado. Observe que este não é um bolo muito doce. Pelo contrario, este seria um bolo de "chocolate amargo" se comparado aos bolos de chocolate tradicionais. É uma delicia que vale a pena experimentar.



SAIBA MAIS SOBRE A ALFARROBA

"A alfarroba, carob em inglês, é o fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, semelhante à vagem do feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. O pó que é utilizado para substituir o cacau é derivado da polpa dessa vagem que é torrada e moída. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau, tanto no seu conteúdo nutricional, quanto em relação à ausência de estimulantes, como a cafeína e teobromina, além de possuir baixo índice glicêmico, de acordo com recente pesquisa elaborada pela Universidade Federal do Paraná." Texto extraído do site Carob House
   

ONDE COMPRAR ALFARROBA

Você pode encontrar alfarroba em lojas de produtos naturais, mercearias ou mercados públicos. Também existe a possibilidade de compra online. Caso estiver interessado nesta ultima opção, existem vários sites de venda online onde você pode encontrar. Clique aqui para uma das para opções de compra online.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

23 comentários

  1. Oi Lori!
    Deve ter ficado uma delícia esse bolo!!!
    Me tira uma dúvida: vi que em várias receitas você utiliza o bicabornato. Ele tem qual função exatamente?
    Fiz o bolo de laranja com flocos de cenoura: que delícia!!!
    Muito obrigada! Beijo,
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite amada, eu uso bicabornato nos meus bolos, principalmente na nega maluca par ela ficar mais escurinha!! agora se tem outra função não sei mesmo amada bju!

      Excluir
    2. Boa tarde Carmel,

      Seja muito bem vinda amiga. Obrigada pelo comentario. O bicarbonato ajuda a deixar massa mais leve, mas eu nao sabia que tambem ajuda a deixar mais escura a massa. Bom saber amiga, obrigada pela informacao.

      Volte sempre para me visitar!

      Um grande abraço
      Lori Ellis


      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar em "alfarroba". Vou procurar aqui em Ctba! Não vou vegana, mas o bolo ta tão lindo que fiquei com vontade de experimentar (:

    bjs, adorei seu blog!
    www.blogeuquefiz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lori.
    Fiz o bolo em quinta-feira, e a gente aqui em casa gostaram muito dele.
    Ficou um êxito mesmo.
    Muito obrigado pela receita, e pelo blog em geral.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lori.
    Fiz o bolo em quinta-feira, e a gente aqui em casa gostaram muito dele.
    Ficou um êxito mesmo.
    A senhora escreveu que o bolo tem sabor que lembra chocolate amargo, mas, no meu paladar, o que eu fiz ficou bastante doce, apesar de seguir a receita exactamente.
    Muito obrigado pela receita, e pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Ola Priscilla!
    Realmente este bolo fica uma delicia! Eu adorei, e olha que nao sou muito de chocolate... rsrs
    Nao gosto de bolos muito doces. Este ficou no ponto certinho para o meu gosto.
    O bicarbonato ajuda a dar leveza para a massa e deixar mais fofinha.
    E opcional, mas ajuda bastante se utilizado. So tem que ter cuidado de usar pequenas quantidades para que o gosto do bicarbonato nao se sobressaia demais.

    O bolo de laranja com flocos de cenoura e um dos meus favoritos.
    Que bom que tu gostou tambem!

    Um grande abraco amiga, obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Gostaria de saber se posso usar forma sem furo?

      Excluir
    2. Oi Domingos, tudo bem?

      Pode usar forma retangular ou quadrada se preferir. Use uma forma de tamanho médio para que o bolo fique com uma altura boa. Se fizer a receita me conta como ficou. Espero que gostes. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir
  6. Ola Larissa!
    Pois este bolo e a minha primeira experiencia com alfarroba.
    Simplesmente amei! Vou usar sempre ao invez de cacau.
    Espero que consigas encontrar. Acredito que sim, deve ser facil achar em mercados de produtos naturais ou entao tem a opcao de comprar online.

    Abracos querida, muito obrigada pela participacao. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Ola Tom!!!
    Obrigada pelo retorno! Que bom que voces gostaram da receita!
    Quanto ao fato de ter ficado mais doce, deve ser uma questao de paladar. Eu pessoalmente nao gosto de coisas muito doces e para mim lembrou o chocolate amargo, rsrsrs
    Um grande abraco amigo, obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. As castanhas devem ser cruas? Ou torradas?

    ResponderExcluir
  9. Ola Bianca!
    As castanhas tem que ser cruas amiga. Nao use castanha torrada senao o creme nao vai ficar gostoso e leve.
    Caso nao tiveres castanhas pode fazer com amendoas sem a pele. Mas tem que ser cruas.

    um abraco e muito obrigada pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Parece ótimo!
    O problema é que nunca consegui encontrar alfarroba pra comprar aqui em Curitiba... deve ter no Mercado Municipal, mas o lugar é tão grande que não sei mais onde procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Monica,

      Caso não conseguires alfarroba faz com cacau que da super certo também amiga.
      Sei que as vezes e difícil encontrar certos ingredientes, mas sempre e possível substituir por outros como neste caso.
      Também e possível comprar online, mas ai já fica um pouco mais trabalhoso mesmo.
      Tenta fazer com cacau, na mesma quantidade.

      grande abraço e muito obrigada por seguir Veganana!

      Excluir
  11. Amei o seu blog! Testei essa receita e está aprovadissima! Parabéns!!!
    Continue sempre postando essas receitas maravilhosas... Eu também estou no inicio do meu blog com receitas veganas também, vou postar la as receitas que eu testar do seu blog mas prometo colocar a fonte e colocar o endereço do seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Milli,

      Obrigada pelo retorno amiga.
      Fiquei super feliz que tu fizeste a receita e que foi aprovadíssima!
      Me manda o link do teu blog que eu vou te visitar também!
      grande beijo e obrigada pela visita

      Excluir
  12. Olá, Lori.
    Quero fazer o bolo mais uma vez, mas quero fazer uma mudança pequena: adoro a combinação de alfarroba (ou cacau) e avelãs, e quis trocar o caju com avelãs.
    Será que é possível fazer esta mudança, ou que o caju é obrigatório pelo teor da gordura que contém? Se for possível trocar, será melhor (pelo sabor; sei que castanhas torradas perdem o valor nutricional) usar avelãs torradas, não é?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Tom,

      Se eu entendi estás querendo fazer o creme de cobertura com avelãs ao invés de castanhas de caju, é isto? Pode fazer com avelãs sim, mas eu não te aconselho usar as avelãs torradas porque o creme não vai ficar com a mesma consistência e sabor. Eu faria assim. Lava bem as avelãs e coloca de molho na geladeira durante a noite ou pelo menos 8 horas. Passado este tempo escorre bem o líquido e processa as avelãs hidratadas. Pode ser no liquidificador ou no processador. Faça a mesma coisa com as tâmaras se for utilizar para adoçar. Depois disto siga os mesmos passos da receita do creme. Basta bater no liquidificador as avelãs hidratadas, tâmaras também hidratadas, a baunilha e a alfarroba. Controle o ponto do creme com água filtrada caso for necessário. Use a água que as tâmaras ficaram de molho para o creme.
      Espero ter ajudado, precisar de mais alguma dica escreva novamente. Me conta como ficou o bolo quando fizeres.

      Um grande abraço e muito obrigada pela visita!

      Lori Ellis

      Excluir
    2. Olá, Lori.
      Fiz a receita de novo, com a mudança: troquei 1 xícara de caju com 1 xícara de avelãs, mas o restante deixei como na receita original, assim que usei 1 xícara de castanhas de caju demolhadas de véspera, 1 xícara de avelãs torradas demolhadas de véspera, 1 xícara de tâmaras demolhadas de véspera, 0.5 xícara de alfarroba em pó e 1 colher de sopa de essência de baunilha.
      Como que sua resposta foi publicada depois que já fiz o bolo, não consegui ver o seu conselho, assim que torrei as avelãs (sem adicionar sal ou açúcar, por 7 minutos em 180°C), descasquei elas, e as deixei no molho por 8 horas. O caju deixei cru, sem torrar.
      Segui os passos de fazer o creme, e tinha que adicionar água para dar o ponto, assim que usei a calda das tâmaras e mais um pouco da água que usei para demolhar as avelãs.
      O creme ficou super delicioso, tipo Nutella. Adorei mesmo a combinação, e o creme ficou bem firme.
      Ainda tenho o bolo na geladeira, e aproveito um pouquinho cada dia, como que é tão gostoso, não quero engolir ele todinho hoje mesmo e prefiro guardar mais um pouco pra manhã...
      Obrigado pela receita original e pelas dicas.

      Excluir
    3. Boa noite Tom,

      Puxa me desculpe não ter publicado a resposta a tempo de tu fazer o bolo. Eu recebo muitas mensagens diariamente aqui e nem sempre consigo responder a todas com a rapidez que gostaria. Se quiser pode escrever na pagina do blog que eu respondo por lá também e muitas vezes é mais fácil para mim por ser mais dinâmico.

      Imagino a delicia que deve ter ficado o teu creme, se ficou tipo Nutella, deve ter ficado bom demais mesmo. hehehehe que legal que no final o bolo ficou tão bom que estás curtindo cada pedacinho.
      Obrigada por escrever contando como fizeste a receita. Bom demais, da proxima vez que fizer este bolo quero ver se consigo fazer um creme como o que tu fizeste.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  13. Fiz essa massa e achei que não fosse dar certo! Não usei açúcar e adocei com tâmaras que hidratei na água usada na receita. A massa ficou bem estranha, diz ficar mais mole que o normal mas a minha dava pra mexer com as mãos hahaha não sei se deveria ficar assim. Mas de qualquer forma ficou uma delícia, bem baixinho, fiz dois e decorei pro smash the cake do meu bebê, muito obrigada por compartilhar, me salvou! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Erika,

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo comentário sobre a receita.
      Eu acredito que a massa deve ter ficado mais pesada do que o normal por causa das tâmaras. Tu fizeste a pastinha de tâmaras ou usaste em pedaços? Realmente a massa fica molinha, mas eu não entendi o que quiseste dizer que a tua massa dava para mexer com as mãos.
      Mas de qualquer maneira o bom de tudo é que no final o bolo ficou legal e pelo que falaste deve ter ficado muito bom. Fico feliz que tenhas gostado da receita apesar de ter tido dificuldade em relação à massa. Se quiser me dar mais detalhes sobre como usaste as tâmaras eu talvez possa te dar uma ideia melhor sobre o que houve.

      Um grande abraço, adorei a tua visita, volte mais vezes por aqui!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis