Guacamole

(Scroll down for English version)
Guacamole é uma deliciosa receita mexicana feita com abacate e temperos. É tão simples e rápido de fazer, que em poucos minutos você tem esta delicia pronta para servir com nachos, tortillas, chips, crackers, para rechear sanduíches ou servir com legumes frescos bem coloridos e também para acompanhar saladas. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Por Lori Ellis /Veganana




INGREDIENTES

  • 1 abacate grande maduro
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho pequeno picado bem miudinho
  • caldo de 1/2 limão (suco, sumo, ou limão espremido)
  • coentro picado a seu gosto (se você não gosta de coentro, use salsa)
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Pique a cebola, o alho e o coentro em pedaços bem pequenos. Em um prato fundo amasse grosseiramente a polpa do abacate com um garfo. Misture delicadamente os demais ingredientes, leve a geladeira em um recipiente de vidro tampado e sirva depois de gelado. Sirva como preferir. Lembrando que você pode acrescentar tomates picadinhos, pimenta dedo de moça, ou outro tempero a seu gosto.


Eu particularmente não gosto de coentro. Já fiz guacamole sem coentro e achei bom. Mas depois de experimentar o guacamole original em um restaurante mexicano, eu adorei o sabor e senti a diferença do que havia preparado em casa sem coentro. Descobri que este sabor especial vem do coentro. Desde então sempre uso o coentro em pequena quantidade. Passei a gostar de coentro mas apenas no guacamole.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!


Guacamole


Guacamole is a delicious recipe originated in Mexico based on avocado and spices. It’s very simple and fast to make. It is perfect with nachos, tortillas, chips, toasts, and crackers, to fill sandwiches, mixed with fresh colorful vegetables and also as a side dish.




INGREDIENTS
  • 1 big ripe avocado
  • 1/2 small onion, chopped
  • 1 garlic clove, finely chopped
  • 1/2 lime juice
  • cilantro as your taste (if you don’t like cilantro, use parsley)
  • salt to taste

DIRECTIONS


Finely chop the onion, garlic and cilantro. Into a bowl, mash coarsely the avocado with a fork.
Add the other ingredients mixing them gently. Store in the fridge in a glass container with a lid and serve when cold the way you wish. Remember that you can also add finely chopped tomatoes, chili peppers or any other spice you like.




I am not that crazy about cilantro. I made guacamole before without it and it was fine. On the other hand, after I tried and loved the original guacamole at a Mexican restaurant, I found it that cilantro is responsible for that special taste of guacamole. Since then I’ve been using cilantro in small quantities and love it.

All recipes, text and images shown are property of the Veganana's Blog. Show that you care mentioning the Veganana Blog when you share or publish the recipes.

10 comentários

  1. Vou provar!! Eu também não gostava do coentro mas aora faço um bobó vegano que fica muito bom com coentro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo (a),

      Pois eu agora gosto também, me acostumei com o sabor. Ainda uso com parcimônia, mas pelo menos não tenho mais aquele problema que tinha antes com coentro, rsrsrs
      Nunca fiz bobó vegano, deve ser uma delicia!

      Obrigada pela visita, volte sempre!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
    2. Fiquei muito encantada com o vegano,já estou trocando alimentos cárneos por vegetais Há um ano. Pena que é tarde demais pois já tenho 53 anos,mas vou continuar mesmo assim, achei tão bom, já melhorei bastante sem comidas cárneas.Obrigada.Telma.

      Excluir
    3. Boa noite Telma, tudo bem?

      Seja muito bem vinda e obrigada por escrever comentando a tua experiência. Fico muito feliz e agradeço de todo o coração porque estás deixando de lado os alimentos de origem animal. Não concordo contigo que seja tarde demais. Nunca é tarde para mudanças essenciais na vida da gente. Enquanto existir vida, temos esperança e vontade de mudar a nossa vida para melhor. Parabéns pelas tuas escolhas. Pense que pelo menos tu está tentando mudar, e muitas pessoas passam pela vida e jamais sequer pensam em promover este tipo de mudança em suas vidas.
      Eu ainda tenho 57 anos, sou mais velha do que tu e me considero muito jovem. Sou vegana há 5 anos, ou seja, me tornei vegana quase na mesma idade que tu tens agora. Lamento não ter feito isto antes, mas entendo que tudo na vida da gente tem o tempo certo para acontecer, e a gente tem que saber respeitar os nossos próprios limites.
      Adorei saber de ti, adorei saber que estás mudando, obrigada! Volte sempre aqui para me contar como estão as coisas, espero que consigas seguir o teu caminho com muita saúde e disposição, e se alimentando de forma consciente, sem precisar comer animais.

      Um grande abraço,
      Lori Ellis

      Excluir
  2. Vou fazer. Estou adorando as receitas, super simples, do jeito que eu gosto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      Seja bem vinda, e muito obrigada pelo comentário tão carinhoso!
      Fico muito feliz que tu acompanhas e gostas das receitas.
      Volte sempre para me visitar!

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir
  3. Mas não fica gosto de coentro no guacamole n né? pq eu odeio sentir o gosto de coentro em qualquer comida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara,

      Eu nunca gostei de coentro até que experimentei um guacamole em restaurante mexicano e fiquei encantada com o sabor. Descobri que aquele sabor que eu tinha gostado era do coentro. Já fiz em casa colocando pequena quantidade de coentro e até gosto. mas continuo não gostando do coentro em outras receitas. Uma pena porque o coentro é riquíssimo em vitaminas e nutrientes e eu deveria consumir mais, mas fazer o que... não gosto mesmo, hehehe

      Acho que o sabor se acentua muito quando o alimento é cozido. Talvez no guacamole tu não sinta muito assim como eu não senti. Mas por via das dúvidas, eu te aconselho a experimentar com pequena quantidade de coentro e acrescentar mais se achar que é possível. Ou então usar salsinha que é garantido que vais gostar.

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!
      Lori Ellis

      Excluir
  4. Delicioso o guacamole. Com nachos fica muito bom....um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juan Carlos, tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e comentário. Adoro guacamole com nachos, é sem dúvida uma combinação perfeita! Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis