Batatas ao Forno com Páprica Defumada

Deliciosas batatas douradas no forno com páprica defumada, alho e cúrcuma. Um acompanhamento perfeito com um lindo visual que complementa qualquer refeição. Você pode usar outras combinações de temperos de sua preferencia.  Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 


Sirva estas delicias com salada ou então como acompanhamento de outro prato principal com grãos tipo ervilha, grão de bico, lentilha ou outros que você preferir. Também fica uma delicia servir com cogumelos frescos salteados ou tofu grelhado ou como você gosta de preparar.   


Serve 3 pessoas  

  
INGREDIENTES


  • 1 kg de batatas de preferencia orgânicas
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 2 colheres de sopa de salsinha desidratada
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de páprica defumada (eu usei em flocos)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Lave bem as batatas, descasque e corte cada uma em 4 pedaços.  Leve para cozinhar em água e sal colocando um fiozinho de óleo vegetal na água do cozimento.  Marque 10 minutos após começar a levantar fervura e desligue a panela. Muito importante cozinhar as batatas "al dente".  Escorra e reserve deixando esfriar um pouco enquanto prepara o restante dos ingredientes para a receita.

Caso você não tiver a páprica defumada pode usar páprica em pó.

Em um prato refratário disponha as batatas depois que estiverem em uma temperatura que seja possível manusear. É importante deixar as batatas esfriar um pouco para que não se desmanchem durante o preparo.

Tempere as batatas com a páprica, o Nutritional Yeast se for usar, a cúrcuma e a pimenta moída na hora. Coloque duas colheres de sopa de óleo sobre as batatas e misture delicadamente para agregar os temperos. Reserve.

Em uma frigideira grande doure os dentes de alho amassados nas duas colheres de óleo restantes pouco temperando com uma pitadinha de sal. Este processo tem que ser rápido. Muito cuidado para não queimar o óleo e o alho. Quando começar a dourar desligue o fogo, remova a frigideira do fogo e acrescente as batatas misturando delicadamente ao alho refogado com o óleo.

Devolva as batatas ao refratário onde estavam antes, espalhe com cuidado, salpique a salsinha desidratada e leve ao forno em temperatura media para dourar por uns 15 a 20 minutos. Não é necessário cobrir o refratário. Sirva imediatamente acompanhado de salada ou como preferir.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

10 comentários

  1. Vou fazer amanhã para meu jantar. hummm deve ser uma delícia..... Que bom encontrar seu blog....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Augusta,

      Que bom tê-la aqui amiga. Obrigada pelo recadinho tao carinhoso!

      abraços e volte sempre por aqui para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  2. Vou fazer amanhã para o meu jantar, deve ser uma delícia,,,,Depois postarei o que achei,tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, volta mesmo para me contar como ficou amiga!
      E uma delicia, eu sou suspeita de falar porque amo batatas, ainda mais assim com temperinhos especiais.

      abraços

      Lori Ellis

      Excluir
  3. Muito bonito! Onde conseguir a paprica defumada? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde EcoSol,

      A paprica defumada pode ser encontrada em lojas de produtos importados. Caso estiveres interessado pode dar uma olhadinha na nossa Loja online onde temos uma versao de paprica defumada em flocos para vender. http://loja.veganana.com.br/15-temperos

      Espero ter ajudado, abraços e volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  4. Eu faço esse prato sem cozinhar as batatas antes, levo diretamente ao forno com um pouco de água no refratário, fica igualmente macio e gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amiga,

      Eu faço assim tambem as vezes. Fica uma delicia, coloco temperos, ervas um pouco de oleo e forno. Fica realmente muito bom! Demora um pouquinho mais para ficar pronto, mas eu acho super pratico porque nao precisa usar panela para cozinhar. Coloca tudo na assadeira e pronto!

      Um grande abraço, volte sempre para me visitar!

      Lori Ellis

      Excluir
  5. Não entendi esta parte
    - Devolva as batatas ao refratário onde estavam antes, espalhe com cuidado, salpique a salsinha desidratada e leve ao forno em temperatura media para dourar por uns 15 a 20 minutos. Não é necessário cobrir o refratário. Sirva imediatamente acompanhado de salada ou como preferir.

    pelo que eu entendi, elas não saem dele. Pode me tirar esta dúvida?
    Obrigada, adoro o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tassiane,

      Seja bem vinda e muito obrigada pela visita e comentário.
      As batatas são salteadas na frigideira com o alho depois de cozidas. Quando eu falo para devolver ao refratário, é porque eu as coloquei no refratário depois de cozidas e acrescentei os temperos e reservei enquanto fritava o alho.
      É muito simples, corta as batatas, tempera e reserva. Depois disto tu frita rapidamente o alho. Então tu coloca as batatas na frigideira e deixa refogar rapidamente com o alho, e então tu devolve para o refratário para poder colocar no forno e finalizar deixando as mesmas douradinhas e sequinhas. É exatamente como eu descrevi na receita.
      Espero ter esclarecido a tua dúvida, caso fizeres a receita me conta como ficou.

      abraços
      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis